Seleção Sub-21

Rui Jorge: “Preparar os jogos e ir com o intuito de dignificar o país”

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 falou das expectativas de Portugal para a fase de grupos do Europeu.

Após a divulgação da convocatória da Seleção Nacional sub-21 para a fase de grupos do Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021, Rui Jorge teve oportunidade de falar à comunicação social sobre a forma como Portugal vai abordar a competição.

O técnico de 47 anos foi claro quanto aos objetivos da Equipa das Quinas: “Creio que nunca perguntaram a um treinador se queria ganhar e ele disse que não. Essa pergunta cai sempre nisso. Seremos candidatos a apresentar o nosso melhor, é essa a nossa forma de pensar. Não pensar no resultado, pensar no processo e no caminho que temos de fazer para o resultado. Se fizermos as coisas bem, pela qualidade dos nossos jogadores, acredito que conseguiremos passar aos quartos de final. Não adianta falarmos em favoritismo, em ser candidato ou não ser, adianta muito pouco falar. Adianta preparar jogos e ir com intuito de dignificar o país. A nossa tarefa tem de ser apenas essa.”

Questionado sobre as vicissitudes de um Europeu em tempo de pandemia, Rui Jorge não escondeu a sua visão: “O que nos condiciona é o tempo de preparação, que é claramente diferente das fases finais que tivemos até hoje. Essa é a grande diferença. É muito mais complicado trazer alguém pela primeira vez neste contexto, com pouco tempo para trabalhar. É bastante diferente.”

O Selecionador Nacional falou também dos jogadores que se podem estrear nesta convocatória: “Tenho de referenciar a posição dos jogadores: acredito que um jogador novo numa posição mais adiantada no terreno se insira mais facilmente num coletivo do que propriamente um defesa. Também tivemos isso em conta e estes jogadores, pelas suas características – versatilidade, a capacidade de ferir o adversário – podem trazer-nos mais valias. Não os convoquei tanto pela elemento surpresa, mas pelas características. O Francisco tem muita capacidade no um contra um, é bastante imprevisível e é tecnicamente refinado. O Tiago Tomás tem profundidade, trabalha bastante e está moralizado. As opções recaíram um bocadinho por estas características. Estes serão mais dois elementos que nos podem ajudar.”

 

 


;

Notícias