Seleção Sub-19 Feminina

Adversários conhecidos

Futebol Fem. - Sub-19

Portugal vai encontrar as seleções de Espanha, República Checa e Eslováquia no arranque da corrida ao Euro sub-19 Feminino.

A Seleção Nacional Feminina sub-19 já conhece os seus adversários na primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final terá lugar na República Checa, entre 27 de junho e 9 de julho de 2022.

A formação lusa, comandada por José Paisana, foi integrada no grupo 6 da Liga A, onde também estão a vizinha Espanha, as anfitriãs checas e a Eslováquia.  

Os jogos da primeira fase de qualificação para o Euro Feminino sub-19 serão disputados nos meses de setembro (entre os dias 13 e 21) e outubro (entre 18 e 26) de 2021. Já a segunda ronda terá lugar na Primavera de 2022.

Recorde-se que este Europeu foi adiado sucessivamente devido à Covid-19.

O Treinador Nacional José Paisana em discurso direto:
"No novo formato da competição, sabíamos que o sorteio nos iria trazer adversários difíceis, até porque estávamos no lote das 28 melhores seleções nacionais. Apanhámos a Espanha outra vez, não podíamos defrontar equipa mais forte pela frente. É primeira classificada no ranking das seleções sub-19, tem uma equipa poderosíssima e um palmarés rico, pois foi várias vezes campeã da Europa e do Mundo. Só a Alemanha é tão cotada como a Espanha. Mas os jogos de alta exigência são o que procuramos, para nos tornarmos mais competitivos.

Sobre a República Checa, que vai receber a fase final, estando já apurada, posso dizer que é uma adversária fisicamente forte e aguerrida. Também aparece de novo no nosso caminho - eram nossas adversárias na primeira fase que éramos para disputar em 2020 e foi cancelada. Depois, a Eslováquia tem um perfil idêntico ao da República Checa, embora esteja um bocadinho abaixo no ranking.

Neste regresso das seleções jovens à competição, após a terrível pandemia que fez parar o futebol de formação, todos precisamos de uma boa dose de confiança, esperança e crença de que as coisas vão melhorar e que os nossos clubes e associações poderão dar continuidade ao seu trabalho. Estávamos a ter um crescimento sustentado, que foi interrompido de repente. Acho que estamos todos ansiosos por voltar a competir e lutar por grandes objetivos."

Composição de todos os grupos da Liga A:
Grupo 1: Países Baixos, Escócia, Áustria e Ucrânia
Grupo 2: França (detentora do troféu), Suécia, Islândia e Sérvia
Grupo 3: Alemanha, Bélgica, Rússia e Eslovénia
Grupo 4: Dinamarca, Finlândia, Hungria e Turquia
Grupo 5: Suíça, Inglaterra, República da Irlanda e Irlanda do Norte
Grupo 6: Espanha, República Checa (anfitrã), PORTUGAL e Eslováquia
Grupo 7: Noruega, Itália, Polónia e Azerbaijão

Composição de todos os grupos da Liga B:
Grupo 1: Bielorrússia, Ilhas Faroé, Macedónia do Norte, Chipre
Grupo 2: Grécia, Bulgária, Lituânia, Cazaquistão
Grupo 3: País de Gales, Albânia, República da Moldávia, Andorra
Grupo 4: Israel, Roménia, Geórgia, Malta
Grupo 5: Croácia, Kosovo, Letónia, Liechtenstein
Grupo 6: Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Estónia, Arménia

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-19 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, sorteada esta quinta-feira, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substuição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-17. 


;

Notícias