Seleção Sub-17 Feminina

Alemanha, Finlândia e Bósnia no caminho

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal vai disputar a primeira fase de qualificação para o Europeu Feminino sub-17.

A Seleção Nacional  Feminina sub-17 conheceu esta quinta-feira, no sorteio da UEFA, em Nyon, os seus adversários na primeira ronda de qualificação para o próximo Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final terá lugar na Bósnia e Herzegovina, entre 3 e 15 de maio de 2022.

A Equipa das Quinas, que chegou às meias-finais no útimo Europeu, em 2019, ficou integrada no Grupo 4 da Liga A, juntamente com as seleções de Alemanha, Finlândia e a anfitriã Bósnia. 

A primeira ronda de qualificação para o Euro Feminino sub-17 será disputada entre 1 de agosto e 14 de novembro de 2021. A segunda terá lugar na Primavera de 2022.

Portugal irá realizar a primeira fase de apuramento em solo nacional, durante o mês de novembro, em datas e locais a divulgar em fpf.pt.

Recorde-se que a fase final do Campeonato da Europa Feminino sub-17 avançou dois anos no calendário, devido à pandemia de Covid-19.

Marisa Gomes: "Grupo competitivo e difícil"

A Treinadora Nacional Marisa Gomes já reagiu ao sorteio que colocou a Alemanha, a Finlândia e a anfitriã Bósnia no caminho da armada lusa. Em declarações ao fpf.pt, a Treinadora Nacional disse esperar grandes dificuldades, alertando para o palmaré da Campeã da Europa Alemanha e a experiência da Finlândia em fases finais.  

"Ficámos num grupo muito competitivo e difícil. A Alemanha é á atual detentora do troféu e é simplesmente a equipa que mais sucesso teve nesta competição, que venceu sete vezes. A Finlândia também é um adversário com presença assídua nas finais dos Europeus jovens. Em relação à Bósnia, sabemos que é uma seleção organizada e em crescimento. O novo formato competitivo vai tornar a qualificação mais equilibrada e competitiva. Vamos trabalhar muito bem para sermos capazes de responder às dificuldades que nos esperam e mostrarmos toda a nossa qualidade. E vamos fazer tudo para recuperar o tempo perdido com a paragem imposta pela Covid". 

Competição com novo formato

O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-17 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento de jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, sorteada esta quinta-feira, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substtuição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final da Bósnia e Herzegozina os vencedores e o melhor segundo classificado na segunda fase de qualificação.

Após a segunda ronda, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem

O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-19. 

Composição de todos os grupos da Liga A:
Grupo 1: Noruega, Rep.Irlanda,  Hungria e Bulgária
Grupo 2: Países Baixos, República Checa, Eslovénia e Escócia 
Grupo 3: Itália, França, Suécia, País de Gales
Grupo 4: Alemanha (detentora do troféu), Finlândia, PORTUGAL e Bósnia e Herzegovina**
Grupo 5: Inglaterra, Polónia, Bélgica e Rússia
Grupo 6: Dinamarca, Áustria, Suíça e Grécia
Grupo 7: Espanha, Sérvia, Islândia e Irlanda do Norte

Composição de todos os grupos da Liga B:
Grupo 1. Bielorrúsia, Geórgia, Kosovo e Luxemburgo
Grupo 2: Lituânia, Croácia, Arménia e Cazaqustão
Grupo 3: Ucrânia, Estónia, Moldávia e Macedónia do Norte
Grupo 4: Eslováquia, Israel e Ilhas Faroé
Grupo 5: Turquia, Roménia e Letónia
Grupo 6: Azerbaijão, Montenegro e Albânia

**anfitriã da fase final


;
;
11 de Março 2021
Foto

uefa.com

Notícias