Seleção A Futsal

Triunfo claro diante checos

Futsal - Seleção A

Com esta vitória, Portugal ascendeu à liderança do Grupo 8 de qualificação para o Euro-2022.

A Seleção Nacional de Futsal registou, esta terça-feira, uma vitória categórica frente à República Checa, por 5-1, na sua quarta partida de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022. Com este triunfo no Atlas Arena, em Lodz (Polónia), a Equipa das Quinas passou a somar oito pontos no Grupo 8 (fruto de duas vitórias e dois empates), mais um que checos e polacos. A Noruega, o próximo adversário de Portugal ainda não tem qualquer ponto.

Portugal a vencer por 3-1 ao intervalo
O primeiro sinal de perigo na partida foi para a equipa checa, no primeiro minuto, mas foi Pany que foi feliz no primeiro remate luso à baliza checa, abrindo o marcador no decorrer do segundo minuto.

A formação checa respondeu com um remate perigoso, mas Vítor Hugo, com uma excelente defesa evitou o empate. À passagem do minuto seis, David Drozd assustou um remate à barra. No mesmo minuto, Tiago Brito respondeu com um bom remate, intercetado por um jogador contrário, e ao minuto sete acertou na barra.

Afonso, ao minuto oito, também fez a bola acertar na barra – com pouco ângulo, depois de passar pelo guarda-redes, acertou no ferro junto à linha de fundo. Afonso viria a marcar no minuto seguinte, ampliando a vantagem lusa para dois golos. Ao minuto 10 foi a vez de Vítor Hugo voltar a brilhar com duas grandes defesas.

Aos 12 minutos, Zicky, mesmo depois de ter sofrido falta, esteve perto de marcar.  O árbitro não marcou em primeira instância, mas apitaria para um livre perigoso – Após boa cominação entre Bruno Coelho e Tiago Brito, a bola foi parar aos pés de André Coelho que rematou para o 3-0. Vítor Hugo voltou a estar em plano de evidência ao minuto oito, evitando males maiores para as redes lusas.



A 20 segundos do final, o árbitro dinamarquês assinalou penálti a castigar uma mão de Erick que Tomáš Koudelka aproveitou para reduzir para 1-3.

Bis de Bruno Coelho
Portugal entrou melhor no segundo tempo e no primeiro minuto, Bruno Coelho fez o 4-1. O ala apareceu na cara do guardião adversário e picou a bola para um golo de belo efeito. Aos 32 minutos Bruno Coelho bisou na partida.



Portugal ascende ao primeiro lugar do Grupo 8
Com este triunfo, a Equipa das Quinas passou a somar oito pontos no Grupo 8 (fruto de duas vitórias e dois empates), mais um que checos e polacos. A Noruega, o próximo adversário de Portugal ainda não tem qualquer ponto.

FOTOGALERIA

João Matos vezes 150
O capitão da Equipa das Quinas assinalou no jogo desta terça-feira a sua 150.ª partida ao serviço da Seleção A. O fixo estreou-se a 25 de novembro de 2008, numa partida em que Portugal goleou a Geórgia, por 8-1.  João Matos é apenas superado em número de internacionalizações por Arnaldo Pereira (208), João Benedito (181), Ricardinho (173), Gonçalo (171) e Pedro Cary (159).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Jogos com a Noruega em abril
A Equipa das Quinas joga as derradeiras partidas do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 diante da Noruega, a 9 e a 14 de abril. As duas partidas serão disputadas em solo luso.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Cumprimos integralmente com o processo, como que tínhamos de fazer e estamos extremamente satisfeitos com o produto final, que foi a vitória. Estamos no primeiro lugar e dependemos de nós. Temos mais duas jornadas e isto não terminou. Escorregámos onde não devíamos ter escorregado. Agora estamos onde temos que estar".

- "Acima de tudo, melhorámos no foco coletivo e nos comportamentos individuais e nos duelos. Foi uma exibição muito bem conseguida, a República Chega, hoje, dificilmente teria hipóteses de ganhar".

- "Todos os jogadores contam e são importantes. Estes 14 jogadores tiveram um compromisso fantástico nas tarefas. Conto com todos e partilho especialmente esta vitória com o Ricardinho, Cardinal e Pedro Cary, que não estão cá por motivos de força maior. Mas também com todos os pré-convocados que estavam preparados para vir e ajudar".

Vítor Hugo em discurso direto:
- "Foi fundamental termos conseguido os três pontos e fomos todos importantes. O objetivo era sairmos daqui no primeiro lugar para podermos, depois, preparar da melhor maneira os jogos com a Noruega. Não conseguimos vencer o primeiro jogo por infelicidade e corrigimos neste".

Bruno Coelho em discurso direto:
- "Estivemos mais concentrados e focados na nossa tarefa e isso foi notório nas duas partes do jogo. Queríamos sair daqui com o primeiro lugar e o objetivo está cumprido. Em abril queremos garantir a qualificação". 

João Matos em discurso direto:
- "Era um dia muito importante nas nossas ambições e acabámos por cumprir o nosso objetivo com uma grande exibição e com um número de internacionalizações bonito [150]. Foi um dia muito feliz, coletiva e individualmente. Ergui a braçadeira de capitão da Seleção Nacional pela primeira vez e foi muito marcante. Tem sido uma história muito bonita e com muito sucesso. A nossa mais-valia é este espírito de família que aqui temos".

FICHA DE JOGO
Qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 | 4.ªJornada
Atlas Arena, Lodz (Polónia)

Árbitros: David Grøndal Nissen e Martin Køster (Dinamarca)
Terceiro Árbitro: Tomasz Frak (Polónia)
Cronometrista: Marcin Muszynski (Polónia)

REPÚBLICA CHECA 1-5 PORTUGAL (1-3 ao intervalo)

República Checa (cinco inicial): Libor Gerčák - Cap., David Drozd, Matěj Slováček, Tomáš Koudelka e Pavel Drozd.                            
Suplentes: Michal Hůla, Jiří Vokoun, Michal Holý, Jan Homola, David Jošt, Lukáš Křivánek, Lukáš Rešetár - Cap., Michal Seidler e Tomáš Vnuk.
Treinador: Tomas Neumann. .
Golos: Tomáš Koudelka (20').
Disciplina: cartão amarelo para Michal Holý (4').

Portugal (cinco inicial): Vítor Hugo, João Matos - Cap., Erick, Bruno Coelho e Pany.
Jogaram ainda: Edu, André Coelho, Afonso, Miguel Ângelo, Tiago Brito, Márcio, Fábio Cecílio, Pauleta e Zicky.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Pany (2'), Afonso Jesus (9'), André Coelho e Bruno Coelho (21' e 32')
Disciplina: cartão amarelo para Erick (20'), Márcio (22') e João Matos (28').

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa, jogando ainda mais três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa. A Noruega não conseguiu efetuar a deslocação à República Checa, tendo-lhe sido aplicada a derrota, por 0-5, em ambos os jogos.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega 0-3 Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
Portugal 3-3 República Checa, Atlas Arena, Lodz

Futsal - Seleção A

Decorre até ao dia 5 de abril o processo de acreditação media para os derradeiros jogos de qualificação para o Euro 2022, na Torre da Marinha a 12 e a 14 de abril.

A Federação Portuguesa de Futebol informa todos os interessados na cobertura noticiosa dos derradeiros encontros da Seleção Nacional de Futsal para o Grupo 8 de Qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 - agendados para os dias 12 e 14 de abril de 2021 (domingo e quarta-feira), no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, diante da Noruega - que o processo de acreditação media decorre, em exclusivo através do site da FPF, até ao dia 5 de abril (segunda-feira), pelas 21h00.

Clique aqui para aceder ao processo de acreditação.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa.. Depois de dois encontros diante dos polacos e duas partidas com a República Checa, em março, segue-se a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa. A Noruega não conseguiu efetuar a deslocação à República Checa, tendo-lhe sido aplicada a derrota, por 0-5, em ambos os jogos.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega 0-3 Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
Portugal 3-3 República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

Polónia 4-1 Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
República Checa 1-5 Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa - Polónia, Pavilhão do Sparta de Praga, Praga
12 de abril de 2021 (segunda-feira)
18h30: Noruega - Portugal, Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
15h15: Polónia - República Checa, Stegu Arena. Opole
18h00: Portugal - Noruega. Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;
;
9 de Março 2021
Foto

André Sanano/FPF