Afonso aponta a melhorias

Futsal - Seleção A

O universal da Equipa das Quinas considera que melhorando em aspetos simples no processo, Portugal vencerá no reencontro com a República Checa na terça-feira. ÁUDIO

A Seleção Nacional de futsal regressou este domingo ao trabalho na Atlas Arena, em Lodz (Polónia), com o pensamento no reencontro com a República Checa, agendado para terça-feira (9 de março), pelas 14h00 (15h00 locais). Esta partida, à semelhança do que aconteceu na partida de sábado, será disputada em terreno neutro devido aos condicionamentos de viagens impostas no âmbito da pandemia Covid-19. O jogo poderá ser acompanhada em direto no Canal 11.

A Equipa das Quinas empatou (3-3) o encontro de sábado, numa partida em que esteve em desvantagem por duas vezes (Miguel Ângelo e Pany empataram, 1-1 e 2-2 respetivamente) e em vantagem por uma vez, quando Fábio Cecílio fez o 3-2. Este foi o segundo empate do conjunto luso, que empatou também na jornada inaugural - 2-2 na receção à Polónia.

Para o reencontro com os checos, o objetivo continua a ser o de sempre - vencer. Em declarações ao fpf.pt, Afonso considera que Portugal falhou nas coisas simples

“Eu penso que falhámos algumas coisas simples - algumas no processo defensivo, outras no processo ofensivo. Falhámos um bocadinho como equipa, no coletivo, mas não na entreajuda, na raça e naquilo que nós no propusemos a lutar por Portugal. Falhámos sim em coisas simples do jogo, que corrigimos já – já vimos e certamente vamos melhorar de forma a vencermos e a levarmos os três pontos para Portugal. Com certeza que melhorando esses pontos - tanto no ataque, como na defesa e algumas coisas tanto a nível individual como coletivo -, vamos conseguir o nosso objetivo.”


O universal garante que a República Checa não surpreendeu com a sua forma de jogar.

“Tudo aquilo que aconteceu no jogo, foi tudo aquilo que nós estávamos à espera. Vimos e preparámos. Mas, como eu disse, as coisas às vezes não correm como nós queríamos, não correm da melhor maneira… Agora temos que dar a volta por cima – melhorar aquilo que não foi tão bom para o objetivo ser alcançado.”

No final da partida de sábado, Miguel Ângelo considerou que falta, por vezes, a Portugal jogar “mais feio”. Afonso concorda.

“Concordo com o Miguel, mas acrescento que temos de ser mais competitivos em todos os minutos do jogo, no sentido em que não é necessário estarmos a ganhar para podermos colocar uma bola fora com naturalidade. Esse ‘jogar feio’, acaba muitas vezes por se traduzir em não sofrer golos e em não dar contra-ataques, principalmente contra estas seleções que podem ter, à partida, menos valias que nós. Os contra-ataques, as bolas perdidas e o jogo incerto são coisas que os podem fazer entrar no jogo.”

O jogador de 23 anos não tem dúvidas que o conjunto luso tem condições para melhorar e ganhar o próximo jogo.

“Tenho a certeza absoluta que se fizemos as coisas que já vimos, que temos demonstrado em treinos e que demonstrámos no segundo jogo com a Polónia, temos mais do que condições para levar de vencida a República Checa e passar este grupo em primeiro lugar.”



Com seis internacionalizações A cumpridas, Afonso tem feito parte das últimas escolhas de Jorge Braz. Na preparação para os jogos das primeiras rondas, o jogador explicou que se sentia bem, com muitos mais minutos de utilização em relação às últimas épocas. Um mês depois, explicou o sentimento de voltar a fazer parte deste grupo.

“Sinto-me bem. Sinto-me feliz por estar aqui novamente e por poder contribuir de alguma maneira para a seleção portuguesa. Acho que é sempre no sentido de melhorar e de aprimorar tudo o que são as minhas qualidades e as coisas que eu possa ainda vir a fazer da melhor maneira, para dar o meu contributo total.”

FOTOGALERIA

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações (atualizado).

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.Calendário de jogos completo

1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega 0-3 Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
Portugal 3-3 República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

16h30: Polónia – Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
República Checa 3-3 Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa - Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal - Noruega
Polónia - República Checa, , Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.

 


;
;
7 de Março 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias