Liga Revelação

Luta pelo troféu ao rubro

Liga Revelação

Estoril Praia, Leixões SC e SC Braga destacam-se na luta pelo título da edição 2020/2021 da Liga Revelação.

A Fase Apuramento de Campeão da edição 2020/2021 da Liga Revelação está mais interessante que nunca e entra agora na fase das grandes decisões. Com três jornadas (e dois jogos em atraso) ainda por disputar, um trio de equipas está nas melhores condições para lutar pela conquista do tão ambicionado troféu: Estoril Praia, Leixões SC e SC Braga. Aconteça o que acontecer, será um vencedor inédito, depois de a primeira edição ter sido vencida pelo CD Aves (a segunda edição não foi concluída devido à pandemia).

Percurso das três equipas
Numa temporada com um formato novo, as catorze equipas que disputam a Liga Revelação foram organizadas geograficamente em duas séries: Norte e Sul, tendo a formação de Matosinhos e a de Braga ficado na Série Norte e o Estoril Praia na Série Sul.

Na 1.ª fase, na Série Norte, as coisas não podiam ter sido mais equilibradas: SC Braga e Leixões terminaram empatados em primeiro lugar, com 23 pontos conquistados (exatamente com sete vitórias, dois empates e três derrotas), com vantagem dos bracarenses no confronto direto (vitória por 3-1 fora e derrota por 2-1 em casa). Já o Estoril Praia, na Série Sul, somou 25 pontos (sete vitórias, quatro empates e uma derrota) e venceu o agrupamento.

Por sua vez, nesta 2.ª fase, à entrada para a 8.ª (e antepenúltima) jornada, o Estoril Praia lidera com 28 pontos, fruto de cinco vitórias e duas derrotas, todas elas sofridas fora de casa. Os canarinhos mantêm, aliás, um registo imaculado dentro de portas, esta temporada.

Com menos um jogo disputado, na segunda posição da tabela, surge o Leixões com 26 pontos, menos dois do que o líder Estoril. A formação de Matosinhos ainda não sofreu qualquer derrota nesta segunda fase, tendo registado quatro vitórias e dois empates nas seis partidas disputadas. No terceiro lugar surge o SC Braga com 24 pontos conquistados, através das três vitórias e três empates obtidos em sete encontros.

Esta Fase Apuramento de Campeão tem sido dominada por estas três equipas (apenas o B SAD se aproximou numa ocasião) e a diferença pontual tem sido muito curta. À passagem da 5.ª ronda desta etapa, Leixões, SC Braga e Estoril estiveram mesmo empatadas com 22 pontos.

O que falta disputar a cada uma das equipas
As próximas jornadas prometem muitas emoções, até por haver duas partidas entre estas três equipas. Se no fim de semana passado tivemos o Leixões a ir empatar a zero a Braga, no próximo dia 7 de março ficaremos a saber o que acontece no duelo que colocará frente-a-frente Estoril Praia e SC Braga. Uma derrota bracarense significa o adeus ao sonho do título, pois isso significava que a formação da Linha de Cascais passaria a ter sete pontos de vantagem com apenas seis por se disputar.

O Estoril Praia, além deste duelo com a turma de Artur Jorge, vai a Famalicão no dia 12 de março e encerra a participação na Liga Revelação com a receção ao Leixões, no dia 6 de abril, naquele que pode ser o jogo que decide o campeão da Liga Revelação 2020/2021.

Por falar em Leixões, o conjunto orientado por Zé Augusto Faria, estará a assistir ao encontro de dia 7 de forma atenta, mas já com a sua partida da 8.ª jornada disputada e com a possibilidade de voltarem a liderar a competição. Os leixonenses enfrentam o Famalicão no dia 5, naquele que será o primeiro de dois encontros com a turma e Luís Silva no espaço de 20 dias, pois irão disputar o jogo em atraso, da 3.ª jornada, no dia 24 deste mês, indo para a última ronda já com o calendário reposto.

Missão mais complicada terá o SC Braga, por já não depender apenas de si mesmo para se sagrar campeão. Os ‘Gverreiros do Minho’ além de terem que vencer já este fim de semana a equipa do Estoril Praia, têm que ganhar posteriormente ao Marítimo e ao B SAD e esperar por deslizes das duas equipas da frente.

Estoril Praia
8.ª jornada: Estoril Praia x SC Braga (07.03.2021)
9.ª jornada: FC Famalicão x Estoril Praia (12.03.2021)
10.ª jornada: Estoril Praia x Leixões (06.04.2021)

Leixões
8.ª jornada: Leixões x Famalicão (05.03.2021)
9.ª jornada: Leixões x B SAD (13.03.2021)
3.ª jornada: FC Famalicão x Leixões (24.03.2021) – Jogo em atraso
10.ª jornada: Estoril Praia x Leixões (06.04.2021)

SC Braga:
8.ª jornada: Estoril Praia x SC Braga (07.03.2021)
9.ª jornada: SC Braga x Marítimo (13.03.2021)
10.ª jornada: B SAD x SC Braga (06.04.2021)

O que dizem as estatísticas
Há quem se interesse muito e há quem lhes dê menor importância, mas as estatísticas fazem parte do futebol e podem ajudar a compreender melhor o que foi a prestação destas três equipas na Liga Revelação 2020/2021.

No capítulo dos golos, o Estoril Praia, com 40 marcados, foi o melhor ataque juntando as duas fases, contra os 29 do Leixões e os 28 do SC Braga, tendo sido também a equipa que mais goleadas impôs às outras formações e a que mais beneficiou de auto-golos (2). Já o Leixões foi a equipa que mais marcou de penálti, com 6 tentos convertidos da marca dos 11 metros, contra quatro do Estoril e um do ‘Gverreiros do Minho’. E por falar em Braga, é lá que mora a melhor defesa, com os minhotos a terem apenas 15 golos sofridos nos 19 jogos disputados, contra 18 do Leixões (menos um jogo) e 19 do Estoril Praia.

Em termos de resultados, também o Estoril Praia leva vantagem no número de vitórias, com 12 em 19 partidas, seguindo-se o Leixões com 11 em 18 jogos e o SC Braga com 10 em 19 encontros. Das três formações, é o SC Braga quem mais empata (5), contra os quatro do Leixões e do Estoril Praia. Por sua vez, também o Braga é a equipa que soma mais derrotas das três formações, com quatro, contra as três do Leixões e do Estoril Praia, sendo que os desaires da formação de Matosinhos aconteceram todos na 1.ª fase da competição. Por esse motivo, o Leixões é a equipa que está imbatível há mais jogos consecutivos (8), mais um do que o Estoril Praia e mais três que os minhotos.

Jogadores em destaque
Falar de Liga Revelação é falar de uma prova que tem ajudado a projetar grandes talentos, oferecendo estímulos competitivos que visam prepará-los para o próximo patamar. Esta edição não foi exceção e, apesar de o futebol ser um desporto coletivo, houve individualidades a sobressaírem nas três equipas.

Começando pelo Estoril Praia, há um nome que surge rapidamente no pensamento, até pelos suas feitos terem sido recentes: Chiquinho. O extremo luso-caboverdiano apontou seis golos nos últimos dois jogos, marcando todos os tentos da formação estorilista nas vitórias por 3-0 diante do B SAD e por 3-1 diante do Marítimo. É atualmente o quinto melhor marcador da Liga Revelação, com 7 golos apontados e já foi chamado à formação principal do clube, para disputar partidas da Liga Portugal SABSEG, Taça de Portugal Placard e Taça da Liga.

À semelhança de Chiquinho, também as boas exibições dos defesas Bernardo Vital, Pedro Empis e João Freitas já os levaram a terem minutos na equipa principal, com participações na Liga Portugal SABSEG e na Taça de Portugal. Também o avançado Paulinho já foi chamado por Bruno Pinheiro para um compromisso do campeonato.

Já no Leixões, um dos jogadores que mais se tem destacado é Papalelé, melhor marcador da equipa de Matosinhos na competição (quatro golos) e jogador na Liga Revelação que mais vezes marcou golos que deram a vitória à sua equipa (três ocasiões). O cabo-verdiano viu a sua boa forma ser recompensada e foi um dos jogadores chamados pelo técnico da equipa principal, José Mota, para ter minutos na Liga Portugal SABSEG. Outros atletas desta equipa que também já foram premiados com a chamada à formação principal foram Tiago André, Anton Rucker, Diogo Gomes, Rodrigo Ferreira, Jefferson Encada e Kiki. Todos eles já participaram na Liga Portugal SABSEG e na Taça de Portugal, esta temporada. Vando Félix também deu nas vistas.

Também o SC Braga tem feito uso das suas individualidades para potenciá-los num patamar superior. O caso mais sério é Rodrigo Gomes, jovem atleta de 17 anos que soma sete golos em dez partidas disputadas na Liga Revelação e que já chega a ser elemento recorrente nas convocatórias do técnico Carlos Carvalhal para os compromissos da equipa principal. O jovem jogador já esteve em quatro jogos da Liga NOS, um da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Elementos como Anthony Correia, Leonardo Buta, André Ferreira, David Veiga, Bernardo Couto e Eduardo Ribeiro já estiveram em competição no Campeonato de Portugal, ao serviço da equipa B.


;

Notícias