Portugal sobe no 'ranking' UEFA

Futebol Fem. - Seleção A

Tabela de coeficientes atualizada esta semana coloca a Equipa das Quinas no 17.º lugar, num universo de 50 seleções femininas.

Terminada a fase regular de qualificação para o Euro-2022, e com lugar reservado no 'play-off' que se disputará em abril, Portugal subiu no 'ranking' de coeficientes de seleções femininas da UEFA. A notícia foi avançada pelo organismo que tutela o futebol europeu, na véspera do sorteio das eliminatórias que decidirão a atribuição das últimas três vagas na fase final.

Numa lista com 50 seleções femininas europeias, liderada pelos Países Baixos, vencedores do último Campeonato da Europa feminino, a Equipa das Quinas aparece destacada no Top 20 europeu, ocupando a 17.ª posição. 

Os coeficientes das seleções nacionais femininas têm por base os resultados registados em competições oficiais nos últimos cinco anos, calculados de acordo com as seguintes percentagens: o desempenho na qualificação e na fase final do Europeu de Holanda (2017) vale 20 por cento da pontuação; os resultados no apuramento e na fase final do Mundial de França (2019) representam 40 por cento e a qualificação para o Europeu de Inglaterra (2022) valem mais 40 por cento.

Portugal, que somou seis vitórias, um empate a apenas uma derrota em oito jogos disputados no Grupo E de apuramento para o Euro-2022, totalizou 28.937 pontos no encerramento da fase de grupos, o que lhe permitiu uma subida de dois lugares em relação ao 'ranking' de coeficientes divulgado em abril de 2019, no período em que se realizou o sorteio da fase de qualificação para o Europeu de Inglaterra. 

A ascenção de Portugal no 'ranking' da UEFA poderá refletir-se na distribuição dos potes para o sorteio da primeira etapa do Campeonato do Mundo, com a armada lusa a ver-se na possibilidade de ser enquadrada num pote de equipas muito cotadas. O sorteio da fase de qualificação do Mundial de 2023 irá acontecer em data a divulgar pela UEFA, após o 'play-off' de acesso ao Europeu.

CONFIRA AQUI O RANKING DE COEFICIENTES DA UEFA 

Sorteio do 'play-off' esta sexta-feira

A Equipa das Quinas, recorde-se, vai ficar a conhecer, esta sexta-feira, a partir das 11h00, o seu derradeiro adversário na corrida à fase final do Campeonato da Europa de Inglaterra, que irá realizar-se em julho de 2022. 

O sorteio do 'play-off' vai decorrer na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), e terá transmissão em direto no site do organismo. Além de Portugal, participam as seleções de República Checa, Irlanda do Norte, Suíça, Rússia e Ucrânia, sendo que as duas últimas não poderão defrontar-se por decisão do Comité Executivo da UEFA.

O 'play-off' do Europeu Feminino de 2022 será disputado a duas mãos, entre os dias 7 e 13 de Abril. 

Os três vencedores avançam para a fase final, onde já estão a anfitrã Inglaterra e as  seleções de Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos (campeões), Noruega, Espanha e Suécia.

Portugal procura a segunda presença numa fase final, após a participação inédita no Euro-2017, na Holanda, ao qual chegou pela via do 'play-off, após ultrapassar a Roménia em dois jogos.


;

Notícias