Tiago Brito pede ritmo elevado

Futsal - Seleção A

O ala luso garante que equipa está confiante, empenhada e focada para o primeiro jogo com a República Checa, no próximo sábado, pelas 18h00.

A Seleção Nacional de Futsal cumpriu esta quinta-feira o seu último apronto em solo luso antes de viajar para Lodz, na Polónia, onde irá jogar a 6 e a 9 de março os seus próximos jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da República Checa.

A Equipa das Quinas concentrou-se no último domingo e efetuou cinco treinos no Pavilhão do Leões de Salvo. A viagem para Lodz está agendada para as 16h00 desta quinta-feira.

Tiago Brito explicou ao fpf.pt que espera dois jogos “extremamente competitivo, acreditando que Portugal estará à altura dos desafios.

“Vão ser dois jogos extremamente competitivos e difíceis, mas temos noção do que fazer e a forma de como nos preparar para podermos conquistar duas vitórias. Neste momento temos de nos focar apenas no primeiro jogo… no momento. A República Checa é uma equipa extremamente competitiva, muito forte defensivamente, mas certamente estaremos preparados – não só em termos físicos, mas também táticos para podermos vencer.”



O ala que soma 81 internacionalizações espera um adversário semelhante à Polónia que se apresentou nos jogos das primeiras rondas de qualificação, em Mafra e em Lodz.

“[A República Checa trata-se de um adversário] um pouco parecido no aspeto físico. São duas seleções onde os jogadores são muito fortes fisicamente, mas com alguma dificuldade em termos de agilidade e velocidade. Acho que isso pode ser um ponto que favorece o jogo de Portugal. O ritmo a imprimir no jogo vai ter de ser alto para podermos conseguir libertar espaços na defesa contrária.”



No fundo Tiago Brito quer ver a Equipa das Quinas a desenvolver um futsal semelhante ao que praticou no jogo fora com a Polónia. Considera que o fator casa perdeu um pouco da importância devido à ausência de público. “Neste momento já não é tão importante jogar em casa e fora.”

Ao nível individual, o internacional luso diz estar “bem e feliz”, mas não escondeu alguma preocupação com o momento que o país e o mundo vivem.

A finalizar destacou o empenho e o foco de todo o grupo que garante estar confiante.

“Sinto o grupo confiante, à imagem da mensagem que a equipa técnica nos transmitiu. Um grupo consciente e em alerta para podermos estar muito bem nestes jogos, que é esse o grande objetivo. Os treinos têm decorrido de forma exemplar. Está toda a gente focada e é essa linha que queremos continuar a manter para podermos chegar a sábado na nossa máxima força.”

Humberto Coelho deixou mensagem
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol voltou a marcar presença no Pavilhão do Leões de Porto Salvo. Humberto Coelho, que tem vindo a ser presença constante nos trabalhos da Seleção, deixou uma mensagem de confiança e boa sorte a todos os jogadores, equipa técnica e restante staff.



Seleção no Canal 11
As duas partidas de Portugal na Atlas Arena, em Lodz, podem ser acompanhadas pelo Canal 11. O primeiro jogo está agendado para as 18h00 (19h00 locais) de sábado (6 de março) e o reencontro será na terça-feira (9 de março), pelas 14h00 (15h00 locais).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações (atualizado).

Sete triunfos lusos em oito jogos
As seleções de Portugal e República Checa defrontaram-se em oito ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo disputado em Praga. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve), Márcio (Modicus/Cartest). Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Zicky (Sporting CP).

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

12h50: Noruega – Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
18h00 (19h00 locais): Portugal – República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

16h30: Polónia – Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
14h00 (15h00 locais): República Checa – Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa – Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal – Noruega
Polónia – República Checa, , Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;
;
4 de Março 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias