Seleção A Futsal

Fábio Cecílio quer Seleção focada

Futsal - Seleção A

O universal da Equipa das Quinas diz que foco tem de estar nos objetivos da Seleção que passam apenas e só pela vitória. ÁUDIO

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal cumpriu esta terça-feira mais dois treinos no âmbito da preparação para os dois jogos diante da República Checa, a contar para o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

Fábio Cecílio sente a equipa “bem” e “focada” e defende que Portugal se deve focar mais em si do que no adversário

“Acho que a equipa está bem. Estamos todos focados nos objetivos que queremos conquistar. O mais importante somos nós. Temos de trabalhar bem, porque vão ser dois jogos muito competitivos.”

Portugal defrontou a República Checa no apuramento para o Mundial, a 27 de outubro de 2019, e Fábio Cecílio participou nesse jogo.

“Esperamos um jogo difícil. São muito competitivos e defensivamente bons. Procuram muito a transição. Cabe-nos fazer o nosso trabalho de casa, porque sabemos que não vai ser um jogo fácil e que temos de estar bem preparados.”

As duas partidas serão disputadas na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia, nos dias 6 e 9 de março (sábado e terça-feira). O universal falou do facto de os dois jogos serem em terreno neutro.

“Já estamos habituados a fazer estes jogos [em terreno neutro]. Infelizmente não podemos fazer nenhum jogo em casa, pois sabemos que esse fator tem sempre alguma importância, mas acho que nós já estamos habituados a estas decisões e vamos estar preparados de certeza absoluta. Sabemos que o público é um fator muito importante para nós - na motivação e mesmo quando as coisas não estão a correr tão bem -, mas sendo os jogos em campo neutro acho que vai ser um jogo disputado entre duas equipas que querem vencer.”

Fábio Cecílio também abordou o seu momento atual.

“Sinto-me bem. Estou aqui para ajudar a Seleção, a equipa. Acho que o mais importante é estarmos todos focados para conquistarmos os nossos objetivos. Nunca queremos empates, nem derrotas. Sabemos que a vitória é o mais importante e esse tem de ser o nosso foco. Queremos trabalhar bem durante a semana, chegar ao jogo e ganhar.”

Sete triunfos lusos em oito jogos
As seleções de Portugal e República Checa defrontaram-se em oito ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo disputado em Praga. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.

Humberto Coelho com a Seleção
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, voltou a marcar presença no Pavilhão do Leões de Porto Salvo para assistir aos dois treinos da Equipa das Quinas nesta terça-feira. Já no treino vespertino de segunda-feira o responsável federativo fez questão de de estar presente

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve), Márcio (Modicus/Cartest). Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Zicky (Sporting CP).

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa. Depois dois dois encontros diante dos polacos (2-2 em Mafra e 3-0 em Lodz), seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

República Checa 5-0* Noruega
Portugal 2-2 Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega 0-5* República Checa
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Polónia 0-3 Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

12h50: Noruega – Polónia, Atlas Arena, Lodz
6 de março de 2021 (sábado)
18h00 (19h00 locais): Portugal – República Checa, Atlas Arena, Lodz

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

16h30: Polónia – Noruega, Atlas Arena, Lodz
9 de março de 2021 (terça-feira)
14h00 (15h00 locais): República Checa – Portugal, Atlas Arena, Lodz

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa – Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega - Portugal

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal – Noruega
Polónia – República Checa, , Atlas Arena, Lodz

* Devido à impossibilidade de a Noruega não ter conseguido viajar para a República Checa as partidas não se realizaram, tendo sido atribuída a derrota à Noruega, por 5-0, em cada uma das partidas.


;
;
2 de Março 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias