Seleção A Feminina

Francisco Neto pede "resposta de alto nível" frente à Escócia

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional fez a antevisão do jogo desta terça-feira de Portugal, que passa em direto no Canal 11.

Francisco Neto espera que Portugal dê "uma resposta de alto nível" diante da Escócia, naquela que será a oitava e última jornada do Grupo E de apuramento para o Europeu de 2022, marcada para esta terça-feira, às 15h10, em Larnaca (Chipre).

Portugal, segundo classificado do Grupo E, falhou a qualificação direta para o Euro na visita à Finlândia, onde sofreu um golo no último minuto dos descontos, enquanto a Escócia ficou afastada do Campeonato da Europa em novembro de 2020, quando perdeu com a armada lusa por 1-0. 

"Depois de uma fase inicial, em que o grupo estava triste e insatisfeito com a forma como Portugal perdeu com a Finlândia, vejo as nossas jogadoras a recuperarem bem e a aumentarem os seus níveis de confiança", contou Francisco Neto a fpf.pt, defendendo que "quem representa o país tem a responsabilidade de encarar o futuro de cabeça levantada, independentemente do que aconteceu no passado".

"Tenho a certeza de que minha equipa vai tentar mostrar, mais uma vez, que é competitiva e que, dentro de campo, está ao nível de todos os adversários, mesmos os mais cotados no ranking", prometeu Francisco Neto, para traçar o perfil atual da Escócia: "Foi afastada do Europeu, mudou de treinador e está numa fase de transição, notando-se diferenças entre o que fez no jogo com o Chipre e o que tinha feito nos anteriores. Sem dúvida que as jogadoras escocesas, com experiência acumulada nas fases finais do Mundial e do Europeu e no campeonato inglês, onde a joga a maioria, chegarão de orgulho ferido e vão tentar encerrar o apuramento da melhor maneira". 

"Vai ser um jogo muito dificil para nós e tudo faremos para dificultar também a vida à Escócia. Por tudo isso, só posso antever um jogo equilibrado e bem jogado", acrescentou o Treinador Nacional lembrando que, "nos últimos encontros, Portugal jogou de igual para igual com as escocesas e ganhou".

Ainda sobre a adversária de terça-feira, Francisco Neto destacou o facto de jogar "com muita intensidade e procurar ter um jogo de posse, bem trabalhado e elaborado". "Também apostam num jogo em profundidade, para terem mais cruzamentos e presença na área. Se não tivermos uma resposta ao nosso melhor nível, será um adversário difícil de parar", alertou.

Voltar a um 'play-off' cinco anos depois não estava nos planos do timoneiro da Equipa das Quinas. "Se nos tivessem dito que íamos ao 'play-off' antes de iniciarmos esta qualificação, ficaríamos com certeza todos contentes. No decorrer do apuramento, e fruto do nosso trabalho e competência, vimos que tínhamos capacidade para assegurar mais cedo um avaga no Europeu, o que não aconteceu. Em todo o caso, seguimos orgulhosos do percurso que estamos a fazer. Vamos para o 'play-off' com mérito. Trabalhamos para termos direito a um segundo 'match point'", concluiu.

O jogo de terça-feira entre Escócia e Portugal vai passar em direto no Canal 11.

O sorteio do 'play-off' de acesso ao Europeu*, no qual já estão garantidos, além de Portugal, as equipas de Rússia, Ucrânia e Irlanda do Norte**, está marcado para 5 de março. 

Treino no palco do jogo

As comandadas de Francisco Neto realizaram, esta segunda-feira, um treino no Estádio Antonis Papadopoulos, em Larnaca (Chipre), que irá acolher o Escócia-Portugal. A partida estava inicialmente agendada para Edimburgo, mas restrições de circulação no Reino Unido levaram a UEFA a transferir o jogo para terreno neutro: a casa do Anorthosis Famagusta.

13.º duelo entre portuguesas e escocesas

A Escócia, 21.ª no ranking FIFA de seleções, surgirá no caminho de Portugal pela 13.ª vez e não guarda boas memórias dos dois últimos encontros oficiais com a equipa de Francisco Neto: perdeu por 1-0 em novembro passado, no Estádio do Restelo, o que afastou a equipa da possibilidade de se qualificar para o Euro-2022, e perdeu por 2-1 no Europeu de 2017, em Roterdão, naquela que foi a primeira vitória de Portugal numa fase final feminina sénior.

Nos jogos anteriores disputados entre as duas seleções antes de 2017, Portugal venceu duas vezes: uma em 1994, no Barreiro, e outra na qualificação para o Europeu de 1995 (2-1), em Stirling.

HISTÓRICO COM A ESCÓCIA

* Serão eliminatórias a duas mãos, a disputar entre 5 e 13 de abril
**As estas equipas poderão juntar-se Itália, Suíça, Polónia e/ou República Checa.


;

Notícias