“Vamos focar-nos no primeiro jogo”

Futsal - Seleção A

Afonso Jesus com “muita vontade de voltar a competir pela Seleção”, aponta ao primeiro jogo diante da Polónia, agendado para sexta-feira, em Mafra.

A Seleção Nacional de futsal cumpriu esta segunda-feira os dois primeiros treinos no âmbito da preparação para o arranque da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas disputa o Grupo 8 juntamente com a Noruega, a Polónia e a República Checa e será diante da formação polaca que iniciará o apuramento.

O primeiro jogo terá lugar em Mafra, na próxima sexta-feira (29 de janeiro), pelas 20h15 e o reencontro está agendado para dia 3 de fevereiro, em Lodz.

Mas é neste primeiro jogo que a formação lusa está focada, como garante Afonso Jesus ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

“Vamos focar-nos no primeiro jogo”. Esta qualificação vai ser disputada em moldes diferentes daqueles que existiram até aqui. Podemos dizer que é uma vantagem poder preparar muito bem os jogos diante de um adversário específico – vamos ter agora dois jogos com a Polónia e podemos preparar-nos muito bem especificamente para este adversário. Por outro lado, as outras seleções poderão fazer o mesmo, preparando-se para conseguirem resultados positivos. As seleções teoricamente mais fracas ou menos favoritas podem querer jogar para o ponto e tirar alguma vantagem nesse aspeto, mas nós vamos preparar-nos da melhor forma. Vamos treinar de forma empenhada e chegaremos ao jogo preparados para ganhar. Temos o objetivo de terminar este primeiro momento com seis pontos, mas agora temos de estar focados apenas no primeiro jogo e em somar os primeiros três pontos. O objetivo principal é, claramente, estar no Europeu. Para isso, pensaremos jogo a jogo e o nosso foco tem de estar no jogo de sexta-feira. Queremos somar os seis pontos e para isso temos de ganhar os primeiros três, para só depois pensar no jogo na Polónia.”

O universal de 23 anos explicou que o grupo está muito motivado por poder voltar a jogar de Quinas ao peito.

“O estado de espírito da equipa está muito bom. É um grupo de trabalho que eu já conheço, pois, felizmente, já tive oportunidade de partilhar o balneário com muitos deles. Depois de um primeiro treino sente-se que há muita alegria e muita vontade de voltar a competir pela Seleção, que representa sempre um sentimento de grande orgulho para todos nós. É uma motivação pessoal muito grande poder estar neste espaço. Vir à Seleção representa sempre o realizar de um sonho. Poder jogar pela Seleção é sempre fascinante.”

O jogador do SL Benfica acredita que se Portugal se mostrar no seu máximo poderá suplantar um adversário como a Polónia.

“Se entrarmos concentrados e conseguirmos fazer o nosso jogo - fazer com que as coisas nos saiam bem… Se assim for e rumarmos todos para o mesmo lado conseguiremos a vitória.”

Miguel Ângelo chamado
O ala do SC Braga/AAUM, Miguel Ângelo, foi chamado aos trabalhos por Jorge Braz para o lugar de Bruno Coelho, dado como indisponível pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.

Eis a lista atualizada de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Pedro Cary (Leões Porto Salvo), Ricardinho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso inicia e termina a qualificação em casa, jogando as suas três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

 


;
;
25 de Janeiro 2021
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias