Seleção A Futsal

Seleção concentrada

Futsal - Seleção A

“Operação Polónia” arrancou este domingo. Pauleta muito motivado pelo regresso aos jogos pela Seleção, mostra-se ambicioso para o duplo confronto com a Polónia.

A Seleção Nacional de futsal concentrou-se este domingo à noite numa unidade hoteleira em Porto Salvo, onde ficará instalada durante a preparação para o arranque da qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

A Equipa das Quinas inicia a qualificação diante de Polónia, com o primeiro jogo agendado para a próxima sexta-feira (29 de janeiro), pelas 20h15, no Pavilhão do Parque Desportivo de Mafra. Cinco dias depois, a 3 de fevereiro, as duas seleções voltam a encontrar-se, desta vez na Atlas Arena, em Lodz.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol,Pauleta não escondeu que a ambição é somar triunfos.

“O nosso objetivo é sempre vencer. Vamos ter dois jogos importantes a valerem pontos e vamos encará-los como sempre fazemos – com o objetivo de os vencer. Queremos os seis pontos para continuarmos esta qualificação 100 por cento vitoriosos. É com grande ambição que olhamos para esta qualificação.”



A Seleção não joga desde o dia 2 de fevereiro, altura em que venceu a Itália, na Póvoa de Varzim, e garantiu a presença no Campeonato do Mundo. Desde então Jorge Braz só contou com os jogadores em dois estágios - em setembro e em dezembro.

O ala luso não esconde que a vontade de jogar com as Quinas ao peito é muito grande. “Estamos muito motivados para regressar aos jogos pela Seleção. Hoje voltámos a reunir a família e a partir de amanhã vamos começar a preparar de forma muito séria a qualificação. Já é há algum tempo que não jogamos e as saudades são muitas. É sempre um grande orgulho poder representar a nossa Seleção e o nosso País. Estamos sempre prontos para vestir esta Camisola e estar tanto tempo sem o fazer deixa-nos ainda com mais vontade. Estamos muito contentes e felizes por voltar a jogar por Portugal, que é aquilo que nós gostamos.”

Este é um novo modelo de qualificação das seleções de futsal, com jogos em casa em fora – anteriormente os grupos eram disputados num único local com três partidas para cada uma das equipas. A equipa orientada por Jorge Braz voltará a jogar no mês de março, diante da República Checa, e em abril, diante da Noruega.

“Vamos encarar esta qualificação com grande responsabilidade. O modelo de qualificação é diferente. Vamos ter de entrar em todos os jogos muito focados. E, para já, é no próximo jogo que tem de estar o nosso foco. Vamos procurar vencer este primeiro encontro, em Mafra, e a partir daí pensar na partida na Polónia. Com este novo modelo, as equipas teoricamente mais fracas vão fazer tudo por tudo para somar pontos. Acredito que iremos encontrar uma equipa a jogar mais no contra-ataque. Portugal será visto pelas outras equipas como favorito e todos os nossos adversários vão querer pontuar contra nós, nem que seja apenas um ponto. Temos de nos manter focados em todos os instantes dos 40 minutos de cada jogo.”

Os 14 jogadores convocados iniciam os trabalhos na segunda-feira com o primeiro treino agendado para as 11h00, no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, treinando novamente, pelas 18h00, no Pavilhão do Parque Desportivo de Mafra.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Pedro Cary (Leões Porto Salvo), Ricardinho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso inicia e termina a qualificação em casa, jogando as suas três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Calendário de jogos completo
1.ª Jornada
29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

14h00: República Checa – Noruega, Pavilhão de Vodova, Brno
20h15: Portugal – Polónia, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

2.ª Jornada
1 de fevereiro de 2021 (segunda-feira) 

Noruega – República Checa, Pavilhão de Vodova, Brno
3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
15h00 (16h00 locais): Polónia – Portugal, Atlas Arena em Lodz

3.ª Jornada
5 de março de 2021 (sexta-feira)

Noruega – Polónia, a , Atlas Arena em Lodz
19h00: Portugal – República Checa, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

4.ª Jornada
8 de março de 2021 (segunda-feira)

Polónia – Noruega, , Atlas Arena em Lodz
10 de março de 2021 (quarta-feira)
República Checa – Portugal, Pavilhão do Sparta de Praga, Praga

5.ª Jornada
9 de abril de 2021 (sexta-feira)

República Checa – Polónia, Pavilhão de Vodova, Brno
19h00: Noruega – Portugal, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra

6.ª Jornada
14 de abril de 2021 (quarta-feira)
20h15: Portugal – Noruega, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra
Polónia – República Checa, , Atlas Arena em Lodz


;

Notícias