Segunda fase da Liga BPI arranca este sábado!

Futebol Fem. - Liga BPI

Oportunidade para analisarmos a competição e apresentarmos as conclusões em cinco tópicos.

1. Oportunidade de crescimento

As jogadoras da Liga BPI têm em média 23,04 anos, valor que coloca a competição lusa entre as mais ‘jovens’ da Europa. A Superliga inglesa, com uma média de 26,4 anos, a Divisão 1 francesa (25,9), a Série A feminina (25,7), o campeonato feminino sueco (24,8), a Bundesliga feminina alemã (24,4) e até a liga norueguesa (23,21) são todas mais ‘velhas’ do que o principal escalão de futebol feminino português.

Mais de metade das jogadoras da Liga BPI, 58,9 por cento, tem menos de 23 anos, sendo que 34,9 por cento estão na faixa etária dos 24-30 anos e apenas 6,1 por cento tem acima de 30 anos. Isto significa que os talentos mais jovens conseguem mostrar-se e impor-se nos plantéis principais. Sabendo-se que 83 por cento das jogadoras da Liga BPI são portuguesas, e tendo em conta o percurso recente das seleções nacionais jovens, estes números significam também que o futuro do futebol feminino nacional está assegurado.

2. Mais equilíbrio competitivo

Depois de épocas com resultados muito desnivelados no escalão principal feminino, a Liga BPI mostrou-se mais equilibrada no novo formato, com 20 equipas divididas em duas séries. Assim, na primeira fase da prova, marcou-se uma média de 3,84 golos por jogo disputado (342 em 89 jogos), um número inferior ao registado em período homólogo na Liga BPI.

Numa análise mais detalhada, 67 por cento dos resultados da primeira volta foram por diferença inferior a três golos. A percentagem de resultados com diferença de três a cinco golos foi de 18 por cento, e a percentagem de goleadas [mais de cinco golos] foi ainda menor: 15 por cento.

3. Mais visibilidade

O atual formato da competição permitiu que equipas mais pequenas se mostrassem na televisão e a patrocinadores, funcionando como uma janela de oportunidades que antes era aproveitada apenas pelos chamados clubes grandes.

 Na fase final que vai arrancar este fim de semana, a competividade e a emoção vão ser ainda maiores, tanto para as oito equipas que vão lutar pelo título – os quatros primeiros classificados de cada série da 1.ª fase - como para os conjuntos que tentarão não descer de divisão. O Canal 11 vai transmitir três jogos da primeira jornada. 

4. Duelo de líderes a abrir

A ronda inaugural da segunda fase vai abrir com um duelo grande entre o Sporting CP, líder da Série Sul, e o Famalicão, líder da Série Norte, que só conheceram o sabor da vitória nos nove jogos que realizaram na primeira fase. As ‘leoas’ de Susana Cova conseguiram impressionar mais no número de golos marcados: 47 contra os 37 da equipa treinada por Joao Marques.

No domingo entram em campo as restantes seis equipas candidatas ao título: SL Benfica-Torreense, Clube Condeixa-Clube Albergaria e Marítimo-SC Braga e Sporting-Famalicão. De destacar, também, a receção do SL Benfica ao Sporting CP na sétima jornada, a 28 de março, data em que também o SC Braga recebe o vizinho e grande rival da primeira fase Famalicão.

Na segunda volta, o campeonato termina precisamente com estes embates entre os principais candidatos: as leoas recebem as águias e a equipa de João Marques defronta o SC Braga em sua casa, a 6 de junho. Na primeira volta, nota ainda para a receção do Sporting ao SC Braga, a 21 de março, e a visita do Benfica a Famalicão, a 28 de fevereiro. Benfica e Braga medem forças já a 6 de fevereiro.

5. Fase de manutenção no domingo

Na primeira ronda da fase de manutenção, as atenções vão recair no Gil Vicente-Cadima, Boavista-Ovarense e Fiães-Valadares, jogos da Zona Norte, todos marcados para domingo. A Sul, também no domingo, haverá um Estoril Praia-Futebol Benfica e um Ouriense-Damaiense, já que o Amora-A dos Francos foi adiado para 20 de fevereiro.

Segundo o regulamento da Liga BPI 2020/21, recorde-se, as equipas da fase de manutenção iniciam a prova com metade dos pontos alcançados nas nove jornadas cumpridas. A Norte, o Valadares parte com sete pontos, seguido da Ovarense com seis, Boavista com cinco, Fiães e Gil Vicente com três e Cadima com um.

A sul, o Estoril Praia começa a segunda fase com sete pontos, o Damaiense com seis, Amora cinco, Ouriense quatro, Futebol Benfica dois e A dos Francos um. Descem os dois últimos classificados de cada série, sendo que terceiro e quartos de zona sul e norte se cruzam entre si e realizam um play-off de manutenção/descida. Os dois primeiros de cada série garantem a permanência automaticamente.

 


;

Notícias