Miguel Santos: "Uma conquista para a história"

Futebol Fem. - Taça de Portugal Feminina

Treinador do SC Braga radiante com o troféu conquistado em Aveiro. Filipa Patão salienta atitude das jogadoras do SL Benfica.

O treinador do SC Braga, Miguel Santos, em discurso direto:

“Uma conquista destas fica sempre na história do clube. Tinha dito às jogadoras - antes da outra final e para esta o discurso nesse aspeto foi igual – que nós tínhamos oportunidade de fazer história duas vezes. E isto não acontece sempre na vida das pessoas quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional. Portanto, era uma dupla oportunidade que nós tínhamos. Na primeira [final da Taça da Liga], aprendemos a lição. Na segunda, levámos o troféu para Braga.

É importantíssimo este troféu porque é o terceiro, juntando à Supertaça e ao campeonato, que já conquistámos. É especial porque é a prova rainha do futebol e era especial para nós. As jogadoras sabiam. Era a terceira final do SC Braga. O ditado popular é muito simples: à terceira é de vez e desta vez foi mesmo.

Estamos muito contentes, muito satisfeitos. As jogadoras foram fantásticas, superaram-se. Demos aqui uma lição de vida também. Na vida como no futebol, por vezes, podemos ter momentos difíceis, mas não vamos abaixo. Levantámos a cabeça, mantivemos a postura, o empenho e a dignidade. Fomos bem mais humildes, mais simples e práticos e conquistámos o troféu. Deixámos muito suor dentro de campo, deixámos muita raça. As jogadoras tiveram um espírito guerreiro imenso e isso foi diferente da outra final.

Taticamente apresentámo-nos diferentes também. Nesta final apresentámo-nos num 4-4-2 losango. Fizemos as alterações que tínhamos de fazer quer na saída de jogo quer na forma como tínhamos que chegar à baliza, porque na outra final fomos muito meiguinhos na hora de chegar à baliza. Desta vez, fomos muito mais agressivas, muito mais objetivas. O número de remates foi superior, o número de golos também.

Acabámos também por sofrer um golo. Não queríamos, mas temos de dar também um bocado de mérito ao SL Benfica que é um digno vencido. E, portanto, o sentimento é de dever cumprido. Isto tudo ajuda o clube a crescer quer no futebol feminino quer no panorama nacional, onde se aume como o quarto grande."

A treinadora do SL Benfica, Filipa Patão, em discurso direto:

“Primeiro, quero dar os parabéns ao SC Braga pela vitória. Hoje infelizmente não tivemos competência defensiva. Nas transições defensivas, estivemos desequilibradas, cometemos alguns erros. Houve um bocadinho também de estrelinha para o SC Braga em certos momentos e isso ditou o jogo. Agora, não tenho a menor dúvida de uma coisa: equipa que joga assim vai estar sempre mais próxima de vencer mais vezes do que perder.

Já sabíamos que o SC Braga ia procurar entrar forte, até porque precisava mesmo de ganhar o jogo, precisava mesmo de ganhar uma final. Portanto, era normal que tentasse por tudo entrar forte. Nós não explorámos os espaços que o SC Braga nos deixou precisamente no momento de pressão. Tentaram pressionar-nos mais em cima, tentaram condicionar-nos principalmente pelo corredor lateral esquerdo. Nós já estávamos à espera disso. Não fomos competentes o suficiente para dar continuidade ao nosso jogo, quando a bola entrava nesse corredor. 

Agora, aqui a questão é que temos que evoluir e continuar a crescer e o caminho é este. Nós temos que estar cientes que quando temos uma ideia de jogo, quando temos dinâmicas que estamos a tentar trabalhar, com duas semanas de trabalho, há sempre momentos em que vamos falhar, em que vamos ser menos competentes. Temos de estar preparados para isso e temos que assumir. Eu estou cá para dar a cara, estou a assumir e tenho a certeza absoluta que estas jogadoras vão ser cada vez mais competentes no futuro.”

 

 

 


;

Notícias