FPF na Websummit

FPF

Talento, dedicação, organização e efootball na conversa que juntou Diogo Jota e o diretor de marketing da FPF Nuno Moura.

Foi sobre o tema “Pioneiros do futebol moderno” que o internacional português Diogo Jota e o diretor de marketing da FPF Nuno Moura participaram na Websummit Lisboa. O evento decorre até sexta-feira em formato on-line e junta mais de 100 mil participantes e 800 oradores.



A capacidade de aproveitar talento, de que Diogo Jota é um dos mais recentes exemplos ao mais alto nível, foi uma das questões lançadas pelo moderador James Pearce, jornalista do The Athletic. Nuno Moura sublinhou que esse tem sido “fator essencial para o sucesso da FPF”, lembrando que “um país com 10 milhões de habitantes e pouco mais de 200 mil atletas federados não se pode dar ao luxo de desperdiçar talento”. Nesse sentido, Moura apontou três eixos críticos que contribuem para o sucesso da federação. “A tecnologia, as infraestruturas e o conhecimento são elementos-chave. Temos de ser inteligentes e eficientes”, sublinhou. 

O diretor de marketing da FPF observou que Portugal “não é apenas campeão europeu e ainda detentor da Liga das Nações, mas também campeão europeu de futsal e campeão do mundo de futebol de praia. Isso significa que o sucesso traduz-se em vários desportos e cruza-se por vários escalões etários. Aliás, o Diogo Jota mostra-nos que o futuro pode continuar a ser brilhante. No entanto, temos de estar sempre um passo à frente dos outros”.

Diogo Jota é um dos grandes entusiastas dos esports, tendo justificado esta inclinação pela paixão que o futebol exerce nele. “Além disso, tenho bastante tempo livre e a quarentena fez-nos a todos pensar. Passei então a acompanhar os profissionais de esports. Comecei a aprender com eles e questionei-me: porque não entrar nesta área. Foi o que fiz”.

Nuno Moura reconheceu a apetência de Jota também para o futebol virtual - “é igualmente fantástico na consola!” – e deu conta da aposta da FPF nos esports: “São uma oportunidade de crescimento enorme. Temos muitos jovens a competir e o efootball é o mais popular segmento dos esports. Temos quase 300 equipas registadas na FPF e mais de 20 mil atletas inscritos. Organizamos excelentes challenges e campeonatos. Não vemos o efootball como concorrente do futebol tradicional mas sim como complementar. E também aqui queremos desenvolver talento.”

O Canal 11 como meio de promoção do futebol e o projeto SuperQuinas com uma série educativa e pedagógica para crianças foram outros destacados como exemplos da vocação pioneira da FPF.

Diogo Jota recordou o início da paixão pelo futebol, as memórias que remontam ao Euro’2004, a admiração por Cristiano Ronaldo, a passagem pelo At. Madrid e o êxito que vive em Liverpool. Mas para todo este trajeto há uma explicação: “Aprendemos com tudo o que nos acontece na vida. Todas as experiências que temos e mesmo as desilusões tornam-nos mais fortes”.


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