Europeu mais perto

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal vence a Albânia e já tem garantido, no mínimo, o segundo lugar do Grupo E.

A Seleção Nacional Feminina A venceu a Albânia nesta terça-feira, por 1-0, e assegurou, no mínimo, o segundo lugar no Grupo E de apuramento para o Europeu, a duas jornadas do encerramento da qualificação. 

Portugal tem 16 pontos, tal como a líder Finlândia, e já não poderá ser ultrapassado pela Escócia, que perdeu o comboio do Euro após derrota com as finlandesas (1-0), também nesta terça-feira.

FOTOGALERIA

Apuram-se para a fase final, a disputar em Inglaterra, no verão de 2022, os vencedores de cada grupo mais os melhores segundos classificados. Os restantes segundos irão disputar um play-off em data a definir.

Certas na fase final do Euro2022 estão as seleções de Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitrã Inglaterra. E com presença confirmada nos play-offs estão a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia.

No segundo lugar, e ainda na corrida ao primeiro, estão, além de Portugal, as equipas de Finlândia, Polónia e Espanha.

Golo de Ana Capeta justifica superioridade lusa

Com algumas alterações na frente de ataque, e uma no meio-campo, em relação ao triunfo de sexta-feira com a Escócia (1-0), as comandadas de Francisco Neto iniciaram o jogo determinadas em abrir a contagem e estiveram muito perto de o fazer na primeira parte, em iniciativas de Carole Costa, Ana Capeta e Mónica Mendes.

A seleção albanesa passou mais tempo a conter as investidas lusas do que arriscar, no entanto conseguiu criar algum perigo de bola parada perto do intervalo.

Na segunda parte, o domínio de Portugal manteve-se e materializou-se num golo, com Ana Capeta a dar melhor seguimento a um cruzamento de Diana Silva, aos 57 minutos.

Batido o recorde de pontos em qualificações

Com o triunfo desta terça-feira frente à Albânia, a armada lusa quebrou o seu recorde de pontos em fases de qualificação (13 pontos) para Europeus, que vigorava desde 2016, altura em que reservou pela primeira vez uma vaga na fase final do torneio.

Desde o arranque da qualificação para o Euro2022, em outubro de 2019, a Seleção Nacional conquistou cinco vitórias e um empate: venceu a Albânia, em casa e fora, por 1-0; bateu o Chipre por 3-0 em Lárnaca e por 1-0 no Estoril; superou a Escócia na passada sexta-feira, ao vencer por 1-0, e empatou na receção à Finlândia, por 1-1.

Internacionais portuguesas prestam homenagem a Vítor Oliveira

O encontro entre Portugal e Albânia desta terça-feira observou um minuto de silêncio, em memória do treinador Vítor Oliveira, que faleceu no passado sábado. A UEFA aceitou o pedido da Federação Portuguesa de Futebol para a realização de uma homenagem ao técnico português.

A FPF, recorde-se, já tinha decretado um minuto de silêncio em todas as competições nacionais por si organizadas, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.

FICHA DE JOGO: 
Jogo de Qualificação para o EURO Feminino Inglaterra 2022
Estádio do Restelo (Lisboa)

Árbitra: Olga Zadinová (Rep. Checa)
Árbitras assistentes: Lucie Ratajová e Nikol Sanfrakvá (Rep. Checa)
4.ª Árbitro: Jana Adámkva (Rep.Checa)

PORTUGAL 1-0 ALBÂNIA (0-0 ao intervalo)

Portugal: Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Cláudia Neto - Cap (Andreia Norton, 77'), Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Carolina Mendes (Diana Silva, 48'), Ana Capeta (Mélissa Gomes, 77').
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Kika Nazareth, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Gomes, Andreia Faria, Francisca Cardoso.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Ana Capeta (57')
Disciplina: Amarelos - Dolores Silva (69'); Ana Borges (90'+1)

Albânia: Rexhepi, Gjini, Alma Hila, Albina Rrahami - Cap., Maliqi, Levenaj (Maksuti, 81'), Curraj (Jashari, 81') Endrina Elezaj, Megi Doci, Bajramj, Hamidi (Krasniqi, 54').  
Suplentes não utilizadas: Antigona Hyska, Dajana Dizdari, Anna Memija, Mikaela Metalla.
Treinador: Armir Grima
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos - Maliqi (70')

 


;
;
1 de Dezembro 2020
Foto

FPF/André Sanano

Notícias