Francisco Neto: "A Albânia nada tem a perder"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional espera dificuldades no jogo desta terça-feira com a Albânia. Será o sexto da Equipa das Quinas na caminhada rumo ao Europeu.

A Seleção Nacional Feminina A realizou, esta segunda-feira, o último treino antes do encontro com a Albânia, de qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2022. Após uma sessão de trabalho em que teve as internacionais portuguesas todas disponiveis, Francisco Neto lançou o jogo que pode deixar Portugal mais perto do seu objetivo. Está marcado para esta terça-feira, às 17h45, no Estádio do Restelo, e passará em direto no Canal 11.

“Saber que, seja qual for o resultado frente a Portugal, não sobe nem desce na classificação, é um ponto a favor para a Albânia. Eles vê completamente descontraídas, nada têm a perder, e sabem que, se conquistarem pontos, vai ser bom para o estatuto delas, para o desenvolvimento do futebol albanês e para o ‘ranking’", começou por dizer o Selecionador Nacional, antevendo "um jogo muito perigoso", onde a Euipa das Quinas "terá de estar muito concentrada e atenta”.

FOTOGALERIA

“Alertámos as jogadoras que não nos podíamos deixar levar pelas boas sensações geradas pela vitória frente à Escócia (1-0) e o mérito que tivemos na conquista dos três pontos. A Albânia é diferente, mudou a liderança e a qualidade das jogadoras é maior. Temos alertado as nossas jogadoras para o nível de dificuldade”, frisou Francisco Neto, lembrando que a maioria das convocadas albanesas jogam juntas no Vllaznia e "têm experiência internacional", pois disputaram esta temporada a edição feminina da Liga dos Campeões. 

O Treinador lembrou ainda que, no primeiro jogo da fase de qualificação, Portugal venceu em Elbasan pela margem mínima (1-0), um resultado traduzido por “imensas situações de golo” que a formação portuguesa não conseguiu concretizar e por “alguns momentos de transição em que a Albânia criou alguns problemas”.

“Amanhã [terça-feira], é aquilo que também acho que poderá acontecer. É a Albânia à procura do nosso erro e de, num ataque rápido, poder surpreender. Temos de estar muito concentrados e equilibrados, não nos podemos deixar iludir pela nossa provavelmente maior posse de bola. Espero que consigamos, acima de tudo, concretizar os nossos objetivos”, salientou.

Sobre o embate entre Finlândia e Escócia, adversárias diretas de Portugal no apuramento, Francisco Neto disse estar “indiferente”, desde que as suas comandadas vençam o seu jogo. “Sabemos que a conjugação de resultados poderá dar [caso Portugal vença e a Escócia perca com a Finlândia], mas não vale a pena pensar nisso porque é uma coisa que não controlamos. O que controlamos é o Portugal-Albânia, e é esse jogo temos de estar preparados para vencer. Depois, fazemos contas. Seja qual for o resultado, em fevereiro vamos ter de ir à procura dos seis pontos também”, frisou, a pensar nas deslocações à Escócia e Finlândia, marcadas para 18 e 23 de fevereiro. 

Portugal igualou Finlândia no topo do Grupo E

Portugal, recorde-se, igualou a líder Finlânda na classificação do Grupo E, com 13 pontos, embora as nórdicas tenham vantagem no confronto direto. A Escócia está no terceiro posto com nove pontos e a Albânia ocupa o quarto, com seis pontos e já sem hipótese de se apurar, pois tem mais dois jogos disputados. O Chipre ainda não pontuou.

Apuram-se para a fase final, a realizar em Inglaterra, no verão de 2022, os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um ‘play-off’ em data a definir.

Histórico dos confrontos entre Portugal e Albânia

A Albânia, equipa do pote 4 e 75.ª na hierarquia mundial de seleções, surgiu no caminho da seleção portuguesa em três ocasiões e nunca pontuou, incluindo no arranque da fase de qualificação para o Europeu de 2022. Portugal estreou-se no apuramento precisamente com uma vitória em Elbasan, por 1-0, com um golo de Jéssica Silva (16’). 

Nos dois jogos anteriores com as albanesas, no apuramento para o Mundial de 2015, Portugal goleou por 7-1 e venceu por 3-0. Em fevereiro de 2015, recebeu a Albânia em Abrantes e impôs-se com um 'hat-trick' de Carolina Mendes (19, 45 e 69 minutos), dois golos de Filipa Rodrigues (27' e 90`) e, ainda, tentos de Jéssica Silva (61`) e Cristiana Garcia (88`). Em junho de 2014, venceu na visita à Albânia, em Fier, com golos de Mónica Mendes (54`), Vanessa Marques (63`) e Regina Pereira (66`).

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO ENTRE PORTUGAL E ALBÂNIA

Internacionais portuguesas prestam homenagem a Vítor Oliveira

O encontro entre Portugal e Albânia desta terça-feira vai observar um minuto de silêncio, em memória do treinador Vítor Oliveira, que faleceu no passado sábado. A UEFA aceitou o pedido da Federação Portuguesa de Futebol para a realização de uma homenagem ao técnico português.

A FPF, recorde-se, já tinha decretado um minuto de silêncio em todas as competições nacionais por si organizadas, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.

Árbitra checa

A checa Olga Zadinová foi a árbitra escolhida pela UEFA para dirigir o sexto jogo de Portugal na qualificação para o Europeu de 2022. Será auxiliada pelas compatriotas Lucie Ratajová e Nikol Šafránková. Da República Checa vem também Jana Adámková, que desempenhará funções de quarto árbitro.

No Portugal-Albânia, as jogadoras da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Seleção.


;

Notícias