Seleção A

Fernando Santos pede "resposta de alto nível" na Croácia

Seleção A

Selecionador Nacional fez a antevisão do jogo desta terça-feira com os croatas, referente à última jornada do Grupo 3 da Liga das Nações.

Fernando Santos espera que Portugal dê "uma resposta de alto nível" diante da Croácia, na sexta e última jornada do Grupo 3 da Liga das Nações A, marcada para esta terça-feira, às 19h45, em Split.

Portugal, campeão europeu e ainda detentor do troféu na Liga das Nações, falhou a qualificação para a ‘final four’ da prova, ao perder no sábado por 1-0 na receção à França, que, por seu lado, assegurou o primeiro lugar do grupo e a presença nas meias-finais.

“Temos de transportar para o jogo a capacidade de resposta dos jogadores. Equipas de alto nível ficam sempre insatisfeitas, quase que foi uma catástrofe, mas não foi mais do que um acidente de percurso, que faz parte do futebol. Os jogadores estão com grande determinação de disputar o jogo e de vencer”, disse Fernando Santos, em conferência de imprensa, antes de orientar o único treino no Estádio Poljud, palco do encontro de terça-feira.

Para o Selecionador Nacional, o desafio diante dos vice-campeões mundiais “não tem nada de cariz particular”, porque Portugal “tem sempre o objetivo de servir a seleção nacional”, e isso exige “uma resposta de alto nível”.

Face às críticas recebidas por ter operado muitas mexidas no onze,  numa lógica de jogo aparentemente mais defensiva contra a França, Fernando Santos discordou e disse que essa “não é uma análise” séria do jogo.

“Compreendo e respeito as críticas e sabem como funciono, não tenho é de concordar. Que Portugal jogou para empatar é uma análise que não é séria do jogo. Temos a filosofia de ganhar todos os jogos. Nunca disse que o 0-0 era um bom resultado, mas, se calhar, era o que devia ter feito e montava uma equipa mais forte fisicamente”, argumentou.

Por fim, Fernando Santos deixou o alerta para evitar surpresas e não terminar a participação na Liga das Nações com um resultado que não seja a vitória: “Se facilitarmos contra esta equipa croata teremos muitas dificuldades em vencer”.

Para a derradeira ronda, Portugal não vai contar com o lateral Raphaël Guerreiro, dispensado antes da viagem, devido a uma mialgia, nem com Renato Sanches, que já não tinha participado na derrota com a França, também por problemas físicos.

Com um encontro por disputar no Grupo 3 da Liga das Nações A, a Equipa das Quinas ocupa o segundo lugar, com 10 pontos, menos três do que os franceses. A Croácia e a Suécia, que visita a França, têm ambas três pontos e ainda lutam pela manutenção na Liga A da prova.

A partida entre Portugal e Croácia será dirigida pelo árbitro inglês Michael Oliver.

Rúben Dias: "Não é cenário ideal" 

O internacional português Rúben Dias acompanhou Fernando Santos na conferência de imprensa de antevisão ao Cooácia-Portugal e admitiu que o contexto pandémico tem dificultado a vida aos futebolistas, obrigados a disputar muitos jogos pelos clubes e as seleções em pouco tempo.

"Não tenho muito a dizer. Vivemos tempos difíceis, a pandemia obrigou a muitos esforços por parte de toda a gente, e nós, futebolistas, teremos também de fazer um esforço. Não será fácil devido ao acumular de jogos para que se possa cumprir o calendário em todas as competições, serão muitos jogos com pouco descanso", notou o central, para acrescentar que lhe cabe "estar disponível para todos esses jogos e para essa dificuldade extra, apesar de reconhecer que não é o cenário ideal".

Apesar de Portugal ter sido eliminado da Liga das Nações, Rúben Dias garante isso não belisca a qualidade da equipa: "Somos consistentes, especialmente na maneira de pensar. Não abanamos com o vento e não vamos conforme as pessoas exteriores à estrutura. Éramos, somos e seremos sempre uma equipa confiante e com muita qualidade, que quer muito ganhar. Seja qual for a  circunstância, nunca deixaremos de o ser".

"Quando estamos no topo, para ganhar tudo, vamos lutar contra os melhores, e aí decide-se nos detalhes. Apesar da nossa ambição extrema, faz parte do futebol não ganhar sempre. Não foi o resultado que queríamos. Jogámos contra uma equipa muito forte, e há que saber que temos sempre coisas para melhorar. Mas estamos satisfeitos. Vai servir como uma aprendizagem para o que aí vem", reforçou.

Rúben Dias deixou, ainda, a certeza de que Portugal quer dar uma reposta cabal frente à Croácia, rejeitando a ideia de que o jogo sirva apenas para cumprir calendário. "Sem dúvida que, quando há um mau resultado, existe algo extra dentro de nós. Somos uma equipa que quer ganhar sempre, que não gosta de perder. Quando temos um resultado menos positivo, o melhor que podemos fazer é ter um jogo logo a seguir para podermos voltar a fazer o que de melhor fazemos, que é ganhar. Será um jogo muito difícil, contra uma boa equipa, mas a nossa ambição é a mesma de sempre", frisou.

*Com LUSA


;
;
16 de Novembro 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias