Francisco Neto espera Portugal com "melhores decisões"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional e Dolores Silva lançaram o segundo jogo com o Chipre, de apuramento para o Europeu. Está marcado para esta terça-feira (18h00), no Estoril.

A Seleção Nacional Feminina A reencontra a sua congénere de Chipre esta terça-feira, pelas 18h00, no Estoril, naquele que será o seu quarto jogo de apuramento para o Campeonato da Europa Inglaterra 2022. 

Na antevisão da partida, que passará em direto no Canal 11, Francisco Neto assumiu a ambição de vencer as cipriotas e disse esperar um Portugal "dominador" e com "mais acerto no processo de tomada de decisão." 

FOTOGALERIA

“Espero, acima de tudo, um Portugal dominador, com bola, a procurar tomar melhores decisões do que as que teve no primeiro jogo. Espero também um Portugal altamente motivado, à procura dos três pontos e de mais uma vitória”, afirmou o Treinador da Equipa das Quinas, que bateu o Chipre no sábado, em Lárnaca, por 3-0.

Apesar do triunfo no primeiro duelo com as cipriotas, Francisco Neto quer que a formação portuguesa seja mais eficaz na finalização. “Pior ficaria se não criássemos tantas oportunidades. No entanto, temos de dar um passo em frente. Com o volume ofensivo que criámos, podíamos ter marcado mais vezes. Confiamos nas jogadoras, elas estão motivadas, têm feito muito trabalho de finalização e as respostas têm sido boas. Acreditamos que vamos conseguir boas finalizações na terça-feira”, sublinhou.

A jornada europeia feminina fica também marcada pelo confronto entre Finlândia e Escócia, as duas primeiras classificadas do agrupamento em que Portugal está inserido, mas o Selecionador Nacional garantiu que o foco luso só está na equipa de Chipre.

“Nunca falámos da Escócia ou da Finlândia durante esta dupla jornada de apuramento, porque o nosso foco é totalmente no Chipre. Depois de fazermos o nosso trabalho, aí sim, vamos analisar o resto dos adversários, que serão a Escócia (27 de novembro) e a Albânia (1 dezembro). No espaço internacional, são muito poucos jogos e temos de nos focar no que realmente controlamos”, frisou.

Portugal, recorde-se, ocupa a terceira posição no grupo E de qualificação, com sete pontos, atrás da Escócia, que tem nove, e da líder Finlândia, com 10, mas mais um encontro realizado. Albânia, com três, segue em quarto, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo, mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Dolores Silva confiante

A internacional portuguesa Dolores Silva realçou hoje a necessidade de “uma atitude forte” de Portugal diante do Chipre, independentemente do resultado alcançado no último jogo (vitória por 3-0).

“É um jogo internacional e é sempre difícil. Sabemos que, independentemente do resultado no Chipre, temos de ter uma atitude forte, tentar jogar o nosso jogo, trabalhar os aspetos que não correram tão bem e tentar ao máximo fazer golos para, no final, fazer os três pontos, que é o mais importante”, explicou.

Como uma das jogadoras mais experientes da seleção feminina, com 116 internacionalizações e 13 golos, Dolores Silva contou o que pediu às atletas mais jovens da Seleção Nacional. “Que desfrutem do prazer e orgulho em representar Portugal ao mais alto nível e que trabalhem ao máximo, como têm feito, e com dedicação”, disse, referindo-se às jovens Alícia Correia e Maria Negrão, de 17 e 16 anos, respetivamente, a Andreia Jacinto, com 18, Telma Encarnação, com 19, e Andreia Faria, de 20.

Equipa de arbitragem nórdica

A norueguesa Henrikke Nervik vai dirigir o jogo desta terça-feira entre Portugal e Chipre, com o auxílio das compatriotas Monica Lokkeberg e Elisabeth Thoresen. Da Noruega vem também Ingvild Langnes Aarland, para desempenhar funções de quarto árbitro.

 

 


;

Notícias