Ana Capeta: "Um golo para guardar no coração"

Futebol Fem. - Seleção A

Avançada radiante com estreia a marcar pela Seleção A feminina.

Ana Capeta marcou, em Lárnaca, o seu primeiro golo com a principal camisola das Quinas. Nos instantes finais, saltou do banco para refrescar o ataque e só precisou de um minuto e sete segundos para, com grande frieza, cabecear na cara das cipriotas e fazer o terceiro golo de Portugal. Um dia e meio após o feito, a atacante revisita o momento em conversa com o Canal 11 e garante que o tento apontado é "para guardar no coração". 

FOTOGALERIA

"Entrar e marcar tem sido um dos meus registos no futebol. Já tive golos especiais marcados dessa forma, até em finais de competições internas importantes, mas pela Seleção A o sentimento é ainda maior. Vai ser um golo para guardar no coração para o resto da minha vida", afirmou Ana Capeta, admitindo que o facto de a equipa ter vencido um jogo importante de qualificação para o Europeu "torna as emoções ainda mais fortes".

"Uma avançada vive de golos mas também se alimenta do sucesso do coletivo. Quando a máquina toda funciona, é fantástico! O que interessa mais são os objetivos da equipa. Foi uma vitória importante", explicou.

O estatuto de arma secreta é algo que Ana Capeta dispensa, ainda que tenha no seu currículo no futebol mais golos como suplente utilizada: "É verdade que tenho mais golos quando entro com o jogo já a correr, mas não gosto que me vejam apenas como arma secreta. Como qualquer jogadora, trabalho durante a semana com a ambição de jogar, quero ser escolhida no dia do jogo. Tento mostrar a minha qualidade para ser titular".

Revisitando o momento em que marcou frente ao Chipre, a atacante conta que a inspiração surgiu após "uma mini conversa" com a colega central Carole Costa. "No momento em que a Dolores batia o canto, a Carole disse-me para arrastar a jogadora do Chipre que ia dar golo. Assim aconteceu. Foi ela que me deu, podemos dizer, a receita para marcar", contou, acrescentado que "toda a cena parece ter durado uns cinco minutos, quando, na verdade, foi uma questão de segundos".

"Cabeceio, a bola bate no poste e entra. 'Foi desta', pensei logo. Um dos maiores sonhos que tinha concretizei no Chipre. Sempre quis chegar à Seleção A e marcar", revelou a jogadora do Sporting CP, com vontade de "dar sequência a tudo de bom que aconteceu". "Estou aqui para ajudar", reforçou Ana Capeta***.

Treino oficial na Cidade do Futebol

A Equipa das Quinas realizou, este domingo, mais um treino na Cidade do Futebol, tendo em vista o  segundo embate com o Chipre, marcado para terça-feira, pelas 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, e a contar para a qualificação do próximo Campeonato da Europa feminino.

Para segunda-feira, está agendada nova sessão no relvado 1 da Cidade do Futebol,a  partir das 10h45. 

A Equipa das Quinas segue no terceiro lugar do Grupo E de apuramento para o Europeu, com duas vitórias e um empate em três jogos disputados, enquanto o Chipre mantém-se na última posição, ainda sem pontuar nem marcar qualquer golo.

A Finlândia, com mais um jogo realizado, permanece na liderança com dez pontos e a Escócia está na segunda posição, com nove. Já a Albânia, que apenas venceu um jogo em seis disputados, ocupa o quarto lugar. 

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

O jogo entre Portugal e Chipre passará em direto no Canal 11.

 Programa de atividades da Seleção Nacional:

26.10.2020 | segunda-feira
10h45 Treino oficial na Cidade do Futebol

27.10.2020 | terça-feira
18h00 
Jogo Portugal x Chipre, no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril)

***Confira a entrevista completa esta segunda-feira, no Canal 11.

 


;

Notícias