Francisco Neto quer foco total frente ao Chipre

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal retoma esta sexta-feira, em Lárnaca, a qualificação para o Europeu. O jogo passa em direto no Canal 11 (17h00).

Francisco Neto defendeu esta quinta-feira que “só um Portugal altamente focado" poderá impor-se ao Chipre, na jornada dupla de qualificação para o Campeonato da Europa Feminino*. 

A Seleção Nacional joga em Lárnaca já nesta sexta-feira, a partir das 19h00 locais (17h00 em Lisboa), e recebe a seleção cipriota quatro dias depois, pelas 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril. Ambos os encontros passam em direto no Canal 11.

“Temos de ter respeito, o máximo de cuidado e seriedade. Qualquer adversário merece o nosso respeito e só um Portugal altamente focado no objetivo final é que poderá levar de vencida o Chipre. Passámos essa mensagem às jogadoras e acreditamos que elas vão ser capazes de dar uma resposta competente e séria”, afirmou, fazendo notar que o conjunto de Chipre "está em crescimento". 

"É uma seleção que está a fazer o processo que Portugal fez há uns anos, a entrar nas qualificações, a procurar reunir as suas jogadoras e dar-lhes experiências competitivas. Tem jogadoras com muita paixão pelo que fazem, que estão a ganhar o espaço delas no futebol feminino no Chipre e a nível europeu”, alertou.

FOTOGALERIA

Portugal soma quatro pontos em dois jogos disputados no apuramento, enquanto o Chipre, em três partidas, não conseguiu pontuar,nem marcar qualquer golo, tendo sofrido 14 golos. Contudo, Francisco Neto frisou a agressividade da congénere cipriota, que luta “do primeiro ao último minuto”, bem como as dificuldades causadas pela pandemia de COVID-19.

“Há países em que o desporto tem mais competição do que outros, em função da política e forma de atuação das entidades competentes. Acho que estamos relativamente próximos da realidade do Chipre, mas a pandemia tirou-nos desde março a possibilidade de competir. As jogadoras levam quatro ou cinco jornadas de campeonato, o que não é o ideal”, lamentou.

A convocatória apresenta algumas futebolistas muito jovens, como são os casos de Maria Negrão (16 anos), Alícia Correia (17), Andreia Jacinto (18) ou Telma Encarnação (19), entre outras, mas, para Francisco Neto, o que conta “é a competência e não o bilhete de identidade”.

“Estas jogadoras têm competência para os desafios que aí vêm e, independentemente da idade, confiamos imenso nelas. Também sabemos que vão estar suportadas por jogadoras com muita experiência, que já passaram pelo caminho delas. O grupo funciona bem quando conseguimos ser coletivos com esta mescla de juventude e experiência”, explicou o Selecionador Nacional.

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com 10, mas mais dois encontros realizados. Albânia, com três, segue em quarto, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo, mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

*Com Lusa

Treino de adaptação ao palco do jogo

A formação lusa, que viajou para Lárnaca num voo ‘charter’, de forma a cumprir com todas as recomendações sanitárias, realiza esta quinta-feira um treino de adaptação à AEK Arena, o estádio que vai acolher o jogo desta sexta-feira entre Chipre e Portugal. A sessão está marcada para as 19h00 locais, menos duas em Portugal continental.

Árbitra polaca 

A polaca Michalina Diakow, de 29 anos, vai dirigir o encontro de sexta-feira entre Chipre e Portugal, com a ajuda das compatriotas Anna Dabrowska e Aleksandra Prus.

Monika Mularczyk, também natural da Polónia, desempenhará funções de quarto árbitro.

Reveja a convocatória para os jogos com o Chipre:
Aston Villa FC:
Diana Silva
BV Borussia Bocholt: Ana Leite
Famalicão FC: Rute Costa e Maria Negrão
Fiorentina: Cláudia Neto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton
SC Heerenveen: Francisca Cardoso
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Matilde Fidalgo 
Sporting CP: Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Inês Pereira, Patrícia Morais, Mónica Mendes, Joana Marchão, Alicia Correia, Ana Capeta
Stade de Reims: Mélissa Gomes

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

22.10.2020 | quinta-feira
19h00 Treino oficial na AEK Arena

23.10.2020 | sexta-feira
19h00
Jogo Chipre x Portugal, na AEK Arena 

24.10.2020 | sábado
10h00
Treino
15h00 Viagem de regresso para Portugal [chegada prevista para as 18h00]

25.10.2020 | domingo
17h30
Treino

26.10.2020 | segunda-feira
10h00
Treino
17h00 Treino 

27.10.2020 | terça-feira
18h00
Jogo Portugal x Chipre, no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril)

**Programa sujeito a alterações. As horas mencionadas no programa de atividades são as locais. No Chipre são mais duas horas que em Portugal continental

 

 

 


;
;
22 de Outubro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias