Seleção A Feminina

Cláudia Neto: "Estamos confiantes"

Futebol Fem. - Seleção A

Capitã da Seleção Nacional aponta à vitória na dupla jornada frente ao Chipre. A comitiva lusa viaja para Lárnaca esta quarta-feira.

A Seleção Nacional Feminina A viaja esta quarta-feira, pelas 15h00, para Lárnaca, onde irá realizar na sexta-feira o primeiro de dois jogos frente ao Chipre, a contar para a fase de apuramento do Europeu. 

Antes da partida, a capitã Cláudia Neto resumiu as expectativas lusas, colocando a mira nos seis pontos. “Estamos motivadas e contentes por podermos competir outra vez. E estamos confiantes. Queremos os seis pontos nesta dupla jornada e isso é o mais importante. Estar tanto tempo paradas é difícil, mas temos de ser superiores a isso”, referiu aos jornalistas.

Sobre o confronto com as cipriotas, inédito na história da Equipa das Quinas, a jogadora da Fiorentina disse, também, esperar "um jogo difícil e competitivo", apesar de reconhecer o favoritismo de Portugal, 32.º no ranking FIFA de seleções, enquanto o Chipre se encontra na 123.ª posição. 

"Somos favoritas mas temos de mostrar a nossa superioridade em campo. Estamos a preparar-nos da melhor maneira possível para chegar lá e fazer um bom resultado”, explicou, com os olhos postos no embate de sexta-feira, marcado para as 17h00 [hora de Lisboa, mais duas no Chipre], e com transmissão em direto no Canal 11.

Cláudia Neto abordou ainda o clima de incerteza provocado pela pandemia e que cria regras de segurança mais apertadas para as atividades desportivas. "Já estamos habituadas. São as regras normais que nos são exigidas, da higiene e dos testes à Covid-19. Já é um processo natural, não influencia em nada. É só o facto de termos estado muito tempo paradas, sem competir, mas temos de nos adaptar da melhor maneira possível”, comentou.

Com 32 anos, e 128 internacionalizações com a principal camisola de Portugal, Cláudia Neto é uma das futebolistas mais experientes na armada lusa e conta que procura transmitir a sua "experiência e sabedoria” às atletas mais jovens, como são os casos de Maria Negrão (16 anos), Alicia Correia (17), Andreia Jacinto (18) ou Telma Encarnação (19), entre outras.

“São miúdas com muita qualidade, jovens com grande projeção. Claro que lhes tento transmitir a minha experiência e sabedoria, tal como a minha confiança, para que possam também jogar contra o Chipre e contribuírem com bom futebol, que qualidade têm bastante”, expressou.

Portugal, recorde-se, ocupa a terceira posição no Grupo E de qualificação para o Europeu, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com 10, mas mais dois encontros realizados. A seleção da Albânia, com três pontos, segue em quarto, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Árbitra polaca 

A polaca Michalina Diakow, de 29 anos, vai dirigir o encontro de sexta-feira entre Chipre e Portugal, com a ajuda das compatriotas Anna Dabrowska e Aleksandra Prus.

Monika Mularczyk, também natural da Polónia, desempenhará funções de quarto árbitro.

Reveja a lista de convocadas para os jogos com o Chipre:
Aston Villa FC: 
Diana Silva
BV Borussia Bocholt: Ana Leite
Famalicão FC: Rute Costa e Maria Negrão
Fiorentina: Cláudia Neto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton
SC Heerenveen: Francisca Cardoso
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Matilde Fidalgo 
Sporting CP: Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Inês Pereira, Patrícia Morais, Mónica Mendes, Joana Marchão, Alicia Correia, Ana Capeta
Stade de Reims: Mélissa Gomes

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

21.10.2020 | quarta-feira
10h00 Treino
15h00 Viagem Lisboa-Chipre [chegada a Lárnaca às 22h00 locais] 

22.10.2020 | quinta-feira
19h00 
Treino oficial na AEK Arena

23.10.2020 | sexta-feira
19h00 
Jogo Chipre x Portugal, na AEK Arena 

24.10.2020 | sábado
10h00 
Treino
15h00 Viagem de regresso para Portugal [chegada prevista para as 18h00]

25.10.2020 | domingo
17h30 Treino

26.10.2020 | segunda-feira
10h00 
Treino
17h00 Treino 

27.10.2020 | terça-feira
18h00 
Jogo Portugal x Chipre, no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril)

**Programa sujeito a alterações. As horas mencionadas no programa de atividades são as locais. No Chipre são mais duas horas que em Portugal continental

 


;
;
21 de Outubro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias