Mónica Mendes: "A entrega fará a diferença"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa dá o mote para a dupla jornada com o Chipre.

A três dias de Portugal retomar a qualificação para o Campeonato da Europa, com o primeiro de dois jogos de qualificação frente ao Chipre, Mónica Mendes deixou uma mensagem de confiança nas cores lusas, mas também de respeito pela formação cipriota.

"O Chipre está numa posição inferior à nossa no ranking FIFA de seleções [no 123.º lugar], mas isso não invalida que tenhamos de dar o nosso melhor para vencer o jogo", avisou a internacional portuguesa, frisando que, "tal como Portugal, o Chipre é uma seleção em crescimento".

"As duas equipas estão em fases diferentes de crescimento. O Chipre tem investido no seu próprio talento para se tornar cada vez melhor, como Portugal tem feito nos últimos anos. Vimos de uma paragem competitiva e as seleções partem mais ou menos do mesmo patamar. O que vai fazer a diferença é a entrega", explicou Mónica Mendes.

FOTOGALERIA

Sobre os pontos fortes da formação cipriota, Mónica Mendes apressou-se a dizer que "as jogadoras são apaixonadas por futebol e aguerridas". "As cipriotas jogam sobretudo por amor à camisola. Esse é o maior trunfo maior delas", apontou a jogadora, que representou a equipa do Apollon Ladies durante um mês, em 2015/2016.

"Temos de estar muito concentradas naquilo que temos de fazer do princípio ao fim, pois elas não vão facilitar nada. Vai ser um enorme desafio, mas tenho a certeza de que, se Portugal conseguir meter em campo aquilo que está a treinar, vamos ter jornada muito positiva”, frisou Mónica Mendes, revelando ter "boas referências também da avançada de origem norte-americana" [Krystyna Marie Freda], chamada pela primeira vez à seleção do Chipre. 

Chipre-Portugal na sexta-feira

Portugal joga Lárnaca na sexta-feira, 23 de outubro, pelas 19h00 locais [17h00 em Lisboa], e recebe a seleção cipriota quatro dias depois, pelas 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

A equipa de Francisco Neto ocupa o terceiro lugar do Grupo E de apuramento para o Europeu, com uma vitória e um empate em dois jogos disputados, enquanto o Chipre está na última posição, ainda sem pontuar nem marcar qualquer golo.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Árbitra polaca 

A polaca Michalina Diakow, de 29 anos, vai dirigir o encontro de sexta-feira entre Chipre e Portugal, com a ajuda das compatriotas Anna Dabrowska e Aleksandra Prus.

Monika Mularczyk, também natural da Polónia, desempenhará funções de quarto árbitro.

Reveja a lista de convocadas para os jogos com o Chipre:
Aston Villa FC: 
Diana Silva
BV Borussia Bocholt: Ana Leite
Famalicão FC: Rute Costa e Maria Negrão
Fiorentina: Cláudia Neto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton
SC Heerenveen: Francisca Cardoso
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Matilde Fidalgo 
Sporting CP: Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Inês Pereira, Patrícia Morais, Mónica Mendes, Joana Marchão, Alicia Correia, Ana Capeta
Stade de Reims: Mélissa Gomes

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

21.10.2020 | quarta-feira
10h00 Treino
15h00 Viagem Lisboa-Chipre [chegada a Lárnaca às 22h00 locais] 

22.10.2020 | quinta-feira
19h00 
Treino oficial na AEK Arena

23.10.2020 | sexta-feira
19h00 
Jogo Chipre x Portugal, na AEK Arena 

24.10.2020 | sábado
10h00 
Treino
15h00 Viagem de regresso para Portugal [chegada prevista para as 18h00]

25.10.2020 | domingo
17h30 Treino

26.10.2020 | segunda-feira
10h00 
Treino
17h00 Treino 

27.10.2020 | terça-feira
18h00 
Jogo Portugal x Chipre, no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril)

**Programa sujeito a alterações. As horas mencionadas no programa de atividades são as locais. No Chipre são mais duas horas que em Portugal continental

 


;

Notícias