Maria Negrão, a caçula da Seleção A Feminina

Futebol Fem. - Seleção A

Com apenas 16 anos, a jogadora do Famalicão é a convocada mais jovem às ordens de Francisco Neto.

Matosinhos, verão de 2007. Em casa do senhor Mário Negrão, professor de matemática na Secundária Garcia da Horta, dois filhos adolescentes e uma filha pequenina de três anos jogam à bola a todo o gás. Começam dentro de casa e prosseguem no pátio do prédio. Sem pausas. Por vezes, até à exaustão.

O adolescente mais velho tem o nome do pai. O mais novo chama-se Rodrigo. Maria Negrão é o nome da caçula que se esforça para acompanhar os manos e a única da família que seguirá carreira no futebol, estreando-se em 2020, com apenas 16 anos, nas convocadas para a qualificação do principal Europeu Feminino.

"Aprendi a jogar assim, a tentar acompanhar os truques dos meus irmãos, que são 11 e dez anos mais velhos do que eu. Em 2008, fui para o meu primeiro clube, que era fruto de uma parceria entre o Boavista e o AC Milan. Depois passei pelo SC Porto, onde joguei com rapazes, e integrei o projeto do Famalicão", conta a avançada, confessando que não ve via a embarcar tão cedo na aventura da Seleção A Feminina: "Não esperava ser chamada aos 16, embora sonhasse com isso. Sinto um pouco de ansiedade por ser a primeira vez".

FOTOGALERIA

Na equipa principal do Famalicão desde a época passada, Maria Negrão assinou 19 golos pelo emblema famalicense, incluindo o primeiro da equipa na Liga BPI. Já nas seleções jovens, o registo da jogadora também é impressionante, pois apontou 18 golos em 35 internacionalizações, 12 dos quais ao serviço da Seleção que brilhou no último Europeu Feminino sub-17. 

"Tenho alguns golos porque o meu foco está muito na baliza. Tem a ver com a minha formação. Sempre treinei para chegar facilmente a zonas de finalização", explicou, assumindo que gostava de "contribuir com mais golos para a Seleção, seja em que escalão for".

Aluna brilhante do 12.º ano, Maria Negrão tenciona conciliar o futebol com um curso superior. "Quero ter um plano B, caso não consiga viver profiisonalmente do futebol", justificou-se, garantindo que o curso a seguir ainda é uma incógnita.

"Estou um pouco indecisa entre um curso de Desporto ou de Nutrição. Gosto muito de matemática e não é por ter um pai a lecionar. É por ver semelhanças entre o futebol e a matemática. Um jogo é como um desafio de matemática, com etapas para resolver e obriga-nos a encontrar sempre as melhores soluções. Gosto disso e de me superar", acrescentou a jovem, que também estuda e toca violino desde os cinco anos.

Grupo completo

A Seleção Nacional Feminina A realizou, esta segunda-feira à tarde, o primeiro treino na Cidade do Futebol, a pensar na dupla jornada de apuramento frente ao Chipre. Francisco Neto teve à sua disposição as 25 convocadas, incluindo a capitã Cláudia Neto e Andreia Faria, que se juntaram ao grupo mais tarde.

Para terça-feira, estão agendados dois treinos. A equipa voltará a trabalhar na manhã de quarta-feira, antes da viagem para o Chipre. 

As comandadas de Francisco Neto, recorde-se, vão defrontar duas vezes a seleção cipriota, primeiro em Lárnaca, no dia 23, pelas 17h00 [hora portuguesa], depois no Estoril, quatro dias depois, pelas 18h00. 

Portugal segue na terceira posição 

Portugal encontra-se na terceira posição do Grupo E de qualificação para o Europeu Feminino, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois jogos disputados. O Chipre realizou três partidas de qualificação e ainda não somou qualquer ponto.

A fase final do Europeu, inicialmente marcada para o verão de 2021, avançou um ano no calendário, estando agora agendada para julho de 2022, em Inglaterra. Apuram-se para a derradeira fase os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um "play-off" em data a definir.

Reveja a lista de convocadas para os jogos com o Chipre:
Aston Villa FC:
Diana Silva
BV Borussia Bocholt: Ana Leite
Famalicão FC: Rute Costa e Maria Negrão
Fiorentina: Cláudia Neto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton
SC Heerenveen: Francisca Cardoso
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Matilde Fidalgo 
Sporting CP: Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Inês Pereira, Patrícia Morais, Mónica Mendes, Joana Marchão, Alicia Correia, Ana Capeta
Stade de Reims: Mélissa Gomes

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

20.10.2020 | terça-feira
10h30 Treino
17h45 Treino

21.10.2020 | quarta-feira
10h00 Treino
15h00 Viagem Lisboa-Chipre [chegada a Lárnaca às 22h00 locais] 

22.10.2020 | quinta-feira
19h00 Treino oficial na AEK Arena

23.10.2020 | sexta-feira
19h00 Jogo Chipre x Portugal, na AEK Arena 

24.10.2020 | sábado
10h00 Treino
15h00 Viagem de regresso para Portugal [chegada prevista para as 18h00]

25.10.2020 | domingo
17h30 Treino

26.10.2020 | segunda-feira
10h00 Treino
17h00 Treino 

27.10.2020 | terça-feira
18h00 Jogo Portugal x Chipre, no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril)

**As horas mencionadas no programa de atividades são as locais. No Chipre são mais duas horas que em Portugal continental.

 


;
;
19 de Outubro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias