FPF APOIA “LÉXICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS”

Portugal Football School

Muito além do “futebolês”: livro académico com mais de mil definições lançado esta sexta-feira pela Universidade Lusófona em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol.

Filipe Casanova, investigador e professor na Universidade Lusófona, e Rui Pacheco, doutorando em Ciências do Desporto e igualmente docente na Lusófona, lançaram esta sexta-feira, no auditório da Associação de Futebol do Porto, o livro que faltava para descodificar a linguagem específica do futebol.

“O Léxico do Futebol Português” é publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas, da já referida universidade, e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol através da Portugal Football School, entidade formadora que funciona sob a égide da Unidade de Investigação e Desenvolvimento federativa.

Ao longo de 216 páginas o leitor pode familiarizar-se com 1167 palavras/denominações utilizadas no futebol. Da “ação de finalização” à “zona vulnerável”, trata-se de uma viagem inovadora que passa pela famosa “basculação” ou pela ação tático-técnica de “encurtar as linhas”, que serve justamente para diminuir a possibilidade de o adversário surpreender a equipa no “espaço entrelinhas”.

Contando com o prefácio de nove personalidades ligadas ao estudo e ao treino do futebol, o livro está estruturado de acordo com uma lógica de enciclopédia, com os termos arrumados de A a Z.

“O Léxico do Futebol Português” custa 19,08 euros. Está à venda na livraria da Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa), nas lojas virtuais da Lusófona e da FPF e nas principais livrarias nacionais, quer físicas quer eletrónicas.

Rui Gomes, vice-presidente da AF Porto, foi o anfitrião da cerimónia de lançamento do livro, na qual participaram os autores, o diretor da FPF Pedro Dias e os responsáveis da Universidade Lusófona Paulo Mendes Pinto e Jorge Proença.


;

Notícias