Seleção A Feminina

Francisca Cardoso: "Sinto-me cada vez mais forte"

Futebol Fem. - Seleção A

Avançada quer tornar-se presença assídua na Seleção Feminina A.

Francisca Cardoso só estava à espera de terminar a faculdade para se aventurar no estrangeiro. Em julho, depois de concluir o curso em Ciências da Nutrição, e de se despedir do SC Braga com quem foi campeã nacional, fez as malas e rumou à Holanda, para representar o Heerenveen.  

Em conversa com o fpf.pt, a avançada de 22 anos diz que tem evoluído bastante com a mudança de ares, a ponto de se sentir "cada vez mais forte e preparada para agarrar as oportunidades no futebol". 

"Parti em busca da profissionalização, mas também queria muito sair da minha zona de conforto para crescer como jogadora e pessoa. Quando terminei a licenciatura nem olhei para trás", contou, explicando que optou pela proposta da Holanda entre outras vindas de mais dois países europeus.

"Encontrei na Holanda o que esperava e precisava: um campeonato mais competitivo e exigente, tanto física como mentalmente. A margem de erro é muito reduzida e isso obriga-me a melhorar todos os dias. Além disso, tenho um apoio personalizado no clube. O trabalho é feito em função das especificidades de cada uma", sublinhou a atacante, que já realizou dois jogos oficiais pelo novo clube, além de ter participado em embates de pré-época.

Questionada sobre as suas expectativas para o estágio da Equipa das Quinas na Cidade do Futebol, Francisca Cardoso, conhecida entre as colegas como 'Chica', foi taxativa: "Estou muito feliz por estar de volta. Vou dar o meu melhor em todos os treinos, assimilar a ideia de jogo do professor [Francisco Neto] e implementá-la. O teste de sábado com o Estoril pode mostrar se percecionei bem, ou não, essa ideia de jogo".

"Se sonho fazer a qualificação? Claro que sim. Tudo faz parte de um processo evolutivo. Sinto que tenho estado a evoluir e é natural que queira tornar-me numa presença constante neste espaço de excelência, haja jogos ou não", acrescentou a internacional portuguesa, que soma apenas uma internacionalização A, depois de ter estado numa fase final de um Europeu sub-17, em 2013.

Cláudia Neto ao cuidado do departamento médico

A Seleção Nacional feminina A realizou, esta sexta-feira, mais um treino na Cidade do Futebol, no qual não participou Cláudia Neto, devido a queixas físicas. A capitã da armada lusa aguarda pelo resultado do exame médico a que foi sujeita, estando em dúvida para a reta final do estágio da Equipa das Quinas, que termina no domingo.

Para este sábado, as comandadas de Francisco Neto têm agendado um jogo-treino diante da formação feminina principal do Estoril Praia. O pontapé de sáida será dado às 17h00.


;

Notícias