Seleção A Feminina

Ana Seiça: "Quero mostrar todo o meu valor"

Futebol Fem. - Seleção A

Central de 19 anos radiante com a chamada às AA e focada em corresponder às expetativas de Francisco Neto.

Ana Seiça está a viver um sonho. Depois de ter estado nos últimos estágios de observação de Francisco Neto, para jogadoras sub-23, a jovem central do SL Benfica vê-se finalmente entre as convocadas da principal Seleção feminina e não esconde a sua felicidade. 

"Fiquei super feliz com a chamada. Chegar à Seleção A era um sonho. Estar neste patamar de excelência, onde há tanto talento, é um privilégio para qualquer jogadora", afirma Ana Seiça, revelando logo depois o seu objetivo: "Agora que cheguei até aqui, quero corresponder e, se possível, superar o que esperam de mim. Com responsabilidade e empenho, tentarei mostrar todo o meu valor. Também vou desfrutar da experiência. Daqui só se sai a ganhar. Vão ser dias enriquecedores".

As primeiras impressões do estágio "são boas", ainda que reconheça que o ritmo do trabalho "tem sido um pouco diferente" daquele a que estava habituada. "As jogadoras e todo 'staff' da Seleção receberam-me bem. Quanto aos treinos, têm sido muito intensos, mas já esperava que assim fossem, porque a equipa esteve parada e tem pela frente uma qualificação importante para um Europeu", refere, acrescentando que conta com "a ajuda da equipa técnica e médica para recuperar" entre treinos. 

Mais forte física e mentalmente

A jovem defesa, de apenas 19 anos, acredita que os 652 minutos somados na equipa principal do SL Benfica, na época passada, tornaram-na mais forte física e mentalmente. "Além de ter ganho ritmo competitivo, desenvolvi uma mentalidade mais forte. Houve jogos desgastantes que nos obrigavam a estar em máximos físicos e mentais", explica a central, que envergou a braçadeira de capitã várias vezes nas seleções femininas jovens.

Convidada a descrever os seus pontos fortes, apressa-se a dizer que "ser destemida é um deles". "O que me define em campo é, essencialmente, a minha garra e a atitude com que encaro os adversários", frisa, mostrando vontade de "continuar a melhorar os índices físicos e afinar pormenores relacionados com o desempenho tático".

Carole e 'Sissi' são referências

"Quero é estar sempre a evoluir", acrescenta, contando que sempre viu Carole Costa e Sílvia Rebelo como referências no futebol. "Olhava para elas como exemplo. A Carole de uma forma mais arrojada, porque é uma central que arrisca e sai a jogar, como gosto de fazer. A 'Sissi' [Sílvia Rebelo] por ser constante e certa nas suas ações. É muito bom poder trabalhar com elas no SL Benfica e, agora, na Seleção".

Segunda-feira com dose dupla de treinos

A Seleção Nacional feminina A realizou um treino este domingo na Cidade do Futebol, ainda sem o grupo completo. Stefanie da Eira, Diana Silva e Francisca Cardoso, que chegam este domingo à Cidade do Futebol, devido a compromissos nos respetivos clubes, só irão treinar com a equipa na segunda-feira. Para esse dia, o grupo tem agendado dois treinos, às 10h30 e às 17h30.

FOTOGALERIA

Qualificação em Outubro

A armada lusa, recorde-se, está a preparar-se para disputar a qualificação para o próximo Europeu, que será retomada em outubro, com dois jogos frente ao Chipre, fora e em casa**.

A fase final do Europeu, inicialmente marcada para o verão de 2021, passou para julho de 2022, mantendo-se a Inglaterra como anfitriã. Portugal encontra-se na terceira posição do Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois encontros disputados.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um "play-off" em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Programa de atividades da Seleção Nacional:

14.09.2020 | segunda-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

15.09.2020 | terça-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

16.09.2020 | quarta-feira
17h00 Jogo-treino

17.09.2020 | quinta-feira
10h30 Treino

18.09.2020 | sexta-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

19.09.2020 | sábado
17h00 Jogo-treino 

20.09.2020 | domingo
10h30 Treino
16h00 Regresso aos clubes

**Calendário da qualificação para o Euro feminino está sujeito a alterações em função da evolução da pandemia de COVID-19 e dos interesses das seleções nacionais.

 


;
;
13 de Setembro 2020
Foto

FPF/André Sanano

Notícias