Seleção A

Laureta: “Joguei como ponta-de-lança”

Seleção A

8 de junho 1983. Portugal, 0 Brasil, 4. Estádio Municipal de Coimbra.

Laureta chegou cedo à principal seleção portuguesa, com apenas 21 anos, mas o seu currículo como internacional ficou-se por um só jogo, amigável, com o Brasil, em junho de 1983. O ex-jogador, que se destacou como lateral-esquerdo no futebol português, tendo sido campeão europeu pelo FC Porto, disputou o único jogo por Portugal como ponta-de-lança. Estranho? Não tanto assim. “Fiz toda a minha formação nessa posição, aliás só com Manuel José no Vitória SC é que comecei a atuar como lateral-esquerdo, em 1983, e a partir daí fixei-me nessa posição sempre”.

Do único desafio como internacional, voto de confiança recebido de Otto Glória, Laureta recorda que jogou toda a segunda parte, substituindo Festas. Considera que cumpriu com o que lhe foi pedido pelo técnico brasileiro, que, dessa vez, e por circunstâncias que para o caso não interessam, não teve a oportunidade de contar com os jogadores do FC Porto, Benfica e ainda Jordão, Manuel Fernandes e Oliveira do Sporting. “Ganhei algumas bolas, fiz dois remates, dei sempre o meu melhor, e cumpri. Nunca mais esquecerei a minha estreia, ainda para mais contra uma seleção extraordinária, onde atuavam, por exemplo, Luizinho, Baptista, Sócrates, Careca, Éder”.

A sua colaboração à principal seleção portuguesa resumiu-se a esse jogo, apesar de ter sido chamado “mais algumas vezes”, mas o que é certo é que nunca mais jogou. “O meu nome esteve na lista dos pré-convocados para o Campeonato da Europa de 1984, mas uma hepatite afastou-me da convocatória final”.


;

Notícias