Processo de certificação já classificou 463 entidades

FPF

Os números das duas últimas temporadas atestam o crescimento desta iniciativa da FPF.

Já são conhecidos os resultados finais da segunda época do novo modelo de certificação de entidades formadoras, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais (ADR).

O impacto deste processo reflete-se claramente na evolução dos números, já que as 339 entidades certificadas na temporada que agora terminou (2019/2020) representam um aumento de 128% face aos números registados na época 2018/2019.

Se forem contabilizadas, neste ciclo de duas temporadas, as entidades que foram certificadas ou reconhecidas como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal (CBFF), o total ascende a 463, o que significa que 47% das 976 instituições que submeteram candidatura melhoraram efetivamente a organização e a prática desportiva. Seguindo este critério, o aumento de entidades classificadas esta temporada ascende a 135% relativamente a 2018/2019.

No dia 24 de julho de 2019 foi anunciado o alargamento deste processo às entidades e clubes com futebol e futsal feminino, uma medida que permitiu alcançar os resultados animadores que agora se registam. Os 32 clubes com equipas femininas que finalizaram este processo merecem destaque, até porque para o futebol e futsal feminino, foi o primeiro ano do processo de certificação, depois do desenvolvimento de ambas as modalidades verificado sobretudo nos últimos anos. Este passo foi considerado fundamental para elevar o nível das condições oferecidas nos escalões de base e para proporcionar uma formação adequada às jovens aspirantes a uma carreira de desportistas no futebol ou no futsal.

A situação provocada pela pandemia de COVID-19 significou um desafio acrescido à execução deste processo nos últimos meses e o Diretor Técnico Nacional, José Couceiro, faz questão de enaltecer a atitude demonstrada pelos diversos agentes desportivos face às dificuldades acrescidas: “Importa realçar o trabalho e empenho de todos, Equipas da FPF/UC/YFM, Estrutura Técnica Nacional da Certificação, Subcomissões de Certificação, da Direção da FPF, bem como dos Dirigentes e Técnicos dos Clubes, que, neste período tão difícil, nunca desistiram, como se comprova pela certificação de 339 Entidades Formadoras, mais 128% que na época anterior. A certificação representa, em si mesmo, o sucesso do futebol nacional, do distrital ao profissional.”

Conheça os nomes das entidades certificadas

Entidades de futebol masculino

Entidades de futebol feminino 

Entidades de futsal masculino

Entidades de futsal feminino


;
;
2 de Agosto 2020
Foto

FPF/Arquivo

Notícias