Cidade do Futebol mais bonita

FPF

Câmara Municipal de Oeiras inaugurou esculturas nas rotundas que balizam a Cidade do Futebol.

A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, esta sexta-feira, dois monumentos escultóricos, alusivos à temática do Desporto e do Futebol, nas duas rotundas localizadas junto à Cidade do Futebol, em Caxias. ​​A cerimónia contou com a presença do do Presidente da FPF, Fernando Gomes, do Presidente do Município, Isaltino Morais, e do autor dos conjuntos escultóricos, o escultor Júlio Quaresma. Humberto Coelho, vice-Presidente da FPF, também participou no evento. 

Na cerimónia pública, Fernando Gomes agardeceu a iniciativa e lembrou a proximidade entre a edilidade e a FPF: "Oeiras tornou-se não só a casa do futebol português e das suas seleções, mas uma casa acolhedora, confortável, cuidada e bonita", disse. 

O Presidente da FPF também sublinhou a escolha da data da inauguração das duas novas peças artísticas: "Portugal festeja hoje quatro anos sobre a conquista do seu primeiro título europeu e do dia mais feliz da sua história de 106 anos. A belíssima obra do mestre Júlio Quaresma - evocativa do caráter histórico e cosmopolita do futebol - não poderia ser um melhor presente", finalizou.

O Presidente da Câmara Munciipal de Oeiras, Isaltino Morais, por sua vez, destacou a importância desportiva e cultural das duas esculturas denominadas, na rotunda norte, "Porta para a Glória", e, na rotunda sul, "O Mundo do Futebol". 

Júlio Quaresma autor da obra classificou as duas esculturas como de leitura fácil nomeadamente, num caso, com a referência a um jogador rematando à baliza e, no outro, a alusão à história e percurso do jogo de futebol e à importância e universalidade do desporto.


;
;
10 de Julho 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias