Beach Soccer divulga plano de retoma das provas internacionais

Futebol Praia - Seleção A

Regresso ainda carece de aprovação por parte das autoridades de saúde de cada país.

A Beach Soccer Worldwide divulgou, esta quarta-feira, numa apresentação onde esteve presente Joan Cusco, presidente do organismo que tutela a modalidade, o plano de retoma das provas internacionais de seleções e de clubes de futebol de praia.

Convém salientar que se trata de um plano teórico. O regresso está dependente da evolução da covid-19 no Mundo e ainda carece de aprovação por parte das autoridades de saúde de cada país.

A Superfinal da Liga Europeia 2020, onde Portugal defenderá o título de campeão europeu conquistado no ano passado, vai ser realizada na Figueira da Foz, entre 1 e 6 de setembro. A prova será organizada em três grupos, onde estarão distribuídas as 12 seleções que pertencem à Divisão A (Portugal, Rússia, Itália, Espanha, Suíça, Ucrânia, Polónia, Bielorrússia, França, Alemanha, Azerbaijão e Turquia). Passam à fase seguinte, aos quartos-de-final, oito equipas: os primeiros classificados de cada grupo, os três segundos classificados e os dois melhores terceiros. Os quartos-de-final estão agendados para 4 de setembro, as 'meias' jogam-se no dia 5 e a final será disputada a 6 de setembro. No mesmo período, e também na Figueira da Foz, realiza-se o Euro Beach Soccer Feminino.

Antes disso, será ainda disputada a Promoção da Divisão B, agendada entre 19 e 23 de agosto, na Moldávia. No que diz respeito a competições internacionais de clubes, a Euro Winners Cup, onde o SC Braga é atualmente tricampeão, realiza-se na Nazaré, entre 8 e 13 de setembro.

O Mundial 2021 disputar-se-á em Moscovo (Rússia), como já tinha sido anunciado, entre 19 e 29 de agosto de 2021, sendo que as datas da fase de qualificação ainda não estão definidas. Os Mundialitos de Seleções e de clubes, assim como a Taça Intercontinental, prosseguem sem datas confirmadas.

A Beach Soccer anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho para debater várias assuntos da modalidade. Madjer, coordenador do futebol de praia da FPF, é um dos membros desse painel.

Refira-se ainda que os calendários podem sofrer alterações, dependendo da evolução da situação da covid-19 no Mundo.
 


;

Notícias