Bruno Travassos lança livro sobre treino no futsal

Portugal Football School

Membro da Portugal Football School é o autor do livro "Manipulação de Exercícios de Treino no Futsal - Da conceptualização à prática".

Bruno Travassos, membro da Portugal Football School, docente da UBI e investigador do CIDESD, lançou um livro designado "Manipulação de Exercícios de Treino no Futsal - Da conceptualização à prática", editado pela Primebooks. Esta obra conta ainda com a colaboração de alguns treinadores de referência do Futsal Mundial como Jorge Braz, Marquinhos Xavier, Jesus Candelas e Mon Barreiro e tem o prefácio de Nuno Dias (treinador Sporting CP) e Joel Rocha (SL Benfica).

Tendo por base os trabalhos de investigação desenvolvidos na Universidade da Beira Interior e no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), bem como a experiência vivida na prática de treinador, este documento reflete a conjugação de evidências científicas e vivencias práticas na procura de um caminho que permita potenciar o treino desportivo no futsal. 

Ao longo deste livro são apresentados os pressupostos para o desenho e manipulação do exercício de treino no futsal, terminando com um exemplo de aplicação. Para além desse exemplo, foram ainda apresentadas sequências de exercícios que ilustram o modo de pensar e de operacionalizar um modelo de jogo por treinadores de topo mundial. 

O investigador e autor da publicação refere a importância da mesma: "este documento reflete a conjugação de evidências científicas e vivencias práticas na procura de um caminho que permita potenciar o treino desportivo no futsal". Bruno Travassos diz ainda que «este livro realça a ideia e define os pressupostos para que o treinador seja visto como um desenhador e construtor de exercícios de treino que lhe permitam potenciar a atuação dos seus jogadores e equipas. Para tal, não existe uma receita correta, mas existe um conjunto de princípios que regulam o comportamento humano que podem ajudar o treinador a melhorar a sua capacidade de desenho, implementação e intervenção nesses mesmos exercícios».

 


;

Notícias