Celebração do Dia Mundial do Refugiado

Responsabilidade Social

A importância do Desporto no acolhimento de jovens migrantes e refugiados em destaque no Canal 11.

Dia 20 de junho celebra-se o Dia Mundial do Refugiado, mas dia 19 o Canal 11 transmite uma entrevista com Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações. Num cargo de grande urgência e relevância, a conversa foca-se na importância do desporto no acolhimento de jovens migrantes e refugiados, já que, para estas crianças e jovens, o futebol e as Seleções Portuguesas em particular representam uma enorme fonte de motivação e inspiração. 

O desporto e o futebol constituem uma ajuda fundamental no processo de conquista de saúde física e emocional, essenciais para o seu desenvolvimento como cidadãs e cidadãos plenos, felizes e confiantes. Sónia Pereira destacou mesmo a importância dos mesmos para a agregação destas pessoas refugiadas: "Aquilo que parece que nos separa dos outros, o futebol aproxima. Quando estão a jogar futebol, todos são iguais e todos concorrem para um objetivo comum. Essa sensação de poder participar num projeto comum, num desporto não necessariamente no futebol, independentemente das histórias que estão por trás é muito importante."

No âmbito da responsabilidade social, a FPF assume o seu papel como parceira atenta, contribuindo no sentido de ajudar os jovens nesta caminhada.

 

 

 


;

Notícias