PFS lança editorial sobre evolução do futebol na próxima década

Portugal Football School

João Brito é o representante português na equipa de autores do editorial publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.

João Brito (Fisiologista da Unidade de Saúde e Performance da FPF e investigador da Portugal Football School) é co-autor de um artigo científico intitulado "Elite football of 2030 will not be the same as that of 2020: Preparing players, coaches, and support staff for the evolution" publicado na ‘Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports’.

Este artigo junta João Brito a investigadores de instituições prestigiadas como George Nassis da South Denmark University, Andrew Massey e Philipp Jacobsen do departamento médico do Liverpool FC, Morten Randers da The Arctic University of Norway, Carlo Castagna da Federação Italiana de Futebol, Magni Mohr da University of the Faroe Islands e Peter Krustrup da University of Exeter.

O documento procura perceber como será o futebol de elite em 2030 e de que forma é que jogadores, treinadores e restante staff de apoio se devem preparar para as evoluções que o desporto-rei irá sofrer na próxima década.

João Brito, um dos autores da publicação, reforçou a pertinência deste editorial: "Nos últimos anos, tem havido uma tendência para que os futebolistas de elite joguem mais jogos durante a época. A intensidade dos jogos tem aumentado de ano para ano, pelo que esta realidade traz grandes desafios fisiológicos e clínicos a quem se ocupa da preparação e acompanhamento de futebolistas, principalmente durante períodos de calendários competitivos congestionados. Assim, neste editorial, juntámos um grupo de investigadores para lançar algumas discussões prementes que poderão merecer interesse de quem faz investigação em futebol no futuro próximo."

O artigo pode ser consultado aqui.

 

 


;

Notícias