PFS lança artigo sobre regresso do futebol após período de confinamento

Portugal Football School

João Brito é o representante português na equipa de autores de artigo publicado no Managing Sport and Leisure.

João Brito (Fisiologista da Unidade de Saúde e Performance da FPF e investigador da Portugal Football School) é co-autor de um artigo científico intitulado "Return to elite football after the COVID-19 lockdown" publicado na ‘Managing Sport and Leisure’.

Este artigo junta João Brito a investigadores de instituições prestigiadas como Magni Mohr, George Nassis, Morten Randers e Peter Krustrup da South Denmark University, Carlo Castagna da Federação Italiana de Futebol e Dan Parnell da Universidade de Liverpool.

O documento procura perceber o impacto que este período de paragem poderá ter no desempenho dos futebolistas, bem como no risco de lesões que podem surgir devido à longa paragem. São apresentadas visões sobre preparação física, treinos e formas de recuperação, de forma a auxiliar as equipas a regressarem da melhor forma à competição.

João Brito, um dos autores da publicação, reforçou a pertinência deste artigo: " O retorno aos treinos e jogos após o período de paragem desportiva e isolamento social deverá trazer novos desafios às equipas técnicas e aos departamentos clínicos das equipas de futebol. Neste artigo, procuramos discutir alguns conceitos fundamentais da preparação de futebolistas face a este novo período competitivo, propondo abordagens de gestão das cargas de treino, da recuperação da fadiga e dos cuidados diversos que poderão ser necessários neste período excecional e sem precedentes de retorno à competição."

O artigo pode ser consultado aqui.


;

Notícias