Tiago Batalha é titular na equipa de combate à pandemia

SEMPRE EM JOGO

O jogador de futebol de praia, internacional pela Seleção Nacional, é enfermeiro nas Urgências do Centro Hospitalar de Leiria e na Clínica do Sítio, na Nazaré.

Tiago Batalha é internacional português pela Seleção Nacional e Futebol de Praia e tem feito um trajeto importante em clubes como o Sporting, SC Braga, CD Nacional, Nápoles, BSC Chargers Baselland, entre outros. Para além das conquistas na areia, como por exemplo a medalha de bronze nos Jogos Europeus em Baku (2015) e a de prata nos Jogos do Mediterrâneo (2019) pela Equipa das Quinas, o fixo português de 30 anos é, atualmente, titular em outra grande luta.

Enfermeiro no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Leiria, e também na Clínica do Sítio, na Nazaré, Tiago Batalha conta ao fpf.pt como está a viver pandemia da covid-19 enquanto profissional de saúde: "Até ao momento, ainda conseguimos ter as coisas mais ou menos controladas. No Serviço de Urgência, há uma área de contingência, onde estão pessoas com sintomas e onde é feito o diagnóstico. Dependendo da situação, as pessoas começam o tratamento e são encaminhadas para casa ou, em casos mais graves, são internadas. Em Leiria temos dois espaços: um onde se tratam os casos suspeitos ou confirmados com covid-19 e outro onde é feito o tratamento de todas as outras situações, isto porque o Mundo não pára", começou por dizer.

Tempo de jogar à defesa

Fazendo o paralelismo com o futebol de praia, Batalha considera que estes são os momentos de jogar à defesa: "Aconselho muita calma e paciência. São tempos difíceis, ninguém está habituado a isto, a estar em casa e ter as saídas controladas. A solução vai passar por todos, não só aqueles que estão na 'linha da frente'. Todos são importantes neste combate. Estamos cá para ajudar quem precisa, mas quem está de fora tem um papel muito importante para evitar a propagação. Fazendo um paralelismo com o futebol de praia, temos de jogar um pouco na defensiva. Os que estão na 'linha da frente', a partir do momento em que é diagnosticada a infeção, temos de atacar com toda a força", acrescentou.

Isolamento programado em caso de agravamento da situação

Em termos pessoais, o internacional português confessa ter cuidados muito especiais no regresso a casa: "Tenho vivido num dilema constante. Sei de profissionais de saúde que já não estão em casa. Alguns alugaram uma caravana e ficam ao lado de casa, outros foram viver para uma segunda habitação. Temos de defender-nos para protegermos a nossa família. No final de cada turno deixo tudo no seu sítio e tento chegar a casa o mais descontaminado possível. Tenho cuidados especiais com a família. Com dois filhos, uma menina com quase nove meses e um rapaz com três anos, é sempre complicado. Já ponderei com a minha esposa, se a situação se agravar terei de passar uma temporada fora de casa. Será muito custoso, mas - a acontecer - será o melhor para todos", confessou.

Com o pensamento também em Nápoles

Batalha ainda abordou a situação em Itália, onde representou o Nápoles durante quatro temporadas: "Tenho estado em contacto com alguns antigos companheiros e as coisas, na região sul, têm estado mais ou menos controladas. Existe uma energia positiva entre nós e é bom sentir que estamos juntos. Temos de nos agarrar às coisas positivas", finalizou.

Recomendações para prevenir o COVID-19.

Mantenha a atividade física.

Preservar a saúde mental.

A FPF considerou, desde o início da pandemia do COVID-19 ser sua obrigação o lançamento de várias iniciativas de apoio à comunidade desportiva assim como o comprometimento total com as suas responsabilidades sociais.  Saiba mais aqui.


;

Notícias