Fernando Gomes reuniu-se com presidentes dos clubes das ligas profissionais

FPF

Encontro sobre temas relacionados com a atual situação do futebol português.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, esteve reunido esta tarde com os presidentes dos 36 clubes das ligas profissionais. O encontro, realizado por videoconferência, abordou temas relacionados com a atual situação que o futebol português atravessa motivada pela pandemia da Covid-19.

Na reunião, convocada pelo presidente da FPF, foram partilhadas as conclusões que resultaram do ‘meeting’ da UEFA com os secretários gerais/CEO das 55 federações nacionais, no qual Tiago Craveiro foi o representante português e que decorreu esta manhã.

Nesse sentido, foi transmitido aos clubes a decisão de cancelar os jogos das Seleções Nacionais A que estavam marcados para junho – jogos de preparação e do playoff do Europeu, sendo que são já 4 os jogos de seleções que ficam por realizar - de forma a aliviar o calendário para os campeonatos nacionais. Com o mesmo objetivo, foi adiado o Campeonato da Europa de sub-21, que deveria disputar-se em maio de 2021, para data a agendar em 2022.

Outras medidas tomadas pela UEFA foram referidas aos presidentes dos clubes, nomeadamente o adiamento do Euro feminino para 2022, bem como os Europeus de sub-19 masculino e sub-17 feminino (ambas as provas dão acesso aos Mundiais). Além do cancelamento dos Europeus de sub-17 masculino e sub-19 feminino, os presidentes foram informados de que os clubes que estão a competir na Youth League serão consultados sobre o destino da edição desta época, podendo a mesma ser cancelada caso a maioria vote nesse sentido.

Os presidentes foram esclarecidos que também a UEFA considera que o futebol de formação, o futebol não profissional e o futebol profissional são realidades distintas e por isso admitem soluções diferentes.

O encontro com os presidentes dos clubes das ligas profissionais vem no seguimento de uma série de contactos que o presidente da FPF tem promovido durante este período de emergência nacional. Fernando Gomes esteve ontem reunido com os representantes das 22 Associações Distritais e Regionais e vai continuar a fomentar conversas com os vários parceiros.


;