Seleção A Feminina

Começo das decisões

Algarve Cup

A 27.ª edição da Algarve Cup conta com três encontros esta terça-feira, onde ficarão definidas as equipas que terminarão a competição entre o 3.º e o 8.º lugar.

Esta terça-feira começa a definir-se a classificação final da Algarve Cup 2020. No terceiro dia de competição ficaremos a saber as equipas que terminarão o torneio entre o 3.º e o 8.º posto.

O dia começa com o encontro que irá definir o terceiro e quarto lugares da competição. Nova Zelândia e Noruega querem terminar no pódio e de tudo farão, no Estádio Algarve, para o conseguir. A partida está marcada para as 16h00, uma hora e meia antes do início do encontro de atribuição do quinto e sexto lugares, que será disputado entre a Bélgica e a Dinamarca, no Estádio Municipal de Lagos. Mais tarde, o dia terminará no Estádio Algarve, com o duelo entre Portugal e Suécia, duas equipas que ficarão a saber se terminam no sétimo ou no oitavo lugar da competição. O pontapé de saída da partida está agendado para as 20h00.  

Está tudo encaminhado para mais um dia de futebol espectáculo no feminino. Os golos, a competitividade, as emoções e a incerteza no marcador prometem alegrar as bancadas dos estádios algarvios que irão acolher a competição nesta terça-feira. 

Saiba o que aconteceu no segundo dia de competição. 

Media Guide

Consulte o Media Guide para saber a constituição dos plantéis das oito seleções participantes, conferir os números e recordes da competição, ler a entrevista de Ann Kristin Aarones - melhor marcadora da primeira edição da Algarve Cup, entre outras informações de elevada importância.

Novo formato

A edição de 2020 da Algarve Cup conta com novidades no formato da competição.

Em vez das 12 seleções participantes, desta feita teremos oito países a lutar pela conquista do troféu. Isto inclui um decréscimo de seis jogos na competição, embora todas as equipas joguem o mesmo número de partidas.

As mudanças não se cingem ao número de equipas, mas também ao formato competitivo. Ao invés de haver quatro grupos de três seleções cada, este ano não haverá fase de grupos, sendo que todos os jogos serão decisivos para a classificação das formações participantes. A equipa que se sagrar campeã da 27ª edição da Algarve Cup terá que ter vencido todos as partidas disputadas.

Ao nível de infraestruturas, na edição de 2019, a competição ia-se realizando em dois locais por dia, algo que se mantém este ano. Os estádios onde todas as emoções irão estar ao rubro, como dito anteriormente, serão o Algarve, o do Parchal e o de Lagos.

Eis o calendário de jogos:

04 março 2020 | quarta-feira

Dia 1
Nova Zelândia 1-1 Bélgica (7-6 após g.p.) (Parchal)
Portugal 1-2 Itália (Estádio Algarve)
Alemanha 1-0 Suécia (Estádio Algarve)
Dinamarca 1-2 Noruega (Parchal)

07 março 2020 | sábado

Dia 2
Apuramento para 1.º a 4.º lugares 

Nova Zelândia 0-3 Itália (Parchal)
Alemanha 4-0 Noruega (Lagos)

Apuramento para 5.º a 8.º lugares 
Bélgica 1-0 Portugal (Parchal)
Suécia 1-2 Dinamarca (Lagos)

10 março 2020 | terça-feira

Dia 3
Atribuição 3.º e 4.º lugares (Estádio Algarve)
16h00: Jogo 9 - 
Nova Zelândia - Noruega (Algarve)

Atribuição 5.º e 6.º lugares (Estádio Municipal de Lagos)
17h30: Jogo 10: 
Bélgica - Dinamarca (Lagos)

Atribuição 7.º e 8.º lugares (Estádio Algarve)
20h00: Jogo 11: 
Portugal - Suécia (Algarve)

11 março 2020 | quarta-feira

Final
18h45: Itália - Alemanha (Parchal)

Estádios

Até 11 de março, o Estádio Algarve, o Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal) e o Estádio Municipal de Lagos irão ser as 'casas' de todas as emoções, acolhendo as quase 200 jogadoras que irão competir no sul do país. Saiba mais sobre estes estádios aqui.

Arbitragem

Além das 190 atletas, estarão também em campo quatro equipas de arbitragem de três confederações diferentes. Conheça-as aqui.

Antevisões das partidas

Os treinadores e jogadoras das equipas participantes já anteviram o segundo dia de competição. Consulte as antevisões aqui. Para declarações mais detalhadas do Selecionador Nacional, Francisco Neto, e da atleta Cláudia Neto clique aqui.

Troféu

Relativamente ao galardão propriamente dito, o conceito do troféu conheceu o atual rosto em 2015, altura em que o modelo competitivo também foi remodelado. O troféu da Algarve, banhado a ouro e prata, foi idealizado e desenhado por Nuno Martins, designer e professor universitário. A imagem, de acordo com o criador, foi identificar a prova com a região onde esta é acolhida: "Pretendeu-se que exista uma identificação imediata com o sol do Algarve - uma das imagens de marca da região -, que está obviamente representado no topo da peça. Mas a vertente competitiva entre as seleções está igualmente presente, através dos elementos ponteagudos", realçou.


;

Notícias