Seleção A Feminina

Cláudia Neto: "Ganhar é o objetivo"

Futebol Fem. - Seleção A

Capitã alerta para o poderio da Suécia, mas acredita que Portugal pode surpreender as nórdicas como na última Algarve Cup.

Portugal vai defrontar a Suécia na próxima terça-feira, no jogo que decidirá a atribuição do sétimo lugar da Algarve Cup, e o objetivo da Equipa das Quinas passa por vencer. A revelação foi feita pela capitã Cláudia Neto, no final do treino deste domingo em Almancil.

"Depois da derrota no último jogo [frente à Bélgica], levantámos a cabeça e começámos a pensar apenas na Suécia. Sabemos que vai ser um jogo complicado contra uma das melhores seleções da atualidade. Mas temos de ser confiantes, areditar no nosso futebol e ambicionar a vitória. Este é um jogo que importante. O objetivo é ganharos para chegarmos com mais confiança à qualificação do Euro'2021", revelou Cláudia Neto, que apontou o golo com que Portugal surpreendeu as suecas na última edição da Algarve Cup. 

Apesar da mensagem de confiança, a capitã da Equipa das Quinas demonstra um enorme respeito pela Suécia, vice-campeã olímpica e terceira classificada no último Mundial feminino. "É uma equipa com jogadoras muito altas e fortes, que tem qualidade para se impor a quase toda a gente no jogo aéreo. Essa é a maior virtude delas", anotou a centrocampista, que conhece a maioria das atletas suecas - três são suas colegas atuais no Wolfsburg, na liga feminina alemã, e várias passaram pelo Linköpings, clube sueco que Cláudia Neto representou de 2014 a 2017.

Para Cláudia Neto, Portugal pode contariar o poder físico das suecas com "uma boa organização e um grande espírito de sacrifício". "Vamos tentar ter bola e impor o nosso jogo, um jogo apoiado. Teremos de dar o máximo de nós para ultrapassar esta Suécia", avisou a jogadora, que se estreou na Seleção A em 2006, tendo feito 126 jogos oficiais com a principal camisola de Portugal.

13.º encontro entre portuguesas e suecas

O Portugal-Suécia de terça-feira vai ter lugar no Estádio Algarve (20h00) e será o 13.º encontro entre as duas seleções, com o saldo claramente favorável à formação nórdica, apesar de ter perdido na sua última presença na Algarve Cup. São onze vitórias suecas contra apenas duas portuguesas.

Diana Silva e Cláudia Neto marcaram no útimo triunfo luso, tem março de 2019, endo o golo da centrocampista do Wolfsburg chegado já em cima do tempo de compensação. Nathalie Björn fez o golo sueco nessa partida, que teve lugar no Estádio Municipal de Albufeira. A vitória anterior da formação portuguesa aconteceu em 1997.

Em busca da primeira vitória no torneio

A armada de Francisco Neto ainda não pontuou na edição 2020 da Algarve Cup depois de ter perdido por 2-1 frente à Itália, e 1-0 com a Bélgica. A Suécia foi derrubada pela Alemanha (1-0) e a vizinha Dinamarca (2-1).

Qualificação do Euro'2021 prossegue em abril

A Algarve Cup antecede dois jogos de qualificação da armada lusa para o Campeonato da Europa de 2021. Depois da participação histórica no Europeu de 2017, em solo holandês, a Equipa das Quinas sonha com a presença na próxima fase final, que irá ter lugar no país berço do futebol, a Inglaterra. Para que tal aconteça, terá de ultrapassar, no Grupo E, as seleções de Albânia, Finlândia, Escócia e Chipre.

Depois de ter vencido por 1-0 a Albânia e empatado a um golo com a Finlândia, Portugal prossegue a sua caminhada de qualificação já em abril, com jogos na Finlândia (10 de abril) e Escócia (dia 14). A armada comandada por Francisco Neto encontra-se na terceira posição do Grupo E, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois jogos disputados.

Recorde-se que se apuram para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar as últimas três vagas da fase final, que será disputada por 16 equipas em Inglaterra, no Verão de 2021. 

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL:

09.03.2020 | segunda-feira
11h00 - Treino no Vale do Garrão
Final do treino - Roda de imprensa com o Selecionador Nacional

10.03.2020 | terça-feira
20h00 - Jogo Portugal x Suécia - Estádio Algarve 

 


;
;
8 de Março 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto