Algarve Cup

Antevisões das primeiras partidas

Algarve Cup

Saiba o que dizem os treinadores e capitães de cada uma das seleções.

A Algarve Cup 2020 arranca já esta quarta-feira e todos os treinadores e capitães das oito seleções participantes mostram ambição na conquista do troféu.  

Consulte aqui o media guide. 

Na véspera do arranque da competição, os treinadores de Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal e Suécia mostraram-se ansiosos pelo apito inicial e realçaram, ainda, a importância desta competição que já vai para a 27.ª edição.

O primeiro dia de jogos vai arrancar com o Dinamarca x Noruega, no Estádio do Parchal, um encontro em que ambos os treinadores e capitães perspetivam um grande jogo.

Lars Sondergaard, treinador da Dinamarca, em discurso direto:

"É muito bom estar de volta, após a pausa de inverno. Vamos ser testados fisicamente contra algumas das melhores equipas do mundo, começando pela Noruega. Será um jogo muito entusiasmante, porque elas estão classificadas acima de nós no ranking mundial da FIFA. Trata-se de uma excelente oportunidade para ver em que ponto estamos. Vamos ter que dar continuidade ao momento positivo a nível exibicional que vivemos há uns meses, de forma a estarmos prontos para os jogos de qualificação para o Euro 2021, que se vão realizar em abril. Também haverá uma oportunidade para testar novas coisas e ver mais jogadoras em ação." 

Pernille Harder, capitã da Dinamarca, em discurso direto:

“Estamos desejosas de voltar à ação. É muito bom podermos iniciar a nossa participação no torneio diante de uma equipa tão forte como a Noruega. Acreditamos que podemos vencer, mas, para isso acontecer, será necessário uma grande exibição de todas as jogadoras."

Martin Sjogren, treinador da Noruega, em discurso direto:

"Vai ser um jogo interessante. Será o primeiro jogo após uma longa pausa com a equipa junta de novo. Estou muito entusiasmado com o facto de voltarmos a competir, especialmente contra uma grande seleção como é a Dinamarca. Vencemos a competição em 2019 e, de forma geral, fizemos uma grande temporada, mas este ano queremos ser ainda melhores e fazer evoluir a equipa. Para já temos que nos focar em vencer as partidas, jogando com qualidade para conseguirmos depois estar no jogo decisivo, no dia 11."

Maren Mjelde, capitã da Noruega, em discurso direto:

"Vai ser excelente jogo, o primeiro deste ano com a Seleção. Já jogámos contra a Dinamarca na Algarve Cup e obtivemos um bom resultado. Esperemos que seja semelhante este ano e que se traduza num bom início para nós. O nosso objetivo é vencer a competição de novo, mas sabemos que será muito complicado, começando logo pelo primeiro jogo. O nosso foco tem que estar em vencer a primeira partida e depois então pensar no resto."

 

Duas horas e meia mais tarde, arranca no Estádio do Algarve o Alemanha x Suécia. 

Martina Voss-Tecklenburg, treinadora da Alemanha, em discurso direto:

"A Algarve Cup oferece-nos as melhores condições para nos testarmos a um nível muito alto. Também pretendemos testar e desevolver algumas das nossas atletas mais jovens. A Suécia é sempre um adversário complicado e pretendemos dar o nosso melhor frente a uma equipa muito experiente. Temos muito respeito por eles e mal podemos esperar para que o jogo se inicie."

Alexandra Popp, capitã da Alemanha, em discurso direto:

"Estamos entusiasmados com o torneio. É importante para nós enquanto equipa, para nos desenvolvermos diante de adversários com qualidade. A Algarve Cup tem sido uma competição que nos providencia isso já há alguns anos. Queremos sempre competir com as melhores equipas do mundo e a Suécia é uma delas. Tem sido um adversário que temos defrontado com bastante regularidade. Estou muito entusiasmada e ansiosa que o jogo comece."

Peter Gerhardsson, treinador da Suécia, em discurso direto:

"Estou muito feliz por voltar a Portugal para a Algarve Cup 2020. O torneio é uma boa forma de começar um ano que tem qualificações importantes para o Europeu e com os Jogos Olímpicos. Estamos ansiosos para começar o torneio frente à Alemanha, amanhã." 

Caroline Seger, capitã da Suécia, em discurso direto:

"A Alemanha é um adversário forte e os jogos contra eles são sempre um desafio enorme. A equipa está desejosa de entrar em campo e quer muito começar o torneio da melhor maneira possível." 

 

Segue-se no Estádio do Parchal, o Nova Zelândia x Bélgica. 

Tom Sermanni, treinador da Nova Zelândia, em discurso direto:

“O maior desafio para nós é tentar arranjar um equilíbrio na preparação da nossa equipa para os Jogos Olímpicos, mas ao mesmo tempo dando oportunidades a jogadoras que não têm tido tantas oportunidades. Ainda assim, é importante perceber que todos os jogos são cruciais e um processo de aprendizagem para nós, de forma a descobrirmos o que precisamos de ajustar a nível tático ou a nível de escolhas.”

Ali Riley, capitã da Nova Zelândia, em discurso direto:

"Estamos muito entusiasmados por ter a equipa em condições e por estarmos em Portugal. O primeiro jogo será certamente uma grande partida, contra um adversário com quem nunca jogámos antes. Será um bom teste porque estão acima de nós no ranking. Estamos a prepararmo-nos para os Jogos Olímpicos e isso é um passo importante na preparação, por isso temos que aproveitar ao máximo o tempo limitado que temos em conjunto." 

Ives Serneels, treinador da Bélgica, em discurso direto:

“Estou muito curioso para ver como é que as nossas jogadoras vão começar a Algarve Cup 2020. A Nova Zelândia é um adversário complicado e que inspira cuidados. Estiveram no Mundial que se realizou em França, no ano passado, e têm um conjunto interessante de jogadores jovens e mais experientes, por isso não será, de todo, fácil levá-los de vencida. Muitas das nossas jogadoras que têm tido menos minutos irão merecer uma hipótese de poderem demonstrar o seu valor, o que não nos retira ambição quanto ao nosso percurso na ambição.”

Tessa Wullaert, capitã da Bélgica, em discurso direto:

“Queremos vencer todos os jogos, incluindo o jogo diante da Nova Zelândia. 2020 é o ano importante para nós, pois queremos muito qualificarmo-nos para o Euro 2021, em Inglaterra. Este torneio é uma preparação muito boa para os jogos de qualificação em Abril e Junho, poir isso queremos sair de Portugal com o sentimento de dever cumprido e, se tudo correr bem, com o troféu.”

 

O primeiro dia de competição termina com o Portugal - Itália, no Estádio do Algarve.

Milena Bertolini, treinadora de Itália, em discurso direto:

"Já defrontámos Portugal há dois anos, na Ronda de Qualificação para o campeonato do mundo, mas amanhã será certamente diferente. Trata-se de um adversário que tem crescido a olhos vistos, com atletas a jogarem nalgumas das principais ligas mundiais e espero um jogo de elevado nível. Portugal vai jogar em casa e estarão, certamente, muito comprometidos em fazer uma boa prestação nesta competição."

Sara Gama, capitã da Itália, em discurso direto:

"Amanhã iremos jogar frente à equipa da casa e será uma partida muito importante. É um torneio de preparação, onde iremos defrontar seleções de topo. Queremos sair-nos bem e pôr em prática aquilo que fazemos nos treinos. É o primeiro jogo em 2020 e queremos entrar com o pé direito." 

Francisco Neto, treinador de Portugal, em discurso direto:

"A Itália é uma equipa forte que fez um Campeonato do Mundo muito positivo. Tem crescido bastante e, até ao momento, só somou vitórias na qualificação para o próximo Campeonato da Europa. É uma equipa dominadora que gosta de ter bola e apresenta uma dinâmica ofensiva muito interessante, sempre com muitas opções. Nós temos de entrar em campo altamente concentrados para contrariar as italianas. Queremos crescer e melhorar o nosso entrosamento, depois de quatro meses de paragem. A densidade competitiva que existe na Algarve Cup, e a qualidade das seleções participantes, vão ajudar-nos a ficar mais fortes. A oportunidade de competirmos frente às melhores seleções é preciosa"

Consulte aqui o calendário de jogos da competição:

Eis o calendário de jogos:

04 março 2020 | quarta-feira

Dia 1
18h00
 - Jogo 1: Nova Zelândia vs. Bélgica (Parchal)
20h15 - Jogo 2: Portugal vs. Itália (Estádio Algarve)
16h30 - Jogo 3: Alemanha vs. Suécia (Estádio Algarve)
14h00 - Jogo 4: Dinamarca - Noruega (Parchal)

07 março 2020 | sábado

Dia 2
Apuramento para 1.º a 4.º lugares (Parchal ou Lagos)
Jogo 5: 
Vencedor Jogo 1 vs. Vencedor Jogo 2
Jogo 6. Vencedor Jogo 3 vs. Vencedor Jogo 4

Apuramento para 5.º a 8.º lugares (Parchal ou Lagos)
Jogo 7: 
Vencido Jogo 1 vs. Vencido Jogo 2
Jogo 8. Vencido Jogo 3 vs. Vencido Jogo 4

Kick-off time: 14h30; 17h00; 18h00 e 21h00

10 março 2020 | terça-feira

Dia 3
Atribuição 3.º e 4.º lugares (Estádio Algarve ou Lagos)
Jogo 9: 
Vencido Jogo 5 vs. Vencido Jogo 6

Atribuição 5.º e 6.º lugares (Estádio Algarve ou Lagos)
Jogo 10: 
Vencedor Jogo 7 vs. Vencedor Jogo 8

Atribuição 7.º e 8.º lugares (Estádio Algarve ou Lagos)
Jogo 11: 
Vencido Jogo 7 vs. Vencido Jogo 8

11 março 2020 | quarta-feira

Final
18h45: Vencedor Jogo 5 vs. Vencedor Jogo 6 (Parchal)


;

Notícias