Algarve Cup

Rivais em campo, amigas fora dele

Futebol Fem. - Seleção A

Dolores Silva vai defrontar a amiga italiana Elena Linari, no arranque da Algarve Cup. O encontro está marcado para quarta-feira, às 20h15, no Estádio Algarve.

O encontro entre Portugal e Itália, referente à jornada inaugural da Algarve Cup 2020, tem significado especial para a internacional portuguesa Dolores Silva. O motivo é a amizade que a une à central italiana Elena Linari. As duas jogaram juntas no Atlético Madrid, onde se sagraram campeãs de Espanha na época passada, e partilharam casa na capital espanhola. Na quarta-feira à noite (20h15), no Estádio Algarve, Dolores e Elena vão vestir a pele de rivais.

"Eu e a Elena [Linari] sempre fomos muito próximas, tanto em campo como fora dele. Era minha colega de casa, convivíamos diariamente em casa e no clube; construímos, por isso, uma sólida relação de amizade. São laços que não são abalados pelos jogos que fizermos uma contra a outra. Vai ser giro revê-la como adversária", contou Dolores Silva, lembrando que já se tinham defrontado antes pelas respetivas seleções, na qualificação para o Mundial, e que também fora "especial".

Sobre a Itália, a jogadora do SC Braga tem as melhores referências, de tal modo que espera "um jogo intenso e bastante difícil" para as cores nacionais. "A Itália é uma seleção que tem evoluído muito nos útimos anos. A entrada na Série A feminina dos clubes grandes italianos, como Milan, Juventus e Roma, aumentou a qualidade do futebol feminino em Itália e o interesse dos adeptos. A qualificação delas para o Mundial de França, depois de muitos anos de ausência, e a categoria individual e coletiva que mostraram nessa competição, também prova que cresceram", argumentou.

Para Dolores Silva, Portugal "precisa de desafios de grande exigência para preparar a qualificação que vai ter em abril". Desafios grandes é o que procuramos sempre na Algarve Cup, onde estão várias seleções de referência. Nós queremos ganhar, mas sobretudo aprender e evoluir com elas. Defrontando as melhores, conseguimos detetar mais facilmente as nossas fragilidades e isso ajuda-nos a melhorar", explicou, frisando que o objetivo principal da Equipa das Quinas "é chegar na máxima força" aos embates com a Finlândia e a Escócia, de qualificação para o Euro'2021, e agendados para 10 e 14 de abril. 

Numa análise ao grupo de jogadoras convocadas por Francisco Neto para a Algarve Cup, Dolores Silva garante ter visto "muito entusiasmo em todas" e disse que "ainda não houve tempo para praxar as mais novas", Andreia Jacinto e Francisca Nazareth, de apenas 17 anos.

"Nós, as mais antigas do grupo, tentamos sempre acolher bem as maisjovens e facilitar-lhes o processo de integração, para que se sintam bem e consigam o máximo com a camisola de Portugal. No caso da Francisca e da Andreia, são duas jogadoras com futuro muito promissor e espero que possam dar muitas alegrias aos portugueses, começando já neste torneio", afirmou Dolores, que soma 111 internacionalizações com a principal camisola de Portugal.

O Portugal-Itália de quarta-feira vai ser transmitido pelo Canal 11.

Francisco Neto antevê o Portugal-Itália esta terça-feira

A Seleção Nacional Feminina A realizou esta segunda-feira o primeiro treino no Vale do Garrão, em Almancil, no qual participaram as 23 jogadoras convocadas por Francisco Neto. Para terça-feira, está previsto novo apronto, às 16h00, no mesmo local. Antes, pelas 15h45, o Selecionador Nacional e uma jogadora irão fazer a antevisão do jogo frente à Itália.  

Além do embate entre Portugal, 31.º classificado no ranking FIFA, e Itália, 14.ª, a ronda inaugural também ficará marcada pelos encontros entre a Nova Zelândia (23.ª) e a Bélgica (17.ª), o duelo entre a Alemanha (2.ª) e a Suécia (5.ª), e ainda o jogo entre os vizinhos Dinamarca (16.ª) e Noruega (12.ª). 

Histórico desfavorável com a Itália

O histórico da Seleção Nacional feminina A com a congénere italiana é muito desfavorável às cores nacionais. Em 15 encontros, Portugal logrou vencer somente dois, tendo sofrido 13 derrotas frente à formação transalpina. No 'score de golos', a equipa lusa também sai a perder, com 31 golos marcados pelas italianas contra 10 assinados pelas portuguesas.

Os únicos triunfos de Portugal sobre a Itália aconteceram em 2000 e 1994. E Ana Borges, entre as convocadas de Francisco Neto para a presente edição da Algarve Cup, apontou o último golo luso às italianas, a 27 de março de 2010, numa vitória transalpina por 3-1.

A última vez que as duas seleções se encontraram foi em junho de 2018, em Florença, na caminhada de qualificação para o Mundial de França, com o triunfo a sorrir novamente às transalpinas, que venceram por 3-0. 

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO COM A ITÁLIA

Ensaio geral para a qualificação do Euro'2021

A Algarve Cup reveste-se de importância capital para a Equipa das Quinas, pois antecede dois jogos de qualificação importantes para o Campeonato da Europa de 2021. Depois da participação histórica no Europeu de 2017, em solo holandês, a Equipa das Quinas sonha com a presença na próxima fase final, que irá ter lugar no país berço do futebol, a Inglaterra. Para que tal aconteça, terá de ultrapassar, no Grupo E, as seleções de Albânia, Finlândia, Escócia e Chipre.

Depois de ter vencido por 1-0 a Albânia e empatado a um golo com a Finlândia, Portugal prossegue a sua caminhada de qualificação já em abril, com jogos na Finlândia (10 de abril) e Escócia (dia 14). A armada comandada por Francisco Neto encontra-se na terceira posição do Grupo E, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois jogos disputados.

Recorde-se que se apuram para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar as últimas três vagas da fase final, que será disputada por 16 equipas em Inglaterra, no Verão de 2021. 

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL:**
03.03.2020 | terça-feira
Antes do treino
- Roda de imprensa com o Selecionador Nacional - Vale do Garrão (Almancil)
16h00 Treino no Vale do Garrão

04.03.2020 | quarta-feira
20:h15
Jogo Portugal x Itália – Estádio Algarve

05.03.2020 | quinta-feira
Antes do treino
- Roda de imprensa com jogadora
16h15 Treino 

06.03.2020 | sexta-feira
11h00 Treino
Final do treino - Roda de imprensa com Selecionador Nacional 

07.03.2020 | sábado
17h00
Portugal x a definir

08.03.2020 | domingo
11h00
Treino
Final do treino - Roda de imprensa com jogadora

09.03.2020 | segunda-feira
11h00
Treino
Final do treino - Roda de imprensa com jogadora

**Programa sujeito a alterações. Restante programação a divulgar oportunamente em fpf.pt. 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE DA ALGARVE CUP 2020

 

 

 


;
;
2 de Março 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias