Tudo a postos para o pontapé de saída da Liga Revelação

Liga Revelação

Estão feitas as contas da Fase Regular da Liga Revelação. Seguem-se duas Fases de Apuramento antes da Taça Revelação.

O Rio Ave venceu a Fase Regular da Liga Revelação, depois de uma disputa renhida pelo primeiro lugar com o SL Benfica. A Fase de Apuramento de Campeão iniciar-se-á nesta sexta-feira, dia 21 com os confrontos que opõem o Rio Ave - SC Braga, o Estoril Praia – CD Aves e o FC Famalicão – Leixões SC.

Relembre-se que foram apurados para a Fase de Apuramento de Campeão as equipas que terminaram a Fase Regular nos seis primeiros lugares. As restantes equipas irão competir no apuramento para a Taça Revelação, que está dividido em duas séries, norte e sul. Os primeiros lugares de ambas séries vão discutir a Taça Revelação com as equipas que disputam a fase de Apuramento de Campeão.

Fase de Apuramento de Campeão

As seis primeiras vagas foram ocupadas por Rio Ave FC, SL Benfica, Estoril Praia, Sporting CP, CD Aves e SC Braga. Esta etapa será jogada em regime de todos contra todos, com as seis equipas a começarem com metade da pontuação que obtiveram. Confira a tabela classificativa aqui

 

 

 

 

 


 

Fase de Apuramento Taça Revelação

As restantes equipas vão disputar duas vagas para integrar o lote das oito formações que irão competir na Taça Revelação. O mesmo acontece à semelhança da Fase de Apuramento de Campeão, onde, também, estes conjuntos veem as suas pontuações a serem divididas para metade. Contudo, esta temporada apresenta novidades no formato.

As dez equipas apuradas para esta fase serão divididas em dois grupos de cinco formações, organizadas geograficamente. Estas cinco de cada conjunto jogarão entre si com os vencedores dos dois grupos a garantirem o acesso à Taça Revelação. 

As séries estão dispostas da seguinte forma: Série Norte – Leixões SC, Vitória SC, CD Feirense, Académica de Coimbra e FC Famalicão. Série Sul – Belenenses SAD, Marítimo, Portimonense, Vitória FC e CD Cova Piedade

Liga Revelação presente nas convocatórias das seleções de Sub-18 aos Sub-21

Nas últimas convocatórias de formação das Equipas das Quinas, vários jogadores da Liga Revelação estiveram presentes.

A Equipa das Quinas de sub-18, que venceu o Torneio de La Manga contou com 8 jogadores que competem em equipas na Liga Revelação, o que equivale a 40% dos convocados de Emílio Peixe, sendo eles Paulo Agostinho e João Daniel (Sporting CP); Guilherme Guedes (Vitória SC); Rafael Rodrigues, Diogo Nascimento, Henrique Araújo, Filipe Cruz e Gerson Sousa (SL Benfica).

No estágio de preparação dos Sub-19, Rui Bento contou com metade da sua convocatória, ou seja 12 dos 24 jogadores chamados, proveniente da Liga Revelação. Alexandre Galvanito (Académica Coimbra); Samuel Soares, Gonçalo Ramos, João Ferreira, Rafael Brito (SL Benfica); Bruno Rodrigues, Eduardo Soares e Pedro Martins (SC Braga); Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes e Tiago Tomás (Sporting CP).

A Seleção de Sub-20 realizou em novembro o seu último momento de concentração até ao mometo, num estágio de preparação que contou com dois jogos, diante da Inglaterra e Alemanha. Mais de metade dos convocados de Filipe Ramos, pertenciam a equipas que militam na Liga Revelação. Foram chamados Daniel Costa (Académica de Coimbra); Chiquinho (Estoril Praia); Gonçalo Franco (Leixões); Samuel Costa (SC Braga); Pedro Pelágio (Marítimo); Diogo Capitão, Fábio Baptista, Gonçalo Loureiro, Miguel Nóbrega, Tiago Araújo e Tiago Dantas (SL Benfica); Tiago Rodrigues e Gonçalo Inácio (Sporting CP); João Valido (Vitória FC)

Já na formação dos Sub-21, o selecionador Rui Jorge convocou um jogador que atuou na fase regular da Liga Revelação. Este mesmo jogador também já esteve presente noutras cinco competições esta época, encontrando-se nos dias que correm como titular da baliza do Sporting CP, Luís Maximiano.

Jogadores das formações Sub-23 atuam pelas respetivas equipas principais.

Dos atletas inscritos, 65 jogadores de dez equipas já carimbaram a sua presença nas Liga NOS 19/20, por 339 vezes esta época. Note-se a aposta dos clubes nos jovens para serem alternativas capazes nos seus jogos de primeira liga.

O Belenenses SAD é a equipa que mais lançou os seus jovens em partidas da equipa principal, 19 dos jogadores sub-23, realizaram um total de 135 jogos.

Por outro lado, as equipas do norte, FC Famalicão (dois jogadores em três jogos), SC Braga (dois jovens em oito partidas) e Vitória SC (apenas um jogador numa exibição) são as equipas com menos transposições de jogadores da Liga Revelação.

Dados da Fase Regular comparativamente ao ano anterior

Dada por terminada a Fase Regular da Liga Revelação, o balanço, numa perspetiva quantitativa, é positivo. A Liga Revelação tornou-se mais jovem, equilibrada, competitiva e com maior aposta na formação portuguesa.

Mais portugueses e mais jovens

Os jovens jogadores nacionais ganharam mais espaço nas equipas da Liga Revelação, tendo registado um aumento de 5,7% de atletas portugueses a disputarem a Fase Regular. Destaque para os goleadores da prova, pois nove dos dez melhores jogadores marcadores também são portugueses.

Fruto do bom desenvolvimento do jogador luso, atletas mais jovens começam a aparecer e a despontar neste espaço competitivo. Nesta temporada, a média de idades global é de 20,78 anos, ao contrário da última temporada que registava uma média de 21,21 anos. Isto permite perceber uma redução da média de idades em 2%.

Em termos de plantéis dos clubes, há que salientar ainda o peso relativo de jogadores sub-23, dado que os jogadores até aos 23 anos subiu cerca de 7%, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Também o número de jovens até aos 18 anos aumentou ligeiramente.

Jogos equilibrados com equipas mais competitivas

A época de 2019/2020 da Liga Revelação tem apresentado um maior equilíbrio de resultados, dado que mais de metade das partidas disputadas têm menos de três golos marcados. Inclusive, identicamente ao ano anterior, uma equipa classificada em 10º lugar tem apenas menos dois golos que o primeiro classificado que também é a equipa mais eficaz (Rio Ave com 53 tentos).

Por outro lado, temos o Vitória SC e o FC Famalicão, como equipas que ocupam os lugares de pior ataque, tendo apontado 31 golos. Ainda assim, um melhor registo que a equipa que estava na mesma situação na época passada, o Cova da Piedade com 18 golos.

Equipas maturas e disciplinadas    

Na presente temporada a Fase Regular viu uma diminuição nas admoestações, graças à fluidez de um jogo mais competitivo. Os atletas viram a cartolina amarela ser-lhes exibida em menos ocasiões, depois de uma descida de 2,7% na média de cartões amarelos por jogo, comparativamente à Fase Regular 18/19.

Caso semelhante sucedeu no momento de expulsão, visto que os jogadores apresentaram uma maior maturidade e, por isso, abandonaram o campo em menos situações por motivos disciplinares. A média de cartões vermelhos por jogo reduziu em 3,7% na presente época da Fase Regular da Liga Revelação.


;
;
21 de Fevereiro 2020
Foto

FPF

Notícias