Seleção Sub-17 Futsal

Afonso Fernandes aguarda estreia

Futsal - Sub-17

O fixo/ala da Equipa das Quinas quer seguir as pisadas do seu conterrâneo André Coelho. Para já tem no horizonte a estreia pela Seleção.

A Seleção Nacional de futsal sub-17 prepara esta segunda-feira os dois jogos de preparação diante da sua congénere gaulesa agendados para terça e quarta-feira no Pavilhão Municipal do Peso da Régua.

Afonso Fernandes aguarda com expetativa a estreia com a Camisola das Quinas e explicou ao fpf.pt que a integração tem decorrido da melhor maneira.

“Os trabalhos estão a correr bem. Apesar de não termos tido muito tempos juntos, vamos preparar-nos da melhor maneira para os dois jogos que teremos pela frente. Este é o meu segundo estágio da Seleção. Já tinha estado nos sub-15, mas foi num estágio sem jogos. O facto de me poder estrear é um grande orgulho para mim e para a minha família. Deixa-me muito feliz poder representar o meu país a fazer aquilo que mais gosto que é jogar futsal.”

O jogador de Nelas tem em um conterrâneo seu uma das grandes referências no futsal.

“Sou de Nelas e sou amigo do André Coelho. Ele é uma grande referência para mim, senão mesmo a principal. Ainda não falei com ele sobre estes jogos, mas tive oportunidade de falar com ele quando fui chamado pela primeira vez. Se existe algum segredo para saírem tantos jogadores desta região? Penso que o ABC de Nelas trabalha muito bem na formação. Apesar de o campeonato distrital poder não ser tão competitivo como de outras regiões, penso que se trabalha no máximo das possibilidades. A formação é boa. Penso que o segredo é apenas o trabalho.”

Aos 15 anos, Afonso Fernandes tem o sonho de chegar à Seleção A e explicou o seu percurso.

“Claro que o meu sonho é chegar à Seleção A. Trabalho para isso. Continua a estudar. Estou no 10.º ano e quero prosseguir com os estudos. O André Coelho é um exemplo de que se pode conciliar os estudos com a alta competição. Comecei no ABC de Nelas com três anos. Estava na ginástica e aos cinco anos quis começar a jogar futsal. Havia essa possibilidade no clube e desde então que jogo no ABC – comecei nos petizes, depois fui para os traquinas. Jogo como fixo, mas também tenho jogado a ala.”

O Treinador Nacional, Pedro Palas, também explicou os objetivos para esta dupla jornada diante de França.

“Esperamos que seja dada continuidade ao trabalho de crescimento iniciado em janeiro, aquando dos jogos com a Ucrânia. Esta é uma equipa que está a ser construída e preparada para o terceiro campeonato da Europa Sub-19 a decorrer em 2023.  Estamos a detetar jogadores, a observá-los e a prepará-los para competição com equipas que nos ajudem a ter esse crescimento e evolução. Conhecemos o processo do trabalho de formação que a França tem vindo a desenvolver. Temos tido jogos com a França em outros escalões e sabemos que, como nós, têm uma estrutura transversal na formação. Trabalham num contexto diferente do nosso – têm os jogadores em regime de internamento. Trabalham como um clube.”

Alteração na convocatória
Pedro Palas viu-se forçado a efetuar uma alteração na lista de convocados chamando João Francisco Almeida (ADCR Caxinas) para o lugar de Vicente Alves (Sporting CP).

Eis a lista atualizada de convocados:
ABC Nelas: 
Afonso Fernandes e Eduardo Martins;
ADCR Caxinas Poça Barca: Daniel Castro, João Francisco Almeida, José Lima, Manuel Campos e Ricardo Marques;
CS S. João Urgicentro Sanfil: Iuri Portugal e Rodrigo Roxo;
SL Benfica: Tomás Colaço;
Sporting CP: Bruno Souto Maior, Diogo Silva, Pedro Santos e Tiago Macedo.

Programa da Seleção:
18 de fevereiro de 2020 | terça-feira
10h30: treino no Pavilhão Municipal do Peso da Régua
19h00: Jogo Portugal vs. França  (Pavilhão Municipal do Peso da Régua)

19 de fevereiro de 2020 | quarta-feira
17h00: Jogo Portugal vs. França  (Pavilhão Municipal do Peso da Régua)
19h30: regresso aos clubes


;
;
17 de Fevereiro 2020
Foto

FPF