Seleção Sub-17

Aprendizagens para o futuro

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas terminou, esta quarta-feira, a participação no Torneio Internacional do Algarve, com uma derrota com a Espanha por 3-1.

A Seleção Nacional sub-17 perdeu, esta quarta-feira, diante da Espanha por 3-1, na última partida referente à 43ª edição do Torneio Internacional do Algarve, que decorreu nas zonas de Albufeira, Lagos e Parchal.

Num jogo que já se adivinhava complicado, a Equipa das Quinas entrou a perder cedo na partida quando Ruben Iranzo Lendínez (7') inaugurou o marcador, após um ressalto furtuito na sequência de uma bola parada, que o deixou no cara-a-cara com o guardião português Vasco Gaspar.

Portugal reagiu bem e Herculano Nabian (32') reestabeleceu o empate no marcador, após um remate forte.

Contudo, Alejandro Jiménez Hernández (43') voltou a marcar e leva a formação espanhola a vencer para os balneários. Já no segundo tempo, a equipa espanhola voltou a marcar, desta feita por intermédio de Carlos Álvarez Rivera (49'), que sentenciou o resultado final em 3-1 para a congénere espanhola.

A Equipa das Quinas somou seis pontos, os mesmos que Espanha e Alemanha, mas terminou na segunda posição da tabela. Com igualdade pontual no minicampeonato a três, a diferença de golos sorri à formação espanhola que soma mais um golo do que os comandados de José Guilherme. A equipa germânica completa o pódio, sendo que a Coreia do Sul ocupa o último lugar dos quatro. 

O momento de concentração teve em vista a preparação para a Ronda de Elite que poderá dar o acesso ao Campeonato da Europa da categoria. Portugal já sabe que está inserido no grupo 5 e que terá como adversários a Alemanha, a Áustria e a Holanda, bicampeã em título, numa fase que será disputada em terras austríacas, entre 25 e 31 de março.

José Guilherme em discurso direto:

"Foi um jogo em que a Espanha foi superior e a vitória é inteiramente merecida. Os dois golos de diferença podem ser um pouco exagerados, mas parece-me que a vitória é incontestável, pois eles foram superiores. Fizemos muitas alterações à equipa, pois também era importante utilizar os jogadores para eles se desenvolverem, até porque estes contextos de grande exigência permitem que os jogadores consigam também evoluir mais. Nesse sentido, a quantidade de substituições que fizemos, tendo colocado jogadores com menos minutos, foi importante para esta evolução. Quanto ao torneio, fizemos uma boa competição. Dois jogos em que fomos muito competitivos, em que apresentámos qualidade e conseguimos vencer. Neste terceiro não fomos capazes de nos superiorizar à Espanha, mas foi bom para percebermos as soluções que tínhamos e algumas fragilidades que ainda temos para as trabalharmos. 

À exceção de não termos ganho o torneio considero que todos os objetivos delineados foram cumpridos. Tínhamos como desejo principal conseguir desenvolver a equipa e torná-la mais competitiva, já que certamente muitos destes jogadores estarão na Ronda de Elite e creio que conseguimos fazê-lo. Conseguimos dar-lhes tempo de jogo, apresentando sempre um futebol extremamente competitivo e isso foi importante para nós. Depois também conseguimos dar mais tempo de jogo a atletas menos utilizados, de forma a que também evoluam. Achámos que esse era o caminho para o desenvolvimento da equipa, para darmos a esses mesmos jogadores competências para estarem ao melhor nível possível dentro de pouco tempo."

 

Ficha de jogo
Torneio Internacional do Algarve - 3.ª jornada
Estádio Municipal da Bela Vista - Parchal

Árbitro: João Gonçalves (Portugal)
Árbitros assistentes: Luís Costa e Hugo Coimbra (Portugal)
4.º árbitro: Tobias Fritsch (Portugal)

Portugal 1-3 Espanha (1-2 ao intervalo)

Portugal: Vasco Gaspar, David Vinhas (António Silva, 46'), Herculano Nabian (João Resende, 55'), Vasco Sousa (Matchói Djaló, 46'), André Silva (André Ferreira, 46'), Marco Torres, João Tomé, Guilheme Montóia - Cap. (Leandro Dias, 55'), Gustavo Mendonça (Tiago Antunes, 55'), Bica (Rodrigo Gomes, 46') e Francisco Ribeiro (Diogo Abreu, 46').
Suplentes não utilizados: Valentino Rodrigues.
Treinador: José Guilherme
Golos: Herculano Nabian (32')
Disciplina: -.

Espanha: Alejandro Iturbe Encabo (Miguel Ángel Sanz, 46'), Hugo Novoa Ramos (Lucas Laso Gutiérrez, 68'), Adrián Granado Lozano (Adrián Corral Alciturri, 46'), Javier Serrano Martínez (Nestor Lucas Rey, 46'), Miguel Rodríguez Vidal (David Vilán Alonso, 62'), Ilaix Moriba Kouruma, Alejandro Jiménez Hernández (Manuel Morillo León, 62'), Carlos Álvarez Rivera(Marc Casado Torras, 68'), Nicolás Serrano - Cap. (David Ruiz Montero, 62'), Ruben Iranzo Lendínez, Alejandro Balde Martínez (Jesús Vázquez Alcalde, 46').
Suplentes:  -.
Treinador: David Gordo
Golos: Ruben Iranzo Lendínez (7'), Alejandro Jiménez Hernández (43'), Carlos Álvarez Rivera (49')
Disciplina: -.

Eis a convocatória completa:
AS Nancy: Marco Torres;
FC Nantes: Valentino Rodrigues;
FC Paços Ferreira: Matchoi Djaló;
FC Porto: David Vinhas, Diogo Abreu, Francisco Ribeiro, Leandro Dias, Tiago Antunes e Vasco Sousa;
GD Chaves: Bica;
Parma Calcio 1913: André Silva;
SC Braga: André Ferreira e Rodrigo Gomes;
SL Benfica: António Silva, Guilherme Montóia, Gustavo Mendonça, João Resende, João Tomé;
Sporting CP: Vasco Gaspar
Vitória SC: Herculano Nabian

Consulte aqui o cartaz do torneio.

Recorde aqui o calendário completo do Torneio Internacional do Algarve.


;
;
12 de Fevereiro 2020
Foto

FPF

Notícias