Seleção A Futsal

Portugal no Mundial!

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas bateu a Itália (4-1) e garantiu a presença no Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal assegurou, este domingo, a passagem à fase final do Campeonato do Mundo Lituânia 2020, ao derrotar a congénere da Itália, por 4-1, no derradeiro encontro do Grupo A da Ronda de Elite, que se disputou no Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim.

Fábio Cecílio e Pany marcam após grande oportunidade de Ricardinho
A Equipa das Quinas entrou em campo, mais uma vez, a dominar e após várias tentativas de remate com muito perigo, o maior momento de vibração no pavilhão que lotou para apoiar Portugal surgiu quando Ricardinho rematou e a bola embateu nos dois postes.



Fábio Cecílio, aos 11 minutos, assistido por Bruno Coelho na direita, fez o 1-0. Pany, aos 17, após bom pormenor técnico fez o 2-0 com que Portugal foi em vantagem para o intervalo.

A formação transalpina arriscou com  guarda-redes avançado e Portugal soube sofrer e defender e Ricardinho bisou. A formação italiana reduziu por Sergio Romano (40').

Confira aqui a classificação.

Jorge Braz em discurso direto
"Concretizarmos o que produzimos ofensivamente elevou os níveis de confiança e permitiu que continuássemos focados na nossa tarefa.

Mas posso garantir que hoje estaríamos igualmente preparados se houvesse alguma adversidade. Era a última oportunidade e foi demasiado notório aquilo que queríamos conquistar. A concretização do primeiro lugar é inteiramente merecida.

Já é a segunda vez que somos felizes neste pavilhão. Foi fantástico iniciar a defesa do ‘cinco para quatro' com o público todo de pé a bater palmas. Perante uma grande seleção mundial e um ambiente destes em nossa casa, só temos de nos sentir felizes e confiantes. Estamos muito agradecidos aos adeptos e é por eles que queremos estar à altura.

[Festejos no final] Foi com esse sentido de família que conquistámos o Europeu e tentámos superar os momentos difíceis. Quando todos queremos o mesmo, é complicado alguém vencer Portugal. E, no fim, como em qualquer festejo de família, dançámos e saltámos todos. Senti-me feliz por estar no meio da minha família no futsal.

[Pressão pelo triunfo da Finlândia] Do ponto de vista racional, temos de estar preparados para tudo. Honestamente, só quando cheguei ao pavilhão é que soube o resultado [vitória por 4-2 sobre a Bielorrússia]. Cumprimos as rotinas que tínhamos de fazer, porque geralmente dá asneira quando focamos muito mais nos outros do que em nós.

Claro que temos expectativas [para o Mundial], mas hoje é difícil fazer esse exercício mental. Agora vou jantar, beber um bom vinho e festejar, mas amanhã [segunda-feira] sei bem que não vou resistir à vontade de iniciar a preparação".

Ricardinho em discurso direto
"Também tínhamos um histórico muito bom contra a Finlândia e não conseguimos ser competentes [empate 2-2]. Sabíamos que nesta fase, com quatro ou seis pontos, íamos ter de lutar para conseguir estar na próxima fase.

A Itália tem muita qualidade e ganhou quase sempre que nos defrontou. Entrámos à Portugal e acalmámo-nos, ao contrário dos jogos anteriores, sem deixarmos de jogar com alegria e ambição. Não cometemos muitos erros e fomos fantásticos, perante uma seleção com quatro ou cinco jogadores desequilibradores e um público incrível.

Seria injusto individualizar num momento coletivo tão bonito. Estava com tanta vontade de ajudar a seleção que não pensava se era com golos, passes ou o que fosse. Sou a cara de um coletivo fantástico, que trabalha todos os dias para estarmos nas fases finais. Era injusto se não estivéssemos na Lituânia, mas no desporto tem de ser ir atrás da justiça.

Ainda falta muito para perceber como estaremos na altura e contra quem vamos jogar, mas somos ambiciosos e queremos melhorar o registo anterior [quarto lugar em 2016]. Vamos trabalhar todos da melhor maneira, até porque possivelmente será o último Mundial de alguns jogadores e esta geração já provou que pode chegar lá.

Depois de vencermos o Europeu, todos vão querer derrotar Portugal na Lituânia. Se antes queriam por termos supostamente o melhor jogador do mundo, agora o estatuto de campeão europeu significa um ‘plus' muito grande para as outras seleções".



Ficha de jogo
Ronda de Elite – Campeonato do Mundo Lituânia 2020
3.ª Jornada do Grupo A
Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim

Árbitros: David Urdanoz Apezteguia e Javier Moreno Reina (Espanha).
Terceiro árbitro: Alejandro Martinez Flores (Espanha).
Cronometrista: Rúben Santos (Portugal).

ITÁLIA 1-4 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

Itália (cinco inicial): Stefano Mammarella, Marco Ercolessi - Cap., Murilo, Alex Merlim e Mauro Canal.
Suplentes: Francesco Molitierno, Victor Mello Rossi, Sergio Romano, Angelo Schininà, Carmelo Musumeci, Massimo De Luca, Marcelo, Julio De Oliveira e Paolo Cesaroni.
Treinador: Alessio Musti.
Golos: Sergio Romano (40')
Disciplina: cartão amarelo para Marcelo (15'). Cartão vermelho a Alex Merlim (39')

Portugal (cinco inicial): André Sousa, Bruno Coelho, João Matos, Ricardinho - Cap. e Cardinal.
Jogara ainda: Edu, André Coelho, Nilson, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo, Pany e Pedro Cary.
Suplentes não utilizados:Erick.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Fábio Cecílio (11'),  Pany (17') e Ricardinho (40' e 40')
Disciplina: cartão amarelo para Fábio Cecílio (24').

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
Itália 2-2 Finlândia
Portugal 2-1 Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
Bielorrússia 3-5 Itália
Portugal 2-2 Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
Finlândia 4-2 Bielorrússia
Itália 1-4 Portugal

Portugal apura-se diretamente para o Mundial e a Finlândia vai ao play-off.

FOTOGALERIA DA RONDA DE ELITE

Nesta competição, os atletas daSeleção Nacional de futsal vestem uma vez mais o equipamento oficial, disponível na Loja Oficial da Seleção

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas arenas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.


;
;
2 de Fevereiro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias