Bruno Coelho: “Focados e concentrados no primeiro jogo”

Futsal - Seleção A

O ala da Equipa das Quinas defende que, neste momento, todas as atenções devem estar viradas para o jogo de quinta-feira com a Bielorrússia.

A Seleção Nacional de futsal prossegue esta segunda-feira com os trabalhos de preparação tendo em vista a sua participação na derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 - a Ronda de Elite que se disputa entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro no Pavilhão oos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim,

Depois de cinco dias de trabalhos em Rio Maior (entre 20 e 24 de janeiro), a Equipa das Quinas concentrou-se no domingo na Póvoa de Varzim e esta segunda-feira já trabalhou no pavilhão que vai acolher os seis encontros do Grupo A da Ronda de Elite. Bruno Coelho, em declarações ao fpf.pt deu conta de como foi o primeiro treino no palco do apuramento.

“Esta manhã já tivemos oportunidade de fazer um treino de recuperação e também de adaptação ao pavilhão, no início de uma semana importante para nós. Depois de uma semana intensa de trabalhos e de uma merecida folga que o mister nos deu, tivemos este primeiro treino mais tranquilo e de recuperação. Vamos aproveitar para descansar até ao treino da tarde, que vai ser mais intenso para prepararmos o jogo com a Bielorrússia.”

Um dos capitães de equipa quer que a equipa mantenha o foco e concentração e alerta que todas as atenções devem estar voltadas para esse primeiro jogo, na quinta-feira, diante dos bielorrussos.

“O mister tem-nos pedido mais concentração e mais foco nos nossos objetivos e naquilo que nós queremos. Temos que ter a máxima concentração nos treinos e naquilo que os é pedido, neste caso para o primeiro jogo. Essa partida com a Bielorrússia deve ser o nosso principal foco no início desta semana. Estamos a preparar-nos para esse jogo e para somar os primeiros três pontos.”

Muito habituado a este tipo de competições em que se disputam três jogos em quatro dias e onde há muito pouca margem para errar, o ala luso sabe que não se podem dissipar as atenções.

“Como já tenho referido várias vezes, o foco e a concentração são essenciais. Temos de estar ao mais alto nível. Estes são os jogos que nós queremos ter e jogar. Queremos muito estar presentes no Mundial e para isso há estas batalhas que temos que temos de ultrapassar. Temos de estar todos unidos, todos juntos e concentrados para conseguirmos esse objetivo. É muito importante pensarmos num jogo de cada vez. Primeiro vamos ter o jogo com a Bielorrússia e só depois pensar no jogo com a Finlândia, para a partir de sábado pensarmos na partida com a Itália. Cada jogo vai ter a sua história. Mais uma vez alerto que nós vamos ter de estar concentrados e focados no jogo com a Bielorrússia. Queremos entrar bem, estar fortes e, acima de tudo, queremos ganhar. A concentração e o foco no que é essencial e importante são fundamentais nesta fase. Durante as refeições e nos tempos mais mortos falamos entre nós que queremos muito estar no Mundial. Não nos passa pela cabeça ficar de fora dessa competição, mas também sabemos o caminho que temos de percorrer e as dificuldades que vamos encontrar. Precisamos de estar unidos e o nosso trabalho faz parte desse caminho que vamos querer trilhar.”

Sabendo o que é preciso fazer dentro de campo, Bruno Coelho também espera contar com uma ajuda extra fora do campo.

“Com certeza que vamos contar com o apoio fora do campo. Vamos estar a jogar a casa… Isso é bom e importante para nós. Espero e acredito que o pavilhão da Póvoa de Varzim vai encher para nos apoiar. Com a ajuda dos portugueses vamos conseguir os nossos objetivos, estou certo.”

Distribuição de bilhetes arranca a 29 de janeiro
Clique aqui para saber onde e quando pode levantar os bilhetes-convite para assistir às seis partidas da Ronda de Elite.

Apoio no treino
No primeiro treino na Póvoa de Varzim, o único aberto ao público, os alunos do quinto e sexto ano daEscola Dr. Flávio Gonçalves assistiram ao treino e no final juntaram-se aos jogadores para uma foto de conjunto. 

Houve ainda quem tivesse tirado selfies com os jogadores.

FOTOGALERIA

Eis a lista de convocados para a Ronda de Elite:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pedro Cary (CR Leões de Porto Salvo), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais - Erick Mendonça (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica),

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Arranque diante da Bielorrússia
A equipa lusa jogará o primeiro encontro diante da Bielorrússia a 30 de janeiro (quinta-feira), pelas 20h30. No dia seguinte (31 de janeiro), também pelas 20h30, a formação comandada por Jorge Braz defrontará a Finlândia. O derradeiro encontro do Grupo A colocará frente a frente Itália e Portugal, a 2 de fevereiro (domingo), pelas 17h00.

Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.



Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.

Processo de acreditação media
Encontra-se a decorrer o processo de acreditação. Saiba mais aqui.

 


;