Edu: “Ansiava por esta chamada”

Futsal - Seleção A

O guarda-redes da Equipa das Quinas destaca a qualidade e considera que o espírito ganhador do conjunto luso podem fazer a diferença.

A Seleção Nacional de futsal voltou a concentrar-se este domingo, depois de cinco dias de trabalho em Rio Maior (entre 20 e 24 de janeiro) em que Jorge Braz contou com 12 dos 14 jogadores convocados para a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 – que se disputa na Póvoa de Varzim entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

A Equipa das Quinas concentrou-se já na Póvoa de Varzim, onde Portugal irá defrontar a Bielorrússia, a Finlândia e a Itália, já com Edu e Ricardinho que falharam a primeira fase de preparação devido aos compromissos pelos seus clubes na Liga Espanhola.

 

Edu, que vestiu a Camisola das Quinas nos jogos de preparação com a França em Chambéry, a 3 e a 4 dezembro, quer agora ajudar Portugal a conseguir o apuramento para o Mundial.

“Fiquei muito satisfeito com a estreia. Foi um sonho realizado, mas agora claro que me quero estrear em jogos oficiais e em solo português. O mister confiou em mim para esta etapa extremamente difícil e quero dar uma boa resposta em tudo o que for necessário para ajudar o nosso país a estar no Mundial. Para mim é um orgulho estar na lista de convocados para a Ronda de Elite. Estou com muita vontade de ajudar o grupo. Era uma chamada que ansiava muito. Portugal tem muitos bons guarda-redes, mas depois dos jogos com a França esperava esta chamada e quero muito começar a trabalhar com todos. Vamos começar com a Bielorrússia e é nesse jogo que temos de pensar neste momento. O primeiro jogo é muito importante. A Bielorrússia evoluiu muito. Empatou com a Itália e só ficou em segundo por ter menos um golo um golo marcado que os italianos."

"Portugal é campeão europeu, mas é preciso demonstrar em todos os momentos o porquê de termos alguns dos melhores jogadores da Europa e do Mundo. Este é um grupo espetacular e com grande qualidade. O espírito de conquista é muito grande e penso que estão reunidas as condições para conseguirmos o apuramento para o Mundial, mas temos de encarar cada jogo como se fosse o último. Este grupo é uma família – todos ajudam. Para além de grandes jogadores são grandes pessoas e isso ajuda a construir uma grande equipa.”

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção , informações sobre os jogadores, historial de confrontos e dados estatísticos sobre a Seleção Nacional.

Distribuição de bilhetes arranca a 29 de janeiro
Clique aqui para saber onde e quando pode levantar os bilhetes-convite para assistir às seis partidas da Ronda de Elite.


FOTOGALERIA

Eis a lista de convocados para a Ronda de Elite:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pedro Cary (CR Leões de Porto Salvo), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais - Erick Mendonça (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica),

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Arranque diante da Bielorrússia
A equipa lusa jogará o primeiro encontro diante da Bielorrússia a 30 de janeiro (quinta-feira), pelas 20h30. No dia seguinte (31 de janeiro), também pelas 20h30, a formação comandada por Jorge Braz defrontará a Finlândia. O derradeiro encontro do Grupo A colocará frente a frente Itália e Portugal, a 2 de fevereiro (domingo), pelas 17h00.

Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.

Processo de acreditação media
Encontra-se a decorrer o processo de acreditação. Saiba mais aqui.


;

Notícias