Fase de decisões

Liga Revelação

Com três jornadas para o final, há muito por decidir ainda na fase regular da Liga Revelação.

Faltam três jornadas para a conclusão da primeira fase da Liga Revelação. Das 16 equipas participantes, seis delas irão competir na fase de apuramento de campeão, enquanto as outras dez vão lutar por uma das duas vagas na Taça Revelação.

Fase de Apuramento de Campeão

Das seis vagas disponíveis para esta fase, duas já estão definidas. SL Benfica e Rio Ave já garantiram o seu lugar na etapa seguinte da competição, estando ainda quatro posições disponíveis.

A próxima formação a garantir o passaporte poderá ser o Sporting CP. Os leões enfrentam, este fim-de-semana, o Cova da Piedade e, em caso de vitória, ficam automaticamente apurados para a fase seguinte.

As vagas que restam podem ser atribuídas a três de quatro equipas: Estoril Praia, CD Aves, Belenenses SAD e SC Braga. Estes quatro conjuntos encontram-se separados por quatro pontos, sendo que destas, apenas CD Aves e SC Braga se irão defrontar ainda nesta fase regular, mais concretamente na 30.ª jornada. O CS Marítimo já não pode fazer parte destas contas pois, na melhor das hipóteses, conseguirá igualar a formação do Belenenses SAD. Contudo, os madeirenses perdem com os azuis no confronto direto (vitória por 1-0 em casa e derrota por 0-3 fora), fazendo com que não possam já sonhar com uma presença na fase decisiva da competição.

Esta etapa será jogada em regime de todos contra todos, com as seis equipas a começarem com a pontuação que obtiveram dividida em metade. No caso de um clube ter terminado a fase regular com número ímpar de pontos, essa formação ficará com o número inteiro seguinte à pontuação dividida em metade. (Ex: Supondo que uma formação acaba com 45 pontos, esta iniciará a fase seguinte com 23).

Fase de apuramento para a Taça Revelação

As restantes dez equipas que compõem a fase regular da Liga Revelação, irão lutar por duas vagas de acesso à Taça Revelação.

À semelhança da fase de apuramento de campeão, também estas formações veem as suas pontuações a serem divididas para metade. Contudo, esta temporada apresenta novidades no formato.

As dez equipas apuradas para esta fase serão divididas em dois grupos de cinco formações, organizadas geograficamente. Estas cinco de cada conjunto jogarão entre si com os vencedores dos dois grupos a garantirem o acesso à Taça da Revelação.

Os números da Liga Revelação

Já constatámos que a Liga Revelação 2019/2020 já se encontra numa fase adiantada, tendo já sido completadas as mesmas jornadas que em toda a fase regular do ano passado. Contudo, esta temporada, fruto da entrada de mais duas equipas (Famalicão FC e Leixões SC) a primeira etapa é disputada com mais jornadas.

Tendo em conta este dado, é interessante chegarmos a esta fase da competição e percebermos o que mudou nestes dois anos, tendo em conta o período homólogo.

Ainda mais portugueses do que na época passada

Esta temporada fica marcada pelo aumento do número de jogadores portugueses utilizados. Este ano são 429 atletas (67,6%), em comparação com os 343 (62,1%) do ano passado. Isto revela uma subida de 9% no peso de portugueses na prova, traduzindo-se em mais 86 atletas em número absoluto.

O rendimento dos jogadores lusos também tem aumentado. No top-10 dos melhores marcadores, nove nomes são portugueses, ao contrário dos sete da época transata.

Percentagem baixa de estrangeiros por plantel

Na linha do ponto anterior, mais de dois terços das equipas da prova têm o plantel com menos de 40% de estrangeiros.

O Portimonense, ao contrário do ano passado, é o único clube que ainda tem mais de 50% do plantel com atletas estrangeiros. O Estoril, por sua vez, conseguiu deixar de estar na situação dos algarvios e conseguiu baixar para a casa dos clubes cuja porção de estrangeiros encontra-se entre os 25% e 40%.

Consulte o quadro:

Temporada 19/20 - Percentagem de estrangeiros por plantel

  • Até 25% - Rio Ave, Cova da Piedade, V. Guimarães;
  • Entre 25 e 40% - Académica, Belenenses SAD, Benfica, Sporting, Estoril, V. Setúbal, SC Braga, Feirense;
  • 40/50 – Marítimo, Famalicão, Leixões, Aves;
  • +50% - Portimonense;

Temporada 18/19 - Percentagem de estrangeiros por plantel

  • Até 25% - Benfica, Belenenses SAD, Académica;
  • Entre 25 e 40% - Rio Ave, Sporting, SC Braga, Cova da Piedade, Marítimo;
  • 40/50 – V. Guimarães, V. Setúbal, Aves, Feirense;
  • +50% - Estoril e Portimonense;

Média de idades mais jovem

Também a média de idades diminuiu. Fruto do bom desenvolvimento do jogador português, atletas mais jovens começam a aparecer e a despontar neste espaço competitivo. Nesta temporada, a média de idades global é de 20,78 anos, ao contrário da última temporada que registava uma média de 21,30 anos. Isto permite perceber uma redução da média de idades em 2,5%.

Em termos de plantéis dos clubes, há que salientar ainda que o peso relativo de jogadores sub-23 aumentou 7%, ao contrário do número de atletas acima dos 30 anos que reduziu para metade (de 1,33% passou para 0,63%). Estes dados ajudam a compreender o fenómeno de metade dos clubes participantes terem uma média de idades no seu plantel inferior a 20,5 anos, ao contrário do ano passado que eram apenas perto de um terço das equipas participantes.

Consulte as estatísticas das médias de idades de cada clube:

Temporada 19/20 - Média de idades por plantel

  • 19,5-20,5 anos – Benfica, Sporting, Feirense, SC Braga, Belenenses SAD, Famalicão, Leixões, Académica
  • 20,50-21,50 – Estoril, Académica, Portimonense, V. Setúbal, Cova da Piedade, Aves, Rio Ave
  • +21,50 -- Marítimo

Temporada 18/19 - Média de idades por plantel

  • 19,50-20,50 – Benfica, V. Guimarães, SC Braga, Sporting
  • 20,50-21,50 – Académica, Portimonense, Marítimo, V. Setúbal,
  • 21,50-22,50 – Cova da Piedade, Feirense, Rio Ave, Belenenses SAD,
  • +22,50 – Estoril, Aves

Equipas mais competitivas

Outra característica desta Liga Revelação 2019/2020 tem sido a redução da distância entre o melhor e o pior ataque da competição.

A formação com mais golos esta temporada é o Sporting, que regista 49 tentos marcados. Em 2018/2019, a equipa mais goleadora era o Desportivo das Aves com 53 golos.

No sentido oposto, temos o Vitória SC, como equipa que ocupa o lugar de pior ataque, tendo apontado 24 golos, um melhor registo, ainda assim, que a equipa que estava na mesma situação na época passada, o Cova da Piedade com 18 golos.

Ora, conseguimos perceber perante estes dados que o ‘gap’ entre o melhor e o pior ataque diminuiu, o que é sintomático do aumento de competitividade nesta competição. Esta temporada, em 26 jornadas, apenas 25 golos separam o melhor do pior ataque, ao contrário do ano transato em que se registava uma diferença de 35 tentos.

Confirmação de projetos sustentados

A Liga Revelação é uma competição levada a sério pelos clubes participantes, vendo nela um patamar crucial do desenvolvimento dos seus atletas.

A criação de projetos sustentados que permitam a evolução dos atletas, ao mesmo tempo que garantam sucesso desportivo, existe e tem-se refletido na classificação, com cinco equipas a repetirem nas duas épocas a presença no top-6 da competição.

SL Benfica, Rio Ave FC, Sporting CP, GD Estoril Praia e CD Aves voltam a marcar presença nos primeiros seis classificados da tabela, tendo a única troca acontecido com o SC Braga que agora é substituído pelo Belenenses SAD.

Consulte aqui os lugares e pontuações dos seis primeiros classificados à 26.ª jornada de ambas as épocas.

Temporada 19/20 - Jornada 26
1. Benfica 57;
2. Rio Ave 54;
3. Sporting 49;
4. Belenenses SAD 43;
5. Estoril 43;
6. Aves 41;

Temporada 18/19 - Jornada 26 – Final Fase Regular
1. Rio Ave 52;
2. Estoril 50;
3. Sporting 49;
4. Aves 47;
5. Benfica 47;
6. Braga 45;

Numa análise mais alargada ao Top 10, conseguimos perceber que nove destes projetos repetem a presença no mesmo. A novidade acaba por ser a recém-criada equipa do Leixões SC que ocupa a vaga anteriormente ocupada pelo Vitória SC.

Temporada 19/20 - Jornada 26
Benfica, Rio Ave, Sporting, Belenenses SAD, Estoril, Aves, SC Braga, Marítimo, Leixões*, V. Setúbal

Temporada 18/19 – Jornada 26 – Final da fase regular
Rio Ave, Estoril, Sporting, Aves, Benfica, SC Braga, V. Guimarães, V. Setúbal, Marítimo, Belenenses SAD

Equipas com maior maturidade

Mais um dado estatístico interessante de analisar prende-se com a diminuição ligeira da média de golos por jogo, o que é sintomático da maior maturidade que ambas as equipas apresentam hoje em dia.

Em 2019/2020, até à 26.ª jornada, ou seja, em 205 jogos, contamos com 561 golos, numa média de 2,74 tentos por partida. Já na época transata, com 182 jogos, os números já apontavam para os 560 golos, dando uma média de 3,07 por jogo. Ao todo, é apenas mais um golo esta época com mais 23 jogos disputados.

 


;

Notícias