Seleção A Futsal

André Coelho: “Próximo jogo é sempre o mais difícil"

Futsal - Seleção A

O ala/luso defende que todos os jogos têm de ser encarados para vencer e o próximo deve ser sempre encarado como aquele que apresentará maiores dificuldades.

A Seleção Nacional de futsal prossegue esta quinta-feira, em Rio Maior, com os trabalhos de preparação tendo em vista a Ronda de Elite - a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2020.

A Equipa das Quinas irá ter pelo caminho, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, as seleções de Bielorrússia, Finlândia e Itália e André Coelho não espera facilidades. O fixo/ala do conjunto luso explicou ao fpf.pt como está a decorrer a preparação. Para já, aponta o jogo com a Bielorrússia, o primeiro desta fase de apuramento, como o mais difícil. Com um discurso ambicioso, alerta para as dificuldades que Portugal irá ter pelo caminho.

“Estamos bem. Sentimo-nos bem, confiantes… Estamos a trabalhar muito bem. Os treinos têm sido intensos e estamos a voltar a assimilar os processos em equipa, que acabamos por perder um pouco quando voltamos para os clubes. Foram três dias fantásticos com cinco bons treinos. O grupo está coeso e tudo está a correr muito bem."


Ontem tivemos um jogo-treino diante dos sub-21, com jogadores super motivados. Foi um bom teste.  Sentimos algum cansaço, o que é normal. Temos tido treinos bastante intensos. Hoje temos mais um jogo-treino. Vamos ter o fim de semana livre para descansar e recuperar do desgaste, pelo que é normal que a carga de trabalhos esta semana seja intensa. O trabalho está a ser muito bem feito. Confiamos muito neste trabalho para que possamos chegar fisicamente no máximo das nossas potencialidades na próxima semana.

Vamos encarar a Ronda de Elite como temos encarado todos os jogos. Estamos aqui num espaço onde a palavra mais importante é ganhar. Todos os jogos que disputamos é para ganhar – sejam de preparação ou a valerem pontos. Neste momento, o nosso principal objetivo é estar presentes no Mundial. Vão ser três jogos onde vamos fazer de tudo para ganhar e alcançar esse objetivo.

Estamos a apontar ao primeiro jogo. Ainda vamos ter oportunidade de conhecer individualmente cada uma das seleções. No trabalho que fazemos nos treinos é-nos explicado aquilo que vamos encontrar

A Bielorrússia ficou em segundo lugar no seu grupo na Ronda Principal. Empatou com a Itália e só ficou nessa segunda posição por ter marcado menos um golo. Se apontamos a Itália como o nosso grande opositor, esse empate e essa classificação serve de alerta. Neste momento todos os jogos são difíceis. Todas as seleções apresentam-se nos jogos muito organizadas, tanto nas bolas paradas, como a defender ou a atacar. Acreditamos no nosso potencial e que podemos vencer, mas sabemos que não nos esperam facilidades. O nível destas seleções que teoricamente estão mais em baixo está a subir muito. Encaramos o próximo jogo como sendo sempre o mais difícil. Iremos fazê-lo da mesma forma com a Finlândia e depois com a Itália. É dessa forma que temos de encarar, sempre, o próximo obstáculo, mas sempre em busca de uma vitória.”

Ultrapassada mais de metade da fase regular da época e depois de uma competição intensa como a Taça da Liga, André Coelho considera que os jogadores estão a atravessar um bom momento de forma.

“Estamos numa fase da época em que os nossos índices físicos estão no auge. Tivemos um período de pré-época e uma primeira parte da época também exigente, com competições -  tanto na Seleção como nos clubes: Depois da pausa do Natal voltámos a estar novamente, ao  nível físico, ao nosso melhor nível. Esta semana de estágio é um complemento para que na próxima semana possamos atingir o máximo das nossas capacidades."

Jogo-treino com o SC Ferreira do Zêzere
O conjunto orientado por Jorge Braz disputou esta quinta-feira, no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior mais um jogo-treino, o último da fase de preparação, diante da formação do SC Ferreira do Zêzere, líder da Série D da Segunda Divisão com 12 triunfos e uma derrota. Clique aqui para saber mais.

Estágio em Rio Maior termina na sexta-feira
A formação lusa tem o último treino em Rio Maior para as 15h30 de sexta-feira. Os jogadores lusos voltam a concentrar-se no domingo (26 de janeiro), pelas 22h00, já na Póvoa de Varzim. Edu e Ricardinho, que ainda têm compromissos pelos seus clubes no fim de semana, juntam-se ao restante grupo também no domingo.

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção , informações sobre os jogadores, historial de confrontos e dados estatísticos sobre a Seleção Nacional.

FOTOGALERIA

Eis a lista de convocados para a Ronda de Elite:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pedro Cary (CR Leões de Porto Salvo), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais - Erick Mendonça (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica),

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Arranque diante da Bielorrússia
A equipa lusa jogará o primeiro encontro diante da Bielorrússia a 30 de janeiro (quinta-feira), pelas 20h30. No dia seguinte (31 de janeiro), também pelas 20h30, a formação comandada por Jorge Braz defrontará a Finlândia. O derradeiro encontro do Grupo A colocará frente a frente Itália e Portugal, a 2 de fevereiro (domingo), pelas 17h00.

Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.

Processo de acreditação media
Encontra-se a decorrer o processo de acreditação. Saiba mais aqui.


;
;
23 de Janeiro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias