Seleção Sub-21 Futsal

Nilson aponta ao jogo com a Bielorrússia

Futsal - Seleção A

O fixo da Equipa das Quinas quer entrar a vencer na Ronda de Elite e apenas pensar nos próximos jogos com os primeiros três pontos conquistados.

A Seleção Nacional de futsal prossegue esta quarta-feira, em Rio Maior, com os trabalhos de preparação para a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, que será disputada na Póvoa de Varzim, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

A Equipa das Quinas terá como adversários a Bielorrússia, e Finlândia e a Itália, três adversários que poderão ser encarados de formas diferentes, mas com o mesmo respeito por todos eles, como defendeu Nilson em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

“Tratam-se de adversários diferentes. Claro que a Itália, até pela posição que ocupa no ranking, será o mais forte opositor, mas esse será o nosso último jogo. Queremos chegar à terceira jornada com seis pontos e o nosso primeiro adversário é a Bielorrússia. É nesse jogo que temos de estar focados. A Bielorrússia chega a esta Ronda de Elite por mérito próprio – empatou com a Itália na primeira jornada [3-3] e bateu a Hungria [2-0] e a Inglaterra [5-2]. Ficaram em segundo por terem apenas menos um golo marcado que a Itália.  O nosso historial diante deste adversário é positivo [quatro vitórias e um empate – 5-5 no Euro 2010], mas não há jogos fáceis. É dessa forma que temos de encarar todos os jogos.”



O fixo da Equipa das Quinas aponta à vitória nos jogos e considera que o estatuto de campeão da Europa nada vale para esta qualificação.

“Quando entramos em campo é para vencer, independentemente do adversário que teremos pela frente. É essa a forma de estar. Sabemos do nosso valor. O estatuto de campeão da Europa que ostentamos só faz com que os adversários nos encarem com mais vontade de vencer. A nossa conquista na Eslovénia foi um feito importante, mas faz parte de passado. Ganhamos com um grande espírito vencedor e de família e é isso que é importante manter.”

Nilson considera que estes dias de trabalho são fundamentais para preparar a Seleção.

“Os jogos não vão ser fáceis e é importante aproveitarmos todos os momentos na Seleção, que não são muitos, para trabalharmos, ganharmos entrosamento e conviver uns com os outros. Todo este trabalho é fundamental para continuarmos a crescer e a evoluir.”

André Correia irá concluir estágio com a Seleção A
O guarda-redes do Benfica, André Correia, que está ao serviço dos sub-21 até esta quarta-feira irá trabalhar até sexta-feira com a Seleção A.. Recorda-se que para além de André Sousa, o outro guarda-redes convocado para a Ronda de Elite é Edu que atua em Espanha e que, como Ricardinho, só se junta ao grupo no domingo, já na Póvoa de Varzim.

Os três guarda-redes dos sub-21, André Correia, Bernardo Paçó e Leandro Costa efetuaram o treino da manhã com a Seleção A, depois de cada um deles ter integrado, á vez, os treinos da Seleção A.

Jogo-treino com os sub-21
A Equipa das Quinas concluiu os trabalhos desta quarta-feira com um jogo-treino diante da Seleção Nacional sub-21 que se encontrou a trabalhar em Rio Maior até esta quarta-feira e que na terça-feira venceu a Seleção A de Moçambique, que prepara a sua participação na CAN, por 7-2.

Na quinta-feira, pelas 20h30, a formação orientada por Jorge Braz defronta a equipa do SC Ferreira do Zêzere, que lidera a Série D da Segunda Divisão com 12 triunfos e uma derrota.

Treino de sexta-feira antecipado
A Equipa das Quinas vai cumprir o seu último treino do estágio em Rio Maior na sexta-feira pelas 15h30 - o apronto estava inicialemente agendado para as 18h00.

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção atualizado, informações sobre os jogadores, historial de confrontos e dados estatísticos sobre a Seleção Nacional.

FOTOGALERIA

Eis a lista de convocados para a Ronda de Elite:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pedro Cary (CR Leões de Porto Salvo), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais - Erick Mendonça (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica),

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Arranque diante da Bielorrússia
A equipa lusa jogará o primeiro encontro diante da Bielorrússia a 30 de janeiro (quinta-feira), pelas 20h30. No dia seguinte (31 de janeiro), também pelas 20h30, a formação comandada por Jorge Braz defrontará a Finlândia. O derradeiro encontro do Grupo A colocará frente a frente Itália e Portugal, a 2 de fevereiro (domingo), pelas 17h00.

Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.

Processo de acreditação media
Encontra-se a decorrer o processo de acreditação. Saiba mais aqui.


;
;
22 de Janeiro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF